Certificado de vacinação internacional [GUIA] 💉

Certificado Internacional de Vacinação

COMPARTILHE

Ah, o clima de final de ano, férias, festas… Combina tanto com viagem, não é mesmo?! Se você também está planejando decolar para algum país nesse período, a Eagle tem uma dica valiosa para compartilhar: fique atento ao seu certificado de vacinação internacional!

Passamos por uma turbulência intensa de março de 2020 até pouco tempo atrás. 

Seguimos torcendo e tomando todas as medidas que estão ao nosso alcance para que a situação continue se estabilizando. Para que cada vez menos a gente ouça e diga palavras como isolamento, variante, quarentena e outras tantas que passaram a fazer parte do nosso vocabulário.

Buscamos uma realidade com muitos abraços seguros, reencontros memoráveis e passaportes carimbados! O quanto antes, por favor!

Certificado de Vacinação Internacional

Esse é um desejo do mundo todo! Por isso mesmo, os países estão adotando políticas e protocolos mais rigorosos, especialmente quando se trata de fronteiras. Afinal, ninguém quer arriscar voltar algumas casas nesse tabuleiro…

Então, vem saber mais sobre o que você precisa ter de informações e como se planejar antes do tão aguardado embarque!

O que é o certificado internacional de vacinação contra a Covid-19, afinal?

Nas últimas semanas, estamos acompanhando a retomada de diversas atividades, no mundo todo, que geram o que nos acostumamos a chamar de aglomeração.

Encontros de família, confraternizações de final de ano, festas com amigos, salas de cinema, jogos de futebol e até estádios lotados com shows… Que saudade que a gente estava, né?!

Certificado de Vacinação Internacional

Para tornar esses eventos mais seguros, muitos lugares passaram a adotar a medida de exigir o certificado internacional de vacinação para as pessoas que estão entrando no país. 

Esse certificado nada mais é do que um documento que comprova que você está imunizado contra a Covid-19 e ainda pode ser disponibilizado na versão física ou digital. A medida, além da proteção, também busca estimular que todos tomem a vacina. Afinal, quanto mais cedo isso acontecer, mais seguro todos nós estaremos.

E como eu tiro meu certificado internacional?

Antes de mais nada, precisamos diferenciar o certificado de vacinação internacional contra a Covid-19 de um outro documento, chamado CIVP, ou Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia.

O CIVP é exigido por alguns países e também comprova que você está vacinado, mas é focado em outras doenças, principalmente a febre amarela. Você pode encontrar mais informações sobre ele diretamente no site da Anvisa e é possível verificar o que cada país exige na página da Organização Mundial da Saúde.

Até o momento desta publicação, o site do Governo Brasileiro indica que não há determinação de CIVP da vacina de Covid-19.

Portanto, cabe a você, viajante, verificar as exigências do país que você escolheu como destino e, claro, a Eagle te ajuda nessa missão! 

Também até o momento, a maioria dos lugares aceita o Certificado Internacional de Vacinação contra a Covid-19 que está ao nosso alcance e que é totalmente gratuito!

Preciso de um passo a passo, Eagle! 📝

Seu desejo é uma ordem, caro leitor. 

Mas não se acostume, hein?! É que a gente também adora uma lista e essa é super importante e tem menos de 10 passos! Vamos lá!

  1. O primeiro item é criar um cadastro de suas informações no site do Governo Federal. Clique aqui, abra em uma nova aba e volte para ler a sequência. A gente te espera. 
  2. Clique em “Iniciar” e, em seguida, digite seu CPF para seguir com a criação de sua conta. Preencha todas as informações para receber os dados de acesso.
  3. Agora, você está liberado para se conectar à plataforma do ConecteSUS e tem duas opções para isso: a página web ou o aplicativo, que está disponível tanto para o sistema Android como para o IoS.
  4. Clique em Entrar com Gov.br e digite novamente seu CPF e a senha que você criou.
  5. Localize o ícone com o título Vacinas e clique sobre ele. Se as suas informações já estiverem lançadas, elas já serão exibidas logo nessa página, junto com os dados sobre as doses, as datas e o fabricante. 

💉 Atenção: o ConecteSUS sinaliza que pode levar até 10 dias após a data da vacinação para que elas apareçam no sistema, ok?! Caso as suas não estejam ali e esse prazo já tenha passado, a indicação é que você entre em contato diretamente com a Unidade de Saúde.

  1. Na sequência, clique sobre as informações iniciais das vacinas e você será levado a uma página com todos os detalhes sobre o seu processo de imunização. Você verá o botão Certificado de Vacinação Covid-19. Isso aí: clique sobre ele também.
  2. Repare que, no alto da página, estará o ícone da bandeira do Brasil. Clique nele e veja que também estão disponíveis as opções de idioma Inglês e Espanhol. Escolha aquela que você deseja e clique no ícone PDF, que está logo ao lado, para fazer o download e salvar o arquivo. 
  3. Recomendamos que você tenha em mãos a versão em português também, então, não se esqueça de baixá-la junto com a do idioma escolhido.
  4. Pronto! Agora é só enviar o seu certificado de vacinação contra a Covid-19 para o seu próprio e-mail para ter fácil acesso sempre que precisar!

E agora?! Qual o próximo passo?!

Fazer as malas!

Mas não sem antes conversar com a gente, ok?! Durante esse período, muitas mudanças no cenário das viagens estão acontecendo com frequência. 

Aqui na Eagle, temos um time de profissionais qualificados e atualizados, que está sempre pronto para tirar suas dúvidas e te assessorar durante todo o planejamento da viagem, inclusive sobre essa etapa de emissão de certificado de vacinação internacional. Fale com a gente!

Ah, e se, por um acaso, você chegou ao final deste texto, mas ainda não se vacinou, corra para a Unidade de Saúde mais próxima e atualize esse status! Contamos com você para que a gente possa sair dessa de vez o mais breve possível!

Até a próxima e boa viagem! 😎

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS
EnglishPortuguêsEspañol

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!