Valorização do STEM e a permissão de trabalho estendida nos EUA

Permissão de trabalho estendida

COMPARTILHE

Se você é ou deseja ser estudante das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, temos uma ótima notícia para te dar! Você poderá ter sua permissão de trabalho estendida nos Estados Unidos por até 36 meses!

Antes de a gente te contar os detalhes sobre essa novidade incrível, você precisa saber que STEM é o acrônimo para:

  • Science
  • Technology
  • Engineering
  • Mathematics

Com as transformações que estão ocorrendo na área da educação, o STEM deixou de ser procurado apenas por estudantes que gostam muito de fazer conta. Ele passou a integrar o currículo de escolas pelo mundo todo, de forma interdisciplinar e com muito incentivo à mão na massa. 

Dessa forma, a aprendizagem se torna mais dinâmica, contextualizada e aplicada às situações e problemas do dia a dia, com o aluno no centro desse processo. 

Não demorou muito para que os países percebessem a relevância e o potencial dessas áreas de estudo. 

Foi assim que chegamos à notícia do último dia 21 de janeiro. O Departamento de Homeland Security (DHS) dos Estados Unidos anunciou que aqueles que estão no país, possuem o visto de estudante (F1) e estão estudando nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática terão a possibilidade de ter a permissão de trabalho estendida por até 36 meses. Já imaginou?! 3 anos!

A valorização do STEM

Em tradução livre, o Secretário Mayorkas afirmou que:

“A inovação STEM nos permite solucionar desafios complexos que enfrentamos hoje e fazer a diferença na forma como garantimos a segurança e protegemos nosso país. Por meio de oportunidades de educação e treinamento STEM, o DHS está expandindo o número e a diversidade de alunos que se destacam na educação STEM e contribuem para a economia dos Estados Unidos.”

Para que isso seja possível, o anúncio do DHS também informa que 22 novos campos de estudo foram acrescentados ao programa OPT – Treinamento Prático Opcional – do STEM, beneficiando os estudantes que buscam o diploma em solo americano em uma dessas competitivas áreas.

Entre essas 22 novas áreas, separamos algumas para que você tenha ideia de como a multidisciplinaridade e a diversidade de temas estão presentes:

  • Bioenergia;
  • Computação em nuvem; 
  • Análise de negócios;
  • Design de tecnologia centrado no ser humano;
  • Ciência do clima;
  • Psicologia Industrial e Organizacional.
Permissão de trabalho estendida

Neste link da Federal Register, você pode conferir a lista completa e entender mais detalhes sobre cada uma delas.

Green Card à vista!

Como alegria pouca é bobagem, a DHS também informa, nesse mesmo comunicado, que, além da permissão de trabalho estendida, o estudante STEM poderá dar entrada na solicitação de seu Green Card por meio de “habilidades extraordinárias”. 

É importante ter em mente que esse não é um procedimento automático. Isso significa que não é porque você conseguiu estender sua permissão de trabalho que você vai receber o Green Card.

Mas podemos dizer que suas chances aumentam consideravelmente. E, se for comprovado que você realmente se encaixa na categoria “habilidades extraordinárias”, você não vai precisar de uma oferta de trabalho americana para dar entrada em seu cartão de residência permanente nos Estados Unidos.

Permissão de trabalho estendida

Então, se você se encaixa nessa categoria, nosso conselho é que você converse com a gente e busque as informações mais específicas sobre esse procedimento.

Afinal, estudar e se especializar na área que você gosta e escolheu e, ainda por cima, ter a oportunidade de receber a permissão de trabalho estendida para continuar atuando em uma das maiores potências do mundo não é uma chance que bate à nossa porta todo dia, não é mesmo?! Aproveite!

Uma oportunidade para você e para eles também

Com a permissão de trabalho estendida, os alunos de bacharelado, mestrado e doutorado podem permanecer na terra do Tio Sam por até 36 meses, mas com um detalhe importante: desde que seja para trabalhar em sua área de especialidade.

Dessa forma, os Estados Unidos aumentam o número de trabalhadores qualificados em seu mercado e você tem em mãos a oportunidade de construir sua carreira por lá. No universo dos negócios, isso tem um nome: relação ganha-ganha, com benefícios para os dois lados. 

Mas, se você sente um aperto no coração por deixar o solo brasileiro, não pense que é porque você vai permanecer por lá que você vai deixar de contribuir com quem fica por aqui. 

As áreas de estudo e aplicação do STEM, ainda mais considerando as 22 mais recentes que comentamos, trazem esperança de dias melhores em setores como a economia global, as mudanças climáticas, a preservação do meio ambiente e muito mais. Encare como uma oportunidade de revolucionar o mundo, porque, de fato, é isso.

Permissão de trabalho estendida

Por onde começar?

Agora que você já sabe os detalhes sobre a permissão de trabalho estendida para estudantes estrangeiros que estão atuando nos EUA na área do STEM, é hora de traçar os próximos passos.

Se você está no mundo acadêmico, já é meio caminho andado. Pesquise sobre como você pode transferir seus estudos para o país, trace um planejamento financeiro e siga as informações que compartilhamos com você.

Mas, se você ainda não iniciou essa etapa ou, por algum outro motivo, não é mais um estudante, a sua lista de tarefas envolve atividades como:

  • Pesquisar mais a fundo sobre o STEM e suas áreas de atuação. Spoiler: você pode fazer muita coisa e tem muito conteúdo bacana on-line para você descobrir!
  • Ler os conteúdos da Eagle sobre intercâmbio nos Estados Unidos (tem muita coisa boa por aqui, te prometo!);
  • Colocar em prática as técnicas sobre autoconhecimento, para entender se esse é realmente o seu desejo – e tudo bem se não for!

Então, é só conversar com a gente que vamos te ajudar a finalizar os detalhes do seu plano e, o principal: tirá-lo do papel!

A sua permissão de trabalho estendida e, quem sabe, até seu Green Card estão cada vez mais próximos! Te esperamos por aqui!

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS
EnglishPortuguêsEspañol

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!