Do que os brasileiros sentem falta no exterior?

COMPARTILHE

Nem tudo são flores na vida de quem decidiu morar em outro país. É claro que a experiência de conhecer uma outra cultura, gastronomia, um novo lugar e fazer novas amizades é enriquecedora, mas uma mudança nesses moldes nunca é uma tarefa fácil de ser realizada.

A saudade bate, bate forte, sem piedade e sem alívio, podendo fazer até os mais resistentes se curvarem. É por conta dela que os imigrantes brasileiros sentem falta se diversas coisas de sua terra natal. Mesmo que muitos de nossos conterrâneos digam estar tranquilos em relação à saudade, temos certeza que em algum momento vai bater aquela vontade de sair e conversar com seus amigos ou de estar próximo aos seus pais. 

E tem muita coisa que percebemos que faz falta quando não estamos mais em solo brasileiro. Duvida? Então dá uma olhada em quantas coisas os brasileiros sentem falta quando estão morando em outro país!

9 coisas que os brasileiros sentem falta no exterior 

Família

Os brasileiros sentem falta de muitas coisas no exterior, mas certamente o que faz o peito apertar primeiro é a saudade da família. E não tinha como outro item ser o primeiro da lista, não é mesmo?

Muitas pessoas têm o costume de visitar seus parentes com uma certa frequência e para elas esse tipo de mudança pode acabar sendo a mais dolorida. Afinal quem decide morar longe precisa aprender a lidar com uma série de fatores e isso exige uma maturidade emocional. E perder esse poder de decisão – de ir visitar ou não – é uma mudança relativamente drástica, pois é preciso compreender que você ficará de fora de reuniões de família, das datas comemorativas, conversas, almoços e afins.

Nós até ficamos por dentro do que está acontecendo com a vida de nossos entes queridos, mas sem muita riqueza de detalhes, já não estamos mais presentes ali no cotidiano. As ferramentas digitas podem ser grandes aliadas, entretanto elas não suprem a carência do contato físico. 

Amigos

Quando você toma a decisão de morar em outro país o seu círculo de amizades acaba sendo afetado. Por pior que isso possa ser, é algo extremamente normal, visto que aquelas pessoas com quem antes você tinha um contato praticamente diário, passarão a ter notícias suas de modo bem esporádico. Apenas amizades de longa data tendem a sobreviver a esse distanciamento (que é temporário, claro). A parte boa: você irá fazer novos amigos. A questão é que novos amigos vêm com novas ideias e interesses, e isso tende a te tornar uma pessoa nova, o que pode acabar te afastando ainda mais das pessoas de antes. Coisas da vida 🙁

Infelizmente a distância muda o tipo de relacionamento que temos com os outros e isso se deve pelo fato de você não poder mais participar de uma forma ativa na vida das pessoas com quem convivia. Mesmo com a internet que hoje nos auxilia a quebrar as barreiras que a distância impõe, manter um contato apenas de forma virtual é bem diferente.

Comida

Não tem como negar, a nossa culinária é uma das melhores do mundo, certo? A grande maioria dos brasileiros – para não dizer todos – sente falta da nossa gastronomia e não é para menos, a variedade de pratos e comidas típicas que temos à nossa disposição é realmente algo surpreendente. 

Claro que só percebemos essa diversidade quando estamos fora do país e por isso, quando são questionados, muitos brasileiros que moram no exterior dizem que procuram por algum restaurante brasileiro para matarem a saudade do tradicional arroz com feijão, pão de queijo, pastel com caldo de cana (embora seja muito difícil reproduzir o sabor do pastel de feira em outro lugar que não seja… a própria feira), da coxinha, das frutas e por aí vai. O sabor dos vegetais é totalmente diferente, e boa parte do que há fora do Brasil não é tão fresco se comparado ao que se encontra facilmente por aqui. E quanto ao brigadeiro?! Dá para acreditar que é dificílimo de encontrar até mesmo os ingredientes para fazê-lo? Como é que as pessoas conseguem viver sem brigadeiro, gente?! #Dilema

Clima

Esse é um motivo que pode fazer muita gente que mora no exterior sofrer – especialmente quem acabou de se mudar . O clima sempre foi considerado um super fator para ser levado em conta quando se tem uma mudança em mente, justamente pela questão de adaptação ao novo lugar. Essa preocupação existe inclusive quando se trata de uma mudança de um estado para o outro, pois em países como Brasil, Canadá e EUA, as proporções continentais permitem que o clima mude completamente de acordo com as regiões. 

Falando do Brasil, boa parte do nosso país possui um tempo ensolarado na maior parte do ano e com temperaturas médias, e é pensando nessas condições que o clima tropical brasileiro faz falta – principalmente para quem decide morar na região Norte do planeta (arrepia só de imaginar 🥶).

Expressões (idiomáticas) brasileiras

O Brasil é um país grandioso, colorido e multicultural. E tão marcantes quanto as paisagens deslumbrantes do nosso país são as nossas queridíssimas expressões culturais, né?

Embora seja um tipo de linguagem informal, elas já estão enraizadas em nosso vocabulário e fazem parte da nossa identidade. Além disso, temos que concordar que existem algumas gírias tão boas que deveriam ser consideradas um patrimônio cultural, mas que simplesmente são impossíveis de traduzir para outra língua, por exemplo, dá para imaginar dizer “manjar dos paranauê”, “mano do céu” e “só o pó da rabiola” em outro idioma? É estranho pensar, imagina tentar traduzir? 

A língua portuguesa 

Não são apenas das expressões de que os brasileiros sentem falta, mas também o simples “falar português” deixa muitas saudades. Em especial no começo de sua jornada em terras estrangeiras, quando a dificuldade de se comunicar adequadamente no novo idioma é maior, bem como a incapacidade de expressar naturalmente seus sentimentos e falar de forma espontânea sem ficar exercitando o cérebro para pensar no que dizer. E mesmo com o passar do tempo, após desenvolver uma boa familiaridade com a nova língua, escutar o português podem trazer lembranças afetivas. Saudade, por exemplo, é uma palavra que existe apenas em nosso lindo idioma, e que nada é capaz de traduzir.

A verdade é que a nossa língua materna fica registrada entre as lembranças de identidade, associadas a um lado específico do cérebro, onde estão nossos instintos e relações primárias. Todos os outros idiomas que vamos aprendendo ao longo da vida ficam guardados no lado oposto, junto com os conhecimentos técnicos e o aprendizado lógico. Falar em um outro idioma vai, literalmente, te levar a uma sensação física de cansaço.

Humor

Não há o que contestar, o Brasil está entre os países mais zueiros do mundo. Basicamente qualquer coisa – qualquer coisa mesmo – vira piada e acaba se tornando o famoso meme. O Brasil inclusive já participou do que ficou conhecido como Guerra Memeal – sim, isso existiu – e claro que saímos triunfantes do conflito. 

O simples fato de estar longe do Brasil fisicamente pode atrapalhar o entendimento das piadas e memes em geral. Fora que humor é algo tão relativo que no começo de sua aventura em um novo país as piadas locais podem parecer muito sem graça (ainda mais quando você é brasileiro e está acostumado a mandar na internet – sim, a gente é f*d* e v1d4l0k4).

Cultura

A cultura do nosso país é riquíssima e com uma abundância absurda de cores, sabores e expressões artísticas. Cada uma das cinco regiões do Brasil possui uma cultura própria. É estranho pensar nisso, mas ao mesmo tempo é muito plausível visto que o Brasil possui um território gigantesco e sofreu grandes influências de diversos países europeus, africanos e até asiáticos, sem contar que as tribos indígenas espalhadas por aqui tinham costumes totalmente diferentes uma das outras.

A cultura é algo que pesa na fase de adaptação e nas saudades de casa, mas isso não significa que você não irá se habituar aos costumes de outro país. Esteja sempre aberto a novas possibilidades – essa é uma das partes mais incríveis de sua jornada no exterior.

Festas

O povo brasileiro é conhecido por ser muito festivo. Tamanho reconhecimento se deve pelas festas brasileiras acontecerem durante todo o ano e abrangerem todo o território nacional, exaltando os gostos e costumes da população e fazendo com que o Brasil esteja dentre os primeiros países com a maior representação cultural do mundo.   

E quando nos referimos ao termo “festas”, não se prenda apenas a grandes eventos como Carnaval, Festa Junina, Rock in Rio, dentre outros. Existem diversos outros festivais – de menor escala, é verdade – que também atraem muitas pessoas, como a festa da uva, da tainha, a própria Virada Cultural de São Paulo, além de várias festas folclóricas espalhadas pelo país. Sem falar na efervescente cena noturna que acontece entre os jovens sem qualquer controle: funk, sertanejo, rap, eletrônico… Cada espaço é sempre democrático e como tal deve ser respeitado, mas alguns nomes que surgiram do nada hoje são internacionalmente reconhecidos, como Alok, Pabllo Vitar e Anitta. Louco, né?

Bônus: O calor humano do povo brasileiro

Pessoas latinas tendem a ser mais calorosas, e nós brasileiros conseguimos um destaque ainda maior em relação aos nossos vizinhos. Talvez o clima possa ser uma variável muito importante nessa equação, visto que as condições climáticas conseguem mudar o humor das pessoas. E toda essa afetividade brasileira pode acabar fazendo falta, pois quando estamos no exterior percebemos que às vezes pode ser mais complicado fazer novas amizades ou se aproximar de novas pessoas.

E você, do que mais sentiria saudade? A gente sabe que a dor bate no peito, mas não deixe de viver novas experiências por causa disso. Lembre-se que o conhecimento é algo que ninguém é capaz de tirar de você!

Fale com a Eagle para planejar a sua viagem 😉

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS

2 respostas

    1. Olá, Emerson, como vai? Normalmente utilizamos a percepção dos nossos alunos, aliada à nossa experiência e também pesquisa. Espero que tenha gostado 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EnglishPortuguêsEspañol

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!