Saiba como o intercâmbio profissional vai mudar sua vida

COMPARTILHE

Você sabia que as pessoas aprendem mais e melhor quando o tema que estão aprendendo é do seu interesse? Esse fator é ainda mais claro nos adultos. Por isso, o intercâmbio profissional vem ganhando cada vez mais adeptos. 

Ter a oportunidade de morar no exterior, estudando e trabalhando em áreas que fazem sentido e se encaixam em sua vida e em sua carreira, não é algo que podemos deixar passar, não é mesmo?!

Imagine o quanto você pode ganhar com uma viagem assim?! Opa, mas não estamos falando só da parte financeira, ok?! 

No intercâmbio profissional, algumas vagas são para estágios, outras são voluntárias e mesmo aquelas que são, de fato, remuneradas não excluem a necessidade de você se preparar com uma reserva financeira para esse período.

E, por falar em ganhos, vamos descobrir…

O que um intercâmbio profissional acrescenta?

Ao realizar um intercâmbio, seja profissional, estudantil ou cultural, você vai desenvolver diversas habilidades.

A fluência no idioma do lugar escolhido é apenas uma delas. Nosso foco maior, nesse momento, está nas soft skills: essas que já estão aí dentro de você, relacionadas aos seus comportamentos e atitudes, e que podem estar menos ou mais desenvolvidas. Veja só alguns exemplos:

A partir do momento em que você estiver no país escolhido, você precisará descobrir os melhores caminhos a serem percorridos, calcular o tempo para deslocamento até o local de estudo ou trabalho… Isso sem contar na sua lista de atividades ao longo do dia. Para encaixar esse quebra-cabeças, a habilidade de gerenciamento de tempo é fundamental.

intercambio-profissional

Agora, imagine que você acabou descendo em uma estação de ônibus errada e está sem bateria no celular. Você precisa pedir informações e isso envolve a habilidade de comunicação. Quanto mais assertiva, melhor!

Durante um evento, palestra ou reunião em que você estiver participando, a escuta ativa, ou seja, ouvir com atenção, é outro ponto que será desenvolvido. Em outra cultura e em outro idioma, você vai notar que seu nível de concentração enquanto os outros falam será mais alto.

Agora, pense em um dia gelado de inverno, com a neve caindo lá fora enquanto você está em casa sentindo saudade da família… Isso vai acontecer em alguns momentos e é super normal! O importante, aqui, é o controle das emoções, que também é esperado que você desenvolva.

intercambio-profissional

Essas e outras habilidades são super requisitadas pelo mercado de trabalho, em qualquer lugar do mundo.

Assim, um intercâmbio possibilita que você dê um enorme salto em seu desenvolvimento profissional, mesmo que essa não seja a sua intenção principal!

Podemos dizer que é um excelente efeito colateral, não é mesmo?!

E qual a importância do intercâmbio para o currículo profissional?

Além da questão das soft skills, aqueles que realizam um intercâmbio trazem de volta na bagagem alguns itens que são muito valorizados na contratação de um profissional:

A tolerância ao estresse

A grande maioria dos intercambistas passou por alguma situação estressante durante o período em que ficou fora. Várias delas, muito provavelmente. Desde trabalhar em cafés ou restaurantes com atendimento ao público, até algum incidente mais crítico, de fato. As chances de você desenvolver o autocontrole após enfrentar situações recorrentes desse tipo aumentam muito – e as empresas valorizam isso! 

intercambio-profissional

A flexibilidade

Se você conversar com uma pessoa que já realizou um intercâmbio profissional, é bem provável que ela te conte que participou de algumas reuniões de trabalho ou preparou algumas planilhas e apresentações que não estavam no plano inicial… Hoje, são raras as empresas em que isso não acontece, e no intercâmbio não é diferente. Ser flexível é uma das habilidades que vai te levar cada vez mais longe!

A diversidade cultural

Se você escolhe fazer um intercâmbio, esse item já vem com você em seu cartão de embarque, e a gente torce para que permaneça para sempre! Aprender a conviver, a respeitar e a imergir em diferentes culturas nos traz uma riqueza de consciência e uma sensibilidade difícil de serem descritas. A empatia se torna parte de você e é, também, um dos pontos mais valorizados pelo mercado de trabalho.

Reparou que nem trouxemos o domínio do inglês dentre os itens principais? Pois é… Hoje ele já não é um diferencial: é requisito obrigatório para muitas vagas!

Como posso fazer um intercâmbio profissional?

Agora que você conheceu mais sobre as oportunidades de alavancar sua carreira por meio de um intercâmbio profissional, confira algumas modalidades:

Au pair

Como te contamos por aqui, esse é um dos estilos com melhor custo-benefício. E, talvez até por isso, é um com os requisitos mais exigentes… 

intercambio-profissional

Na maioria dos casos – pois há exceções – para fazer parte do programa, você precisa ser mulher, ter entre 18 e 26 anos, entre outras coisas. Dependendo de onde você escolher ir, você terá direito a um salário mensal, a férias remuneradas, além de fazer as refeições junto com a família com a qual ficará hospedado, sem despesas extras.

Work and travel

Para essa modalidade de intercâmbio profissional, você precisa:

  • ter o visto J1 Work and Travel;
  • ter um domínio intermediário da língua inglesa;
  • estar disponível para ficar entre 2 a 4 meses;
  • estar na faixa etária entre 18 e 28 anos;
  • saber que as oportunidades oferecidas, geralmente, são relacionadas a serviços mais operacionais, como assistente de cozinha, garçom, atendente, entre outros – o que não atrapalha em nada a experiência.

Trabalho voluntário

Essa é uma oportunidade incrível para aqueles que acreditam e lutam por uma causa. Você pode atuar em comunidades nas áreas da educação, saúde, moradia… Existem diversos programas com aplicações disponíveis.

intercambio-profissional

O intercâmbio profissional voltado para o trabalho voluntário transforma a vida do intercambista e daqueles com quem ele convive durante esse período!

Por ser voluntário, não há remunerações envolvidas, mas as empresas costumam gostar muito de candidatos com esse tipo de experiência.

Para te ajudar nessa escolha, a Eagle conta com um time preparado, que já vivenciou essas e muitas outras situações. 

Então, antes de fazer as malas, vem conversar com a gente! 

Estamos te esperando!

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS
EnglishPortuguêsEspañol

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!