Você já conhece a carteirinha de estudante internacional?

COMPARTILHE

A carteirinha de estudante não é apenas coisa de brasileiro. A ISIC, Cartão Internacional de Estudante, é uma identificação para alunos em diversos níveis de escolaridade, desde o ensino fundamental II à pós-graduação e doutorado. Ou seja, todos os cursos reconhecidos como contínuos e não livres.

Essa classificação no Brasil é feita pelo Ministério da Educação (MEC) e está desde 1953 disponibilizando identidade internacional não só para alunos, mas também professores e jovens de 18 à 30 anos. 

A carteirinha de estudante internacional é reconhecida em todo o mundo e em 1968 começou a receber apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura, também conhecida como Unesco.

Hoje, o cartão internacional de estudante é o único documento global que incentiva o intercâmbio cultural. Sendo válido em mais de 130 países, possui diversos benefícios. Vale lembrar que essa carteirinha de estudante também é válida no Brasil e autoriza a meia-entrada (uhull!).

Quais as vantagens de se ter uma carteirinha de estudante?

A ISIC oferece mais de 15 mil descontos exclusivos, sendo esses internacionais e nacionais. Entre eles estão serviços de entretenimento, viagens, alimentação e moda. Entre algumas das vantagens da carteirinha de estudante internacional, encontramos descontos e ofertas nas seguintes empresas:

  • Flixbus
  • Samsung
  • Apple
  • Centauro
  • Amazon
  • Microsoft

Existe também a possibilidade de conseguir a compra de passagens de transporte público a preço de estudante em algumas cidades. No entanto, isso depende da política de cada lugar. Ou seja, não deixe de se informar! Para consultar os benefícios dessa modalidade de documento acesse o site e aplicativo da ISIC.

A associação da carteirinha de estudante afirma que não se trata apenas de descontos e benefícios, mas de um “passaporte” de direitos aos estudantes para conquistar, de forma democrática, produtos, serviços e experiências que são relevantes.

Para isso, é necessária a percepção cultural, possibilitando novas oportunidades educacionais e facilitar a vida dos estudantes em outros países, assim como proporcionar novos conhecimentos culturais, incentivando e facilitando a adaptação do acadêmico.

Conheça todos os tipos de carteirinha de estudante internacional e como conseguir a sua

As carteirinhas de identificação internacional são três e todas oferecem benefícios em produtos e serviços, porém, possuem leves diferenças. Vamos connhecê-las:

  • ISIC para estudantes;
  • ITIC para professores;
  • IYTC para jovens até 30 anos de idade;

A ISIC diz respeito a todos os níveis de formação a partir do fundamental II. Ela tem o custo de 45 Reais, sua validade é até o dia 31 de março do ano seguinte após a emissão do documento. Posterior a essa data é necessário a renovação.

Já a ITIC, é uma carteira própria para professores e todos os profissionais que lecionam podem adquirir. De acordo com o website, seu valor é de 30 Reais e tem validade de um ano após a emissão.

Por fim, a IYTC, que não necessita da comprovação ou declaração de vínculo estudantil, tem custo de R$30 com validade de um ano após a emissão.

Os preços podem variar pois as carteirinhas possuem modalidade virtual e física, ocorrendo variação de preços e frete. Todos os pagamentos de aquisição das carteirinhas de estudante devem ser realizados via cartão de crédito.

Para conseguir a emissão desse documento é preciso preencher um formulário de requerimento no site da associação ou pelo aplicativo ISIC. Os documentos necessários são:

  • Foto 3×4;
  • Comprovante de escolaridade (caso seja ISIC);
  • Declaração de instituição em que trabalha ( para ITIC);
  • Rg.

A carteirinha virtual fica pronta na hora, porém, ocorre uma verificação dos documentos em até 10 dias úteis. Após isso, a Federação Nacional dos Estudantes Livres (FNEL) envia um e-mail com instruções para desbloqueio para uso de meia-entrada e acesso às demais vantagens.

Diferenças entre o ID Estudantil e o Cartão Internacional de Estudante

O ID Estudantil foi uma ação direcionada aos estudantes de nível básico (ensino fundamental II e médio) e superior. A ideia era de ser uma alternativa para a unificação das carteirinhas de estudante, garantindo o direito de meia-entrada para eventos culturais como cinema, concertos, peças teatrais, entre outros.

Porém, a medida provisória perdeu a validade, impossibilitando novos pedidos de emissão do ID Nacional. Dessa forma, o ID Estudantil é aceito por quem já emitiu a carteira, porém, não está disponível para novos usuários. Esse documento em questão é aceito apenas em território brasileiro e também possui benefícios e descontos. 

Já a carteirinha de estudante internacional possui abrangência mundial e pode ser uma ferramenta muito importante para viagens ao exterior. Mesmo com a crise mundial do Coronavírus, alguns países estão abrindo suas fronteiras para estudantes brasileiros, entre eles, África do Sul, Canadá, Austrália, Irlanda, Estados Unidos e outros.

Essa pode ser uma ótima oportunidade para a realização do High School. Além disso, a ISIC possui os mesmos benefícios nacionais que o ID Estudantil e as carteirinhas já usadas por todos os estudantes do país.

Agora que você já conhece a carteirinha de estudante internacional e seus benefícios, sabe que não é algo complexo e muito menos caro. Além do mais, as vantagens e os descontos obtidos pagam diversas vezes a aquisição do documento.

Precisa de um help?

Tem dúvidas sobre a carteirinha de estudante ou para onde quer ir fazer intercâmbio? A Eagle Intercâmbio pode te ajudar, seja para a obtenção do documento ou a utilização dela para a concretização de novas experiências como um Intercâmbio na Flórida!

Então, não hesite em entrar em contato conosco pelo  Whatsapp ou Messenger

É um prazer para nós promover a sua próxima aventura! ✈️
Se você gostou desse texto e está pesquisando mais sobre intercâmbio, esses conteúdos podem te ajudar:
Como conquistar seu certificado no exterior?

Estude na califórnia sem precisar fazer os exames SAT e ACT

Intercâmbio para menores nos EUA

Como conseguir sua permissão para trabalhar nos EUA

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!

Captcha obrigatório
Seu cadastro foi envado com sucesso!