Home office, novos hábitos, mudanças de horário e a preocupação com a saúde física e mental estão causando grande cansaço mental. E não estamos falando daquele cansaço que uma soneca resolva.
Para combater esse mal, é necessário realizar uma atividade prazerosa que lhe afaste temporariamente dos focos de estresse. É nessa hora que planejar uma boa viagem – e viajar, é claro – salvará você.
De onde vem o cansaço mental? Como combatê-lo?
A princípio, o cansaço mental nada mais é que o limite em que o seu cérebro chegou. Neste momento, não é mais possível raciocinar, encontrar a solução de problemas e conflitos.
É normal chegar nessa fase quando atuamos com:
- excesso de trabalho;
- má qualidade do sono;
- alimentação desregulada;
- alterações hormonais;
- estresse;
- pressão para obter bons resultados.
Mesmo sendo comum, o cansaço mental não deve ser recorrente e entre seus efeitos colaterais estão:
- ansiedade;
- irritabilidade;
- gastrite;
- dores no corpo;
- hipertensão;
- úlcera;
- depressão.
Aliás, o momento delicado em que vivemos em 2020 não impede a possibilidade de planejamento de uma viagem. O professor e psicólogo Clóvis Amorim, em entrevista para a Viagem e Turismo, afirmou que planejar uma viagem auxilia para a redução da exaustão mental.
Além disso, afirma que “sair do mesmo ambiente e promover o encontro do olhar com outras paisagens pode acalmar, divertir, relaxar, minimizar o estresse da vida cotidiana, além de descansar”.
De acordo com o artigo científico “Antecipação antes da viagem como um catalisador da felicidade”, pesquisas apontam que a fase de planejamento de viagem pode ser tão prazerosa quanto o ato de viajar. Sendo assim, possibilitando um refúgio restaurador do cansaço mental.
Isso se deve ao fato de que ficamos mais felizes com um planejamento futuro. Ao sairmos de casa para uma temporada fora, além de ser um desligamento necessário da rotina, causa de forma natural o sentimento de que a ausência é temporária e que logo deve acabar.
Dessa forma, o planejamento antecipado garante o melhor aproveitamento da experiência, muito antes de, literalmente, colocar o pé para fora de casa.
Como saber se sofro de cansaço mental?
Primeiramente, você deve conhecer a si mesmo e a rotina que possui. Se não conseguir identificar um gatilho que o deixe mentalmente exausto, procure um psicólogo. Terapeutas saberão identificar qual seu problema e orientar de forma assertiva.
Abaixo citamos sinais de cansaço mental, esses que podem surgir com o tempo ou em conjunto:
- desânimo;
- cansaço excessivo;
- tristeza;
- perda de memória;
- sonolência;
- irritabilidade;
- dificuldade em concentração.
Todos os sintomas citados podem, a longo prazo, causar baixa imunidade, tornando o organismo alvo fácil para outras doenças. Claro, sabemos que uma viagem não é a solução de todos os seus problemas, mas irá ajudar imensamente.
Por isso, escolhemos o vídeo abaixo, no qual a psicóloga Thaiana Filla Brotto dá oito dicas para aumentar a energia e disposição no dia-a-dia.
Para o planejamento de sua viagem, pense em sua personalidade: o que gosta de fazer? O que sente falta em sua rotina? Sendo assim, liste tudo para não esquecer pontos importantes.
A partir desse pensamento, comece o planejamento. Você deseja viajar para fora do Brasil? O destino final será apenas para turismo ou você prefere um intercâmbio para estudar e melhorar suas habilidades?
Tudo isso é muito importante para o sucesso desse planejamento e também para a redução do cansaço mental, tendo em vista que toda a pré-viagem já deve acalmar a exaustão.
Abaixo listamos alicerces que são fundamentais serem pensados para o sucesso da sua viagem:
- definição do destino;
- qual o orçamento disponível;
- quais as formas de pagamento;
- tempo disponível para a viagem;
- qual a data desejada;
- aprovação do visto;
- compra de passagens;
- local estratégico para hospedagem;
Todos os fatores acima devem ser analisados com cautela para que a viagem de fato alivie a sua rotina e não atraia mais problemas.
Destino e tempo de viagem definidos. Qual o próximo passo?
Nesse momento, você tem duas escolhas: cuidar de cada um dos detalhes (o que pode gerar estresse e cansaço mental em muitas pessoas) ou deixar isso com uma equipe especializada (aí você só fica com a parte boa).
A Eagle Intercâmbio Cultural oferece muito mais do que a viagem. Oferece auxílio quanto ao visto, escolas, passagens, hospedagens, seguro saúde, entre outras possibilidades.
Dessa forma, acaba “zerando” todas as preocupações técnicas, deixando para você só a parte boa, que é curtir e expandir seus horizontes.
Sim, ao contrário do que muitos pensam, é fascinante aprender a cultura do destino antes da viagem, de forma que a experiência se torna mais completa. Por exemplo, imagine você indo para os Estados Unidos em outubro mas sem conhecer direito o Halloween?
Ou seja, faça uma lista de lugares que você quer conhecer nesse seu destino final, como parques, trilhas, festivais, entre outros.
Em São Francisco, por exemplo, você pode realizar um tour gastronômico e ainda visitar a Ilha de Alcatraz, uma prisão inativa que era de segurança máxima onde o Al Capone foi preso.
Xô cansaço mental!
Essa fase de pré-viagem é excelente para a redução do cansaço mental, afinal, você colocou uma meta grande em sua vida e todos os seus esforços vão acabar resultando nessa experiência.
Outro fator que deve ser levado em consideração é a ampliação do seu conhecimento. Aprender nunca é demais e melhor ainda se isso for uma vantagem, como se comunicar em inglês.
É extremamente importante ter o conhecimento da língua falada de seu destinol, porém, o inglês é mundialmente aceito e pode te abrir portas a diversas experiências.
E ai, gostou? O que você está esperando para programar a sua próxima viagem com a gente? O cansaço muitas vezes pode nos deixar desanimados, porém, como esse artigo explicou, viajar faz bem à saúde! Entre em contato conosco pelo Whatsapp ou Messenger, podemos te ajudar a tornar a experiência ainda mais prazerosa e completa!
Se você gostou desse conteúdo também pode gostar de: