Quais são os custos do intercâmbio?

COMPARTILHE

Quem sonha em viver uma experiência internacional já sabe: calcular os custos do intercâmbio e fazer um bom planejamento financeiro é uma parte crucial de toda a viagem.

Infelizmente não é possível definir um valor fixo de quanto será gasto, já que fatores como variação do câmbio, data da viagem, tempo de permanência, destino e afins, podem influenciar diretamente o seu orçamento. Entretanto, é possível chegar a um valor próximo quando se leva algumas coisas em consideração. Confira a seguir algumas delas e comece a planejar o seu intercâmbio!

Passaporte e vistos

O documento mais importante para quem vai fazer uma viagem internacional é, sem sombras de dúvidas, o primeiro gasto que deve ser considerado no momento de planejar os custos do intercâmbio. Portanto, consulte os valores para tirar ou renovar o seu passaporte no órgão responsável.

Dependendo de onde será o seu destino, os preços para conseguir tirar o visto variam bastante. Por isso você pode contar com a consultoria especializada da Eagle para te ajudar nesse processo burocrático 😉.

Passagens áreas

As passagens áreas podem encarecer bastaaaanteeee o seu orçamento, por isso é sempre bom acompanhar os sites das companhias para tentar achar um valor mais em conta. Existem alguns pequenos truques para conseguir comprar passagens mais baratas. Primeiro, quanto mais perto da data de embarque, maiores serão os preços. Isso acontece por conta daquela famosa lei de oferta e demanda. Portanto, a dica é começar a pesquisar com bastante antecedência.

Segundo, esteja atento a outros fatores que podem parecer irrelevantes, como: a localização do aeroporto, o horário do voo, o dia do ano e até da semana. Podem parecer coisas bobas, mas que, acredite se quiser, fazem a diferença. Não se esqueça de comparar o preço entre várias companhias – faça isso utilizando as dicas ditas acima também –, pois o bilhete para o mesmo trecho pode ser caro em determinada empresa.

Sendo assim, tenha a certeza de levar tudo isso em consideração para conseguir comprar passagens áreas mais baratas! 

Duração do curso

A duração do curso vai depender muito de quanto tempo disponível para fazer o intercâmbio você vai ter. Como nos dias de hoje esse tipo de programa se tornou muito mais acessível, existem muitas alternativas em relação ao tempo que você pode ficar estudando em outro país. Apesar disso, é interessante notar que quanto maior for a duração do intercâmbio mais os custos vão se diluindo, e assim você tem um melhor custo-benefício.

Vale lembrar que diferentes modalidades de curso podem influenciar diretamente no valor final.

Seguro

Bem, para fazer uma viagem desse porte, um seguro é indispensável, certo? Ele vai te ajudar com os custos de uma eventual emergência que podem ser muito altos e isso pode prejudicar todo o seu orçamento. Portanto, não esqueça de incluir o custo de um seguro viagem na hora de calcular o valor final do seu intercâmbio.

Para saber mais informações sobre como funciona o seguro viagem, entre em contato conosco!

Dinheiro para passeios

Uma das partes mais gostosas de um intercâmbio é poder explorar um lugar totalmente novo e mergulhar de cabeça na cultura local. Por isso, reserve uma graninha para as suas horas livres. Para te ajudar a ter uma noção do quanto deve guardar, pesquise antes de viajar o valor dos passeios, eventuais promoções, o custo dos deslocamentos e assim por diante. Lembre-se também de separar um dinheiro para se alimentar durante o seu intercâmbio, seja em restaurantes ou fazendo compras em um mercado mesmo.

Hospedagem

Onde você pretende ficar durante o seu intercâmbio? Essa é uma decisão importante que deve ser pensada com muito carinho, pois além do seu conforto ela tem que se encaixar no seu orçamento e deve combinar com os seus objetivos no intercâmbio.

Em um intercâmbio, você tem muitas opções de acomodações para escolher. As residências estudantis normalmente são mais baratas e podem proporcionar uma experiência interessante, já que você irá conviver com outros estudantes. As casas de famílias, ou host family, também são uma opção bem em conta e que podem proporcionar uma imersão grandiosa na cultura do país.

Alugar um apartamento ou ficar em um hotel são opções para aqueles que querem mais privacidade, porém têm um custo mais elevado.

Variação do câmbio

A variação do câmbio é algo que pode prejudicar bastante o seu orçamento e está entre os maiores custos do intercâmbio. Quanto a isso, a verdade é que não temos muito o que fazer… Por esse motivo o ideal é se preparar com bastante antecedência e ainda torcer para que a flutuação monetária não aumente nesse período. Uma dica super bacana é começar a acompanhar a economia. Não precisa se tornar um expert, mas apenas esteja atento para quando o câmbio estiver com um bom preço, assim você poderá fazer a troca pela moeda estrangeira

Para evitar ser pego de surpresa, comece a cortar gastos supérfluos e guarde o dinheirinho que sobra no final do mês. Dessa forma, se a variação do câmbio aumentar subitamente, você já tinha se preparado para essa situação.  

E então, para você, o que mais impacta nos custos do intercâmbio? Deixe nos comentários!
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco!
E-mail: arleth@eagleintercambio.com
Whatsapp: +1 (650) 315-1607

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EnglishPortuguêsEspañol

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!