Bolsas de estudo no exterior: estude sem gastar nada ou quase isso 

Há diversas opções de bolsas de estudo no exterior para quem sonha em viver essa experiência. Saiba mais nesse artigo!

COMPARTILHE

Um fato sobre a vida: estudar é o melhor meio para conquistar a profissão desejada e, também, realizar outros sonhos. Para quem aposta suas fichas nesse caminho, conseguir uma bolsa de estudos no exterior pode ser o começo de muitas realizações. 

Alguns países com um sistema de educação que é reconhecido pela qualidade oferecem bolsas gratuitas ou com baixos valores para estrangeiros. A primeira dica, então: faça uma lista de cinco lugares onde gostaria de estudar e só então começar a busca por instituições de ensino.

Seja para estudar um segundo idioma ou para qualquer etapa do ensino regular, existem opções de bolsas em diversas instituições e países. Cada uma delas tem suas particularidades e oferece vantagens e oportunidades diferentes, então, pesquise.

Bolsas de estudos no intercâmbio

Estudar em outro país através de um intercâmbio é algo que faz parte da lista de desejos de muita gente. A princípio, pensar nos custos dessa viagem pode assustar, mas saiba que sim, é possível tirar esse projeto do papel. 

O valor de cursos de graduação e pós graduação em países como Estados Unidos e Canadá, costuma ser alto. Porém, mesmo nas universidades que cobram por seus cursos, existem oportunidades de bolsas de estudo no exterior que cobrem alguns dos seus gastos pessoais. 

São vagas disponibilizadas pelo governo brasileiro, governos estrangeiros e até empresas privadas. Com o propósito de formar mão-de-obra qualificada, elas oferecem diversas oportunidades e assim fortalecem seu mercado de trabalho. 

Por onde começar a buscar sua bolsa de estudos no exterior

Existem, também, bolsas integrais e parciais onde nacionalidade específica, raça, origem ou gênero são critérios de aprovação. Então, saber por onde começar sua busca é um passo importante na conquista da bolsa de estudos dos seus sonhos. 

A Laureate, uma rede formada por universidades internacionais e brasileiras, é mais uma importante opção para quem busca bolsas de estudo no exterior. Com programas variados, eles oferecem de programas curtos de férias até duplas titulações que duram 24 meses. 

Cada faculdade tem regras e prazos próprios e em alguns cursos o aluno pagará no outro país o mesmo valor que paga na mensalidade no Brasil. Então, o ideal é você se informar no site quais são as faculdades que fazem parte deste programa e ficar por dentro de tudo. 

O passo a passo de milhões

Preparamos algumas dicas que podem te ajudar a se organizar na busca por essas oportunidades. Olha só:

  • depois de escolher o local onde quer estudar, busque em seu site informações sobre os auxílios oferecidos pela própria universidade ou por instituições parceiras, públicas e privadas;
  • descubra se a instituição que você elegeu em algum momento exige que o candidato cumpra alguma regra, como fazer prova ou uma redação específica. Assim, conseguirá se preparar com antecedência e terá um resultado melhor;
  • apesar de alguns programas usarem a necessidade financeira como critério, a maioria das instituições dão maior importância ao desempenho acadêmico. Sendo assim, vale a pena se empenhar e focar nos estudos para ter uma boa classificação;
  • cartas de recomendação e o exercício de atividades extra curriculares interessantes valorizam o currículo e são itens bastante apreciados pelos responsáveis pela seleção de bolsistas na maior parte das universidades estrangeiras;
  • e, mesmo parecendo algo óbvio, é importante lembrar de ler o edital de vagas com muita atenção a fim de ter certeza de que você atende a todos os requisitos estipulados. Também anote todas as datas e prazos estipulados no documento.

7 bolsas de estudo no exterior que valem a pena

E para você que já terminou a graduação e deseja fazer pós-graduação, mestrado ou doutorado fora do Brasil, saiba que tem muita dica boa, viu. Pode ser a grande chance de conhecer outro país, se especializar e transformar sua carreira.

Preparamos aqui uma lista com 7 programas de estudos reconhecidos por sua qualidade e ótimas vantagens. Confira:

  1. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Essa fundação vinculada ao Ministério da Educação brasileiro oferece bolsas de doutorado sanduíche. É possível realizar parte da pesquisa em qualquer país do mundo com mensalidades e até passagem aérea de graça. 

  1. Global Study Grants

É um programa oferecido pela Fundação Rotary, que custeia cursos de mestrado e doutorado por até quatro anos. Cada sede da instituição estabelece critérios para admitir bolsistas para seu programa.

  1. Universidade de Harvard

Essa instituição conhecida no mundo todo tem um programa chamado Academy Scholars que oferece bolsas para quem queira fazer pós-doutorado no exterior. Quem já cumpriu todos os créditos do doutorado mas ainda não defendeu a tese também pode se inscrever. 

  1. Fulbright Foreign Student Program 

É um reconhecido programa de estudos americano que oferece até quatro mil bolsas todos os anos. Quem deseja fazer pós-graduação no país tem passagens, despesas e seguro saúde pagos custeados durante todo o curso. 

  1. Adelaide Scholarships International 

Em parceria com o governo australiano, a Universidade de Adelaide desenvolveu esse programa com o objetivo de atrair estudantes de alto rendimento. Os benefícios para quem quiser desenvolver pesquisas vão da mensalidade até seguro de vida e seguro saúde. 

  1. Amsterdam Excellence Scholarships

A bolsa de estudos holandesa é distribuída desde 2014 e voltada para alunos com excelente empenho acadêmico. Estudantes de mestrado em Comunicação recebem, além da bolsa, um auxílio para custear os gastos pessoais durante todo o curso. 

  1. Rhodes

A famosa Universidade de Oxford foi criada com o propósito de ajudar jovens de 18 a 28 a concluírem a pós-graduação em tempo integral na instituição. As despesas individuais e as taxas de estudos de bolsistas são cobertos integralmente durante todo o curso. 

Viu só quanta opção bacana? É só pesquisar e descobrir qual é a mais adequada para você.

Ah, e não importa o país ou a fase que você está cursando, saiba que contar com uma empresa especializada é sempre a melhor escolha. A Eagle é uma agência de intercâmbio formada por brasileiros e localizada nos Estados Unidos.

Temos convênios e parcerias com diversas instituições e podemos te auxiliar em todas as etapas da viagem. Conte com nossos profissionais na hora de tirar o visto, comprar passagens, fazer seguro viagem e escolher a sua instituição de ensino. Entre em contato conosco e faça um orçamento. Esperamos por você!

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS
EnglishPortuguêsEspañol

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!