Interc√Ęmbio: quando fazer? Descubra com a Eagle!

Tudo sobre interc√Ęmbio! O que √©, como e porque voc√™ precisa fazer um.

COMPARTILHE

Voc√™ ama acompanhar os perfis que postam sobre viagens em redes sociais? J√° se imaginou passando uma temporada em outro pa√≠s? Tem vontade de conhecer novas culturas? Ent√£o, tamb√©m j√° deve ter pensado sobre interc√Ęmbio: quando fazer, o que √© exatamente, como funciona, do que voc√™ precisa, e por a√≠ vai, n√£o √© mesmo?!

Nesse caso, vem com a gente! Vamos te mostrar as respostas para essas e outras d√ļvidas. O pr√≥ximo post sobre viagem pode ser o seu!

Para isso, vamos começar do começo, com o perdão do trocadilho…

O que √© e como funciona um interc√Ęmbio, afinal?

Se voc√™ buscar em um dicion√°rio (sim, somos old school, mas s√≥ √†s vezes), vai encontrar uma defini√ß√£o parecida com essa: 

‚Äú1. Troca, permuta. 2. Rela√ß√Ķes de com√©rcio, ou culturais, entre na√ß√Ķes‚ÄĚ

Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa

Acontece que, para a Equipe Eagle, um interc√Ęmbio vai muito al√©m disso! 

Acreditamos que essa seja uma das mais incríveis experiências que alguém pode ter! Vivemos e vemos isso na prática todos os dias!

Embarcar para um pa√≠s diferente do seu, levando na mala as melhores expectativas, depois de um planejamento muito bem organizado, transforma vidas. 

Interc√Ęmbio Quando fazer

Fazer um interc√Ęmbio √© se abrir para um universo novo.

√Č estar disposto a conhecer novas pessoas, abra√ßar uma nova cultura, se jogar em novos desafios todos os dias e sair melhor de cada um desses momentos.

Tem perrengue? √Ē se tem! Mas todos eles v√£o te trazer experi√™ncias e aprendizagens que voc√™ vai levar para a vida!

Os primeiros passos:

Aqui, vamos te dar uma vis√£o geral, leitor Eagle, mas √© s√≥ entrar em contato com a gente que nosso time te passa os detalhes sobre cada item, ok? 

Escolha o destino

O globo est√° em suas m√£os! Quando voc√™ fecha os olhos pensando sobre a viagem, onde voc√™ se imagina? 

Sem pensar muito! Faz frio? Calor? Quais os pontos tur√≠sticos que voc√™ consegue identificar? O que voc√™ est√° fazendo? 

Sim, s√£o v√°rias perguntas. Mas todas elas v√£o te ajudar a ter uma ideia melhor sobre o destino que o seu cart√£o de embarque vai indicar.

Faça um planejamento financeiro

A partir do momento em que você descobre para onde quer ir, o planejamento financeiro já pode ser iniciado. Por quê?

Simples: o custo para passar 30 dias em Manhattan, Nova York, √© maior do que para passar o mesmo per√≠odo em Phoenix, no Arizona. 

‚úÖ Dica Eagle: o site Numbeo traz informa√ß√Ķes atualizadas e permite que voc√™ compare cidades ao redor do mundo.

Então, estabeleça um valor máximo para seu investimento e, a partir dele, siga para o planejamento das próximas etapas.

Qual formato de interc√Ęmbio combina com o seu momento?

Se você é estudante do Ensino Médio, pode escolher um programa de High School. Se for universitário ou pós-graduando, fazer uma parte do curso lá fora é sempre uma ótima escolha!

Se esse n√£o √© seu caso, busque op√ß√Ķes como Au Pair, que te permite trabalhar e estudar enquanto est√° por l√°, ou um programa para aperfei√ßoar o idioma, para te preparar para o TOEFL, para fazer um est√°gio‚Ķ

Interc√Ęmbio quando fazer

Tamb√©m existem programas de interc√Ęmbio relacionados a trabalho volunt√°rio nas √°reas da sa√ļde, esporte, educa√ß√£o e muito mais.

Por quanto tempo?

A partir dessas informa√ß√Ķes iniciais, voc√™ j√° consegue seguir para o planejamento do per√≠odo de tempo que vai passar fora do pa√≠s.

Essa etapa precisa estar alinhada a todas as outras, ok?! 

Agora que você já tem os primeiros passos, pode estar se perguntando…

Qual √© o melhor momento para fazer um interc√Ęmbio?

A gente poderia dizer que o melhor momento é agora, mas sabemos que não é bem assim.

O melhor momento é aquele em que você se sentir preparado para viver essa experiência de verdade!

Quantos anos tem que ter para fazer um interc√Ęmbio?

Você pode ser adolescente (e ter a autorização dos seus pais ou responsáveis, claro!), pode estar iniciando sua carreira ou se aposentando.

Interc√Ęmbio quando fazer

A idade que est√° no seu RG n√£o √© um fator determinante para essa escolha sobre quando fazer um interc√Ęmbio. 

Nossa dica √© come√ßar a organizar esse planejamento e observar como voc√™ se sente durante o processo. 

Repare se duas sensa√ß√Ķes se destacam: um misto de empolga√ß√£o com um frio na barriga ao pensar nas responsabilidades.

Se essa mistura estiver por aí, é um ótimo sinal!

Quais os requisitos para fazer interc√Ęmbio?

Se voc√™ se identificou com a palavra ‚Äúrequisitos‚ÄĚ, √© bem prov√°vel que seja parte de um universo mais corporativo, n√£o √© mesmo?!

Para te situar se n√£o for esse seu caso, os requisitos aqui s√£o os pontos ou fatores que s√£o necess√°rios para fazer um interc√Ęmbio.

Vamos focar em você, leitor. Alguns itens, além do planejamento que já falamos, são bem importantes:

Organização

Organizar o seu quarto √© fundamental, ainda mais se voc√™ for dividir o espa√ßo com mais algu√©m. Mas n√£o √© s√≥ sobre isso. 

Aprenda a organizar a sua rotina, os seus hor√°rios, a sua forma de buscar informa√ß√Ķes. Isso vai fazer uma grande diferen√ßa quando voc√™ estiver fazendo um interc√Ęmbio.

Disposição

Estar disposto a conhecer novas pessoas, novas culturas, novos alimentos é o mínimo que a gente espera de quem quer embarcar nessa aventura.

Aqui, estamos falando sobre estar disposto a encarar desafios. 

Interc√Ęmbio quando fazer

Sobre ter disposição para levantar a cabeça quando a situação não estiver lá aquelas coisas. Sobre ter em mente que a sua forma de encarar as coisas pode torná-las mais fáceis ou mais difíceis.

Respeito

Parece óbvio, né?!

Mas, se voc√™ ainda n√£o descobriu na pr√°tica, o interc√Ęmbio com certeza vai te mostrar que nada √© √≥bvio nessa vida‚Ķ √Äs vezes, coisas que parecem simples precisam ser ditas para evitarmos um erro de compreens√£o ou comunica√ß√£o.

Essa √© uma delas. Acima de tudo, respeite. 

Respeite o ambiente em que você estará inserido. As pessoas ao seu redor. A forma de pensar. Você não precisa concordar, longe disso. Mas precisa, sim, respeitar.

Entrar em contato com a Eagle!

Esse n√£o √© exatamente um requisito, mas √© uma dica valiosa que vai te ajudar a ampliar suas ideias sobre quando fazer um interc√Ęmbio!

Converse com a gente! Vamos te ajudar a planejar cada etapa de sua viagem, trazendo mais segurança e agilidade aos processos!

Até a próxima!

COMPARTILHE

LEIA TAMB√ČM!
TAGS
EnglishPortugu√™sEspa√Īol

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Interc√Ęmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!