Intercâmbio barato em 2021?! Aperte os cintos e descubra como!

COMPARTILHE

A vontade de fazer um intercâmbio está maior que o seu orçamento? Aquele ditado que diz que “quem converte não se diverte” tem um sentido diferente para você? A gente te entende! Anda complicado se divertir convertendo Real para Dólar… Mas isso está longe de significar que o seu sonho de passar uma temporada no exterior precisa esperar.

Duvida? Então, vem com a gente que vamos te mostrar o passo a passo para realizar um intercâmbio barato e de qualidade!

Pense na sensação de embarcar em um avião, chegar em um novo país, conhecer pessoas e culturas tão diferentes… Esse friozinho na barriga que a gente sente só de imaginar é bom demais para ficar para depois, não é mesmo?!

Tanto é que milhares de brasileiros também se sentem assim! As buscas pelo termo “intercâmbio” no Google alcançaram o que a plataforma chama de “pico de popularidade” durante o mês de agosto. Olha só esse gráfico do Google Trends: 

Isso aconteceu porque a Netflix lançou o filme “Diários de Intercâmbio”, que traz exatamente essa sensação que a gente comentou:

Se te deu ainda mais vontade de começar a fazer as malas, vem com a gente descobrir como fazer esse sonho caber no seu bolso!

O primeiro passo

Não, não é escolher o país! Calma, vamos chegar lá!

Mas, antes disso, você já refletiu sobre de onde vem a sua vontade de fazer um intercâmbio?

  • Aprender ou aperfeiçoar suas habilidades em um idioma estrangeiro?
  • Ter um certificado de um curso internacional?
  • Conhecer pessoas, fazer novos amigos e até novos contatos profissionais?
  • “Turistar” e vivenciar culturas diferentes da sua?

Ok, você pode ter assinalado, por assim dizer, mais de um item dessa lista. Mas, se pensar um pouquinho mais, vai perceber que um deles se sobressai. E o que isso tem a ver com a parte do intercâmbio barato? Tudo!

Ela é o início do planejamento que vamos te ajudar a realizar!

Entender se o seu objetivo está mais ligado aos estudos, à área profissional ou cultural vai ser o seu guia para o segundo passo: a escolha do tipo de intercâmbio que você quer realizar. 

Como escolher o tipo ideal de intercâmbio para você

Sim, já sabemos que o seu tipo ideal é um intercâmbio barato, mas essa escolha vai muito além dos valores financeiros.

Essa é a hora de planejar qual será o seu foco enquanto estiver lá fora – e o orçamento que você tem disponível para isso!

Se você está cursando o Ensino Médio, a possibilidade de um intercâmbio acessível para cursar o High School com uma Host Family é real – apesar de parecer roteiro de filme. 

Mas, se você já passou dessa fase, viajar como Au Pair é um dos estilos de intercâmbio com melhor custo-benefício. E, talvez até por isso, é um com os requisitos mais diferenciados e exigentes… Na maioria dos casos – pois há exceções – para fazer parte do programa, você precisa ser mulher, ter entre 18 e 26 anos, entre outras coisas.

Dependendo de onde você fizer o programa de intercâmbio, você terá direito a um salário mensal, a férias remuneradas, além de fazer as refeições junto com sua família, sem despesas extras.

Também tem a possibilidade de receber bolsas de estudo – em horários e valores combinados com a família – e algumas semanas destinadas para que você aproveite o seu lado turista!

Mas, um detalhe importante pode passar batido: você precisa gostar da rotina de cuidar de crianças e, muitas vezes, até da rotina da casa das famílias que recebem as Au Pairs.

Se esse não é muito o seu estilo, mas você viu as muitas vantagens de um intercâmbio barato nesse formato, talvez uma viagem voltada para trabalho voluntário possa te interessar. Você pode realizar projetos sociais, na área da saúde, voltados para o meio ambiente… São diversas opções e para os mais diferentes destinos. 

Nesse modelo, além da sensação indescritível de ajudar a quem precisa, você pode ter gastos bem inferiores às viagens tradicionais. Vale conferir!

Trabalhar e estudar é uma possibilidade?

Nessa ordem, não. Mas o inverso, sim! 

A gente te explica: geralmente, os países não aceitam que você trabalhe por lá se não tiver algum vínculo estudantil. Já se você buscar primeiro se inscrever em algum curso, seja ele de idiomas, profissionalizante ou em uma faculdade mesmo, você recebe a permissão para trabalhar.

Mesmo não sendo em período integral, receber na moeda local já deixa até a gente sonhar em esticar a estadia, não é?!

Ok. Mas e os custos?!

Agora que você já se entendeu melhor, traçou seus objetivos e refletiu sobre as possibilidades, vamos descobrir como tornar um intercâmbio barato:

1.Planeje o quanto você está disposto a gastar:

Antes de desenhar em detalhes a sua estadia, faça as contas e separe o seu orçamento da viagem. A partir dele, as outras escolhas ficam mais fáceis de serem planejadas: para onde ir, em qual escola estudar, quanto tempo ficar…

2.Fuja do óbvio na escolha do local:

O primeiro país que as pessoas pesquisam para um intercâmbio são os Estados Unidos. Sabemos que da costa leste à costa oeste, passando pelo Hawai, as oportunidades na terra do Tio Sam são incríveis. Mas o dólar está em alta e talvez esse seja o momento de explorar outras possibilidades. Canadá, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia e a Ilha de Malta são opções incríveis e mais acessíveis para quem escolhe o Inglês. A América do Sul é uma ótima escolha para o Espanhol, além de ser mais barata que a Espanha… Para o Francês e o Italiano, procure pelas cidades menos “famosas” e explore o que a Europa tem de melhor!

3.Planeje em detalhes o que você quer fazer enquanto estiver por lá

Visitar atrações turísticas, assistir a peças de teatro, conhecer as cidades ou países vizinhos… Tudo isso precisa fazer parte tanto do seu intercâmbio como do seu planejamento! Monte uma planilha com o que você deseja fazer durante a viagem e, em frente a cada atividade, coloque o preço. Você vai perceber que, quanto antes comprar as passagens ou ingressos, menor será o preço. Isso nos leva para o próximo item:

4.Quanto antes você planejar, mais barata sua viagem vai ficar

Essa rima vale para todas as etapas: da pesquisa por passagens até os eventos e locais que você vai conhecer enquanto estiver lá. Um intercâmbio barato está no planejamento e também nos detalhes. Você é baladeiro e quer ir a festas de vez em quando? Sem problemas, desde que esteja nos seus planos e caiba no seu bolso! Imprevistos acontecem, é claro, mas se está sob seu controle diminuir as chances, por que não?!

O que é barato, afinal?! 💰

Para nós, barato é algo que está longe de ser uma cilada!

Realizar um intercâmbio financeiramente acessível é ter a possibilidade de realizar um sonho sem prejudicar os outros que ainda estão por vir. Sem adquirir dívidas. Ir e voltar apenas com a sensação de que você acabou de passar pelas melhores semanas da sua vida, sem sentir culpa por isso. O time da Eagle está pronto para te ajudar a fazer as contas! Entre em contato com a gente e embarque nessa aventura de criar momentos incríveis! 🚀

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!

Captcha obrigatório
Seu cadastro foi envado com sucesso!