Intercâmbio em uma universidade nos Estados Unidos | Guia

COMPARTILHE

A vida universitária é uma fase única na nossa vida. É quando nos tornamos mais conscientes do que queremos para nossas carreiras. Desenvolvemos habilidades que nem sabíamos que tínhamos. Conhecemos novas pessoas. Nos abrimos para novas possibilidades. Entre elas, fazer um intercâmbio para uma universidade nos Estados Unidos é a que mais vem atraindo os estudantes!

Ah, e não estamos falando apenas de universitários que acabaram de sair do Ensino Médio, viu?! Seja qual for a sua idade, cursar uma parte do seu curso ou ele todo lá na terra do Tio Sam é uma super oportunidade!

Então, se um intercâmbio em uma universidade americana faz parte das suas metas ou dos seus sonhos, vem com a Eagle! Vamos te mostrar o passo a passo para isso se tornar a sua realidade!

Os primeiros passos para cursar um intercâmbio em uma universidade nos Estados Unidos

Antes de começar a arrumar as malas, você precisa ter em mente que estamos falando sobre uma viagem internacional.

Se você é leitor Eagle há um tempinho, já deve imaginar por onde começar. Mas, se está chegando agora, confira com a gente:

1. Por quanto tempo?

Você já morou fora? Ou já fez alguma viagem mais longa? Quando falamos sobre fazer um intercâmbio para uma universidade nos Estados Unidos, você precisa ter em mente por quanto tempo está disposto a ficar por lá. 

Para algumas pessoas, 5 ou 6 semanas já são suficientes. Para outras, a contagem pode ser em anos. Existem opções de cursos para todos os gostos. Então, analise o seu perfil e as suas vontades. Ninguém pode escolher por você.

2. Para qual lugar?

E aí? Vai pra onde? Não estamos falando do programa do Multishow, mas já anota essa dica, porque ele é ótimo!

Os Estados Unidos são o lar de universidades que estão entre as mais reconhecidas mundialmente. Mas, muito mais que isso, eles serão o seu lar por esse período! 

Então, leve em consideração as suas preferências sobre o clima, sobre o tamanho da cidade, as opções de lazer e tudo mais que vai te acompanhar por esse período, além da universidade. 

3. Qual o seu objetivo principal?

Você pode escolher uma universidade que faça parte da Ivy League. Você pode optar por faculdades que são renomadas também no mundo dos esportes. Ou por um curso técnico, algo relacionado à sua área profissional, se já for seu caso. Um MBA, uma pós-graduação…

Intercâmbio em uma universidade nos Estados Unidos

Enfim, as opções para realizar um intercâmbio em uma universidade nos Estados Unidos são muitas! 

Trace seus objetivos, anote todos eles em um papel ou em uma planilha e identifique o principal. Isso vai ajudar a traçar a direção.

4. Qual o investimento financeiro?

Se você já pensou de verdade sobre os três itens anteriores, saiba que seu objetivo está cada vez mais perto!

Mas, é claro que o saber quanto custa um intercâmbio para os EUA também precisa estar nessa lista! Esse item vai te ajudar, inclusive, a ter um desenho melhor sobre os três primeiros. 

Faça pesquisas sobre o custo de vida nos lugares escolhidos, os valores das mensalidades dos cursos e multiplique pelo tempo que você quer passar por lá. 

Assim, você consegue ter uma ideia geral sobre o investimento, elencar as suas prioridades e fazer algumas concessões se for preciso.

Nesse texto, temos mais informações que podem te ajudar sobre esse assunto!

Como escolher a universidade certa para você?

Agora que você já começou a traçar o seu plano, é hora de pensar mais a fundo sobre a universidade!

Falamos ali em cima sobre a Ivy League, mas você sabe do que se trata? Esse nome surgiu há décadas, com a união de universidades americanas que se destacavam no mundo dos esportes. 

O destaque se ampliou e, hoje, as 8 instituições que fazem parte da Ivy League são sinônimos de elite educacional, com os mais elevados padrões de ensino e um rigor altíssimo no processo de admissão.

Porém, elas também são reconhecidas por concederem bolsas de estudos para alunos dos Estados Unidos e internacionais, ainda mais os que são atletas. 

Intercâmbio em uma universidade nos Estados Unidos

Se você tem o sonho de alcançar um intercâmbio nos Estados Unidos em uma universidade Ivy League, reconhecida mundialmente por sua qualidade, veja quais opções você tem:

  • Harvard, no Massachusetts
  • Princeton, em Nova Jersey
  • Columbia, em Nova York
  • Yale, em Connecticut
  • University of Pennsylvania, na Pensilvânia, obviamente
  • Brown, em Rhode Island
  • Dartmouth, em Nova Hampshire
  • Cornell University, também em New York

Sentiu falta de algumas? Pois é. Existem muitas, mas muitas outras universidades nos Estados Unidos prontinhas para receber intercambistas, com ensino de altíssima qualidade, mas que não estão na Ivy League. Quer ver?

  • O MIT, vizinho de Harvard
  • Stanford, na região de Palo Alto, na Califórnia
  • Duke, em Durham, na Carolina do Norte
  • Universidade de Michigan (a gente deixa a localização dessa por sua conta)

Esses são apenas alguns exemplos, leitor Eagle. Cada uma delas conta com características específicas, diferentes agremiações, atividades esportivas… Algumas têm um foco maior no empreendedorismo, outras valorizam as carreiras mais tradicionais… 

Isso sem contar as que não aparecem logo na primeira página de pesquisa do Google, mas que também oferecem excelentes oportunidades.

A vida no campus espera por você!

Ter a oportunidade de cursar uma graduação ou pós-graduação durante um intercâmbio em uma universidade dos Estados Unidos é uma oportunidade que vai transformar a sua vida!

A vida no campus é um universo à parte! Você vai se surpreender com a energia que emana dos prédios, dos gramados, de cada cantinho, independente de qual você escolher. É uma atmosfera realmente diferenciada.

Intercâmbio em uma universidade nos Estados Unidos

Além das oportunidades acadêmicas, que por si só já valem o investimento, você vai mergulhar, de verdade, em uma cultura diferente da nossa. Vai conhecer lugares incríveis e estar cercado por pessoas que compartilham objetivos muito parecidos com os seus. 

E, se você está em dúvida em relação a qual universidade escolher, vem conversar com o time Eagle! 

Nossa equipe tem muito a compartilhar com você sobre esse universo. Temos muitas universidades parceiras que podem te oferecer as melhores experiências!

Vem com a gente tirar essa meta do papel! Estamos te esperando!

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS
EnglishPortuguêsEspañol

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!