Vale a pena fazer o intercâmbio de férias? Confira 7 motivos!

Imagem que mostra a surpresa de um intercâmbio de férias

COMPARTILHE

Com o fim do distanciamento social da pandemia de Covid-19, fica a questão: como “resgatar” os momentos perdidos? Se a ideia é reavivar as experiências nesse período de recomeços, um intercâmbio de férias pode ser uma ótima pedida para toda a família.

Afinal, essa é uma oportunidade que une educação, entretenimento e desenvolvimento pessoal. Sabe aquelas três ferramentas maravilhosas que são vitais para um futuro brilhante daqueles que têm essa vivência? É sobre isso! Sobre isso e muito mais, por sinal.

Divertido, prazeroso e desafiador: é assim que muitos intercambistas percebem essa jornada incrível. Seja para adolescentes, jovens ou adultos, a verdade é que existe um amplo leque de opções para quem se interessa pelo intercâmbio de férias. Venha conferir!

7 motivos para planejar um intercâmbio de férias

Se você está buscando um mundo de aprendizados e experiências únicas, já chegou ao lugar certo. Daqui em diante, mostramos como nutrir a sede de conhecimento e a busca pelas novidades, sendo que a vida pessoal e acadêmica jamais será a mesma.   

A seguir, listamos sete as vantagens de programar um intercâmbio nas férias. E aqui vai um spoiler: não é preciso ter o Inglês avançado para começar essa jornada, sabia disso? Segue o fio! 🧶

1. Vivência que faz a diferença no mercado de trabalho 

Em um programa de férias, temos um ambiente propício para observar as situações por outras perspectivas. Afinal, muitos conhecimentos e habilidades podem se desenvolver (ou despertar) no decorrer dessa jornada.

Assim, o intercambista terá mais subsídios para buscar novos caminhos e resolver questões de forma inovadora e criativa. E isso inclui uma série de habilidades comunicativas e colaborativas, as soft skills, que favorecem:

  • socialização;
  • liderança;
  • capacidade de resolução de problemas;
  • inovação;
  • criatividade;
  • cooperação;
  • e muito mais.

Até aqui, já deu pra perceber que esses diferenciais são muito valorizados no mercado de trabalho, né? Ou seja, esses fatores podem fazer toda a diferença para edificar uma carreira bem-sucedida, o que já foi comprovado por estudos como o 21st Century Skills.

Enfim, a experiência do intercâmbio de férias traz à tona um cenário permeado por descobertas, crescimento e aprimoramento. Ou seja, estudar fora confere uma motivação extra para aprender a cooperar, solucionar problemas e gerenciar situações inusitadas.

Confused Season 3 GIF - Find & Share on GIPHY

2. Estímulo à autoestima dos jovens

É essencial fomentar a autoestima dos jovens, estimulando a autonomia necessária para o seu desenvolvimento. No programa de férias para menores, por exemplo, é possível sair da “zona de conforto” e se deparar com situações desafiadoras, de maneira segura e saudável. 

São aprendizados vitais para a autoconfiança na vida adulta, o que acontece de forma natural na viagem de intercâmbio. No fim das contas, o intercambista terá mais autoconfiança e segurança para tomar decisões assertivas na vida pessoal e profissional.

3. Existe (muita) vida além da tecnologia

Durante o programa de férias, pode-se privilegiar a socialização ao invés do uso excessivo de recursos virtuais. Isso significa que os intercambistas terão atividades que demandam desenvoltura e comunicação, além de buscar o suporte dos colegas para resolver desafios.

Em contrapartida, vale lembrar que a tecnologia pode ser a chave para quem quer atuar na área de STEM. Aliás, os EUA valorizam tanto o segmento que até promovem a permissão de trabalho estendida para quem estuda Science, Technology, Engineering e Mathematics.

4. Desenvolvimento social, emocional e cognitivo

A ciência comprova: estar ao ar livre é uma das maneiras de se manter mais saudável. Nesse sentido, a pesquisa da Academia Americana de Pediatria mostra que os trabalhos em áreas abertas são essenciais para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo.

Quer deixar de lado aquela sensação de cansaço físico e mental? Pois é, as atividades feitas no intercâmbio de férias contribuem para aliviar os sintomas que nos incomodam, amenizando a ansiedade e o estresse no organismo. 

5. Jornada de autoconhecimento: sou, logo, existo

Em casa ele é super tímido”: essa é uma frase que os pais costumam dizer por aí. Porém, eles podem se surpreender ao descobrir que seus filhos são falantes e até mais ativos quando estão em ambientes distantes dos familiares. 

Em geral, muitos desses jovens passam anos estudando na mesma turma e escola, certo? Aqui, a boa notícia é que o intercâmbio no exterior ajuda na jornada de autoconhecimento, uma vez que os intercambistas têm a chance de ser eles mesmos. 

Isso porque a experiência do intercâmbio de férias coloca-os em situações diferentes do usual. São novas pessoas e possibilidades para explorar a identidade, com mais liberdade e sem julgamento. No retorno, eles podem trazer consigo as melhores versões de si mesmos.

6. Oportunidade de amadurecimento no intercâmbio e nas férias

Estar fora da zona de conforto traz a compreensão do impacto das decisões em suas próprias vidas – e nas dos outros. Diferentemente da rotina de casa, em que pode haver alguém micro gerenciando as atividades diárias, o intercâmbio traz mais independência. 

7. Ações formativas que ensinam e divertem

Design de jogos e empreendedorismo são modalidades que atraem cada vez mais os jovens. Porém, essas formações ainda não são oferecidas por muitas escolas brasileiras, sendo assim, os estudos feitos no exterior têm novas oportunidades de aprendizado.

Os jovens buscam inovações diariamente, logo, os programas de intercâmbio trazem mais alternativas para agregar conteúdos inovadores. E o melhor: tudo isso é feito de maneira divertida, o que passa longe da aparente obrigação de aprender só gramática e equações.

Confused Thinking GIF - Find & Share on GIPHY

Como a Eagle pode viabilizar um intercâmbio nas férias?

De fato, muita gente se assusta com a burocracia dos programas de intercâmbio no exterior. Por outro lado, escolher a agência certa facilita (muito) a nossa vida, porque o time resolve as questões burocráticas, como o visto, com segurança e efetividade em todo o processo. 

E aí, se interessou pelo intercâmbio nas férias? Então, saiba que os especialistas da Eagle Intercâmbio estão à disposição para montar um programa sob medida para a sua família. Fique à vontade para enviar uma mensagem e até pedir um orçamento sem compromisso!  

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!

Captcha obrigatório
Seu cadastro foi envado com sucesso!