Viagem de intercâmbio é só com inglês avançado?

COMPARTILHE

Nas grades curriculares das escolas, nos filmes que assistimos, nas músicas que dominam as paradas de sucesso… A língua inglesa está presente em nosso dia a dia, de uma forma, ou de outra. Se você está naquele ponto em que já consegue compreender o que as pessoas falam, mas ainda precisa de um empurrãozinho… Um intercâmbio para alcançar o inglês avançado é a oportunidade que estava faltando!

É claro que estar no nível intermediário ou mesmo iniciante não são impeditivos para um intercâmbio. Longe disso, aliás!

Viagens para aprender uma nova língua são oportunidades que jamais devem ser desperdiçadas! A imersão na cultura, nos valores, a troca de experiências… É um investimento que vale para a vida toda, em qualquer idade!

Mas, imagine só que sensacional ter a liberdade para fazer uma viagem internacional com a segurança de poder se expressar, compreender e ser compreendido?

Óbvio que a Eagle está aqui pra te ajudar nessa! Vem com a gente e saiba como alcançar o tão sonhado nível avançado de inglês durante um intercâmbio!

 Intercâmbio e inglês avançado: o que se aprende?

Se você buscar as referências de padrões de testes internacionais, vai encontrar uma classificação sobre a proficiência da língua inglesa que engloba os níveis:

  • A1 e A2, classificados como básicos
  • B1 e B2, que são intermediários, chegando ao avançado
  • C1 e C2, o avançado e o fluente

Cada teste, como o TOEFL, IELTS e o Duolingo, traz uma pontuação em que você pode buscar a equivalência a esses níveis. Existem tabelas que podem te apoiar nisso.

Mas essa é a parte mais burocrática da interpretação, digamos assim.

Na prática, dizemos que uma pessoa alcançou o inglês avançado quando ela já tem facilidade em iniciar e manter um diálogo ou escrever um texto nesta segunda língua, por exemplo.

Em ambientes acadêmicos ou profissionais, a pessoa é capaz de se comunicar de forma eficiente, seja por escrito ou em uma apresentação.

Intercâmbio ingês avançado

Você vai notar que, quando chegar nesse nível, não vai mais fazer aquela pequena pausa para traduzir o seu idioma nativo para o inglês ou vice-versa. Pensar em inglês é algo automático para quem está no avançado.

Isso significa entender situações que envolvem sarcasmo, alguns tipos de humor, notícias, algumas músicas, situações do dia a dia e muito mais.

Qual a diferença para quem é fluente, então?

Essa é uma dúvida bem comum, leitor Eagle. A menos que você já esteja no nível avançado, buscando a fluência comprovada pelos testes de proficiência… Aí você sente a diferença na prática.

A pessoa que tem o domínio pleno do inglês é praticamente um nativo. 

É capaz de acompanhar conversas em ritmos acelerados, comuns em quem vive por lá. Assiste a filmes, seriados e programação de TV em geral sem dificuldade em entender contextos relacionados à cultura local. 

Sabe aqueles ditados populares que temos no Brasil? Lá fora isso também acontece. Quem é fluente, tem conhecimento e sabe aplicar essas particularidades da língua.

Intercâmbio ingês avançado

Podemos afirmar que a pessoa que é proficiente entende absolutamente tudo o que o Eminem canta? Não podemos. Mas, certamente ela compreende mais do que quem está no nível avançado… 

Qual o nível de inglês ideal para fazer intercâmbio?

Falamos no comecinho desse texto que é possível, sim, fazer um intercâmbio mesmo se você estiver nos níveis básico ou intermediário.

A questão é que, quanto mais você domina o inglês, mais liberdade e facilidade você vai ter ao se comunicar.

Isso torna visitas a pontos turísticos, restaurantes e a comunicação com os amigos nativos muito mais práticas.

Intercâmbio ingês avançado

Se você já tiver um nível avançado de inglês ao fazer um intercâmbio, por exemplo, vai poder explorar a experiência de aprender conteúdos mais diversificados enquanto busca a fluência. 

Isso quer dizer que, para você, vai ser mais fácil estudar música, culinária, artes, fazer um curso em uma área mais específica… Tudo em inglês!

São experiências que fazem com que o seu domínio do idioma chegue cada vez mais próximo à fluência.

Nesse ponto, você já deve ter concluído que não existe um nível de inglês ideal para se fazer um intercâmbio. Em todos eles, existem muitas oportunidades para serem exploradas.

O que é imprescindível é o planejamento!

A partir do momento em que você decide realizar um intercâmbio para buscar um nível de inglês avançado, por exemplo, recomendamos que você leve em consideração:

  • em qual escola de ensino de inglês você vai estudar;
  • as oportunidades de socialização e atividades extracurriculares que ela oferece, pois são ótimas formas de mergulhar na cultura;
  • se a cidade que você escolheu está habituada a receber turistas (já que você está em um nível intermediário, buscando o avançado, isso vai fazer a diferença);
  • qual é a sua meta com o intercâmbio: você está em busca da fluência? Ou de subir um nível no seu estágio atual? 

Esse último ponto interfere diretamente no tempo da sua viagem.

É realmente complicado subir do nível básico para o avançado em inglês durante um intercâmbio de um mês, por exemplo. O ideal é que seja mais tempo, para que você aprenda desde as questões gramaticais até a imersão cultural.

Você vai se surpreender com a velocidade de aprendizagem quando estiver lá fora. Mas, fique atento para propagandas que parecem milagrosas, combinado? 

Se a situação financeira só permite um mês, adapte as metas, está tudo bem!

Faça tudo o que puder enquanto estiver por lá, dê o seu melhor. Volte com bagagem suficiente para continuar treinando e praticando de forma intensa por aqui.

Aqui na Eagle, nosso time pode te ajudar a tirar o sonho de alcançar um nível de inglês avançado ou fluente no seu intercâmbio.

Temos contato e parcerias com as melhores escolas de inglês, em diversas cidades

Tem opção para curtir um inverno bem gelado, com direito a neve e paisagens de filme. Quem prefere temperaturas mais parecidas com as brasileiras também vai se encontrar por aqui. E, claro, as opções mais amenas são sempre ótimas escolhas!
Converse com a gente e descubra como colocar esse plano em prática!

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!

Captcha obrigatório
Seu cadastro foi envado com sucesso!