É possível conseguir um estágio nos Estados Unidos?

COMPARTILHE

A resposta é simmm!!! E não é tão difícil quanto parece. Cada vez mais brasileiros estão em busca desse tipo de programa, pois podem adquirir uma experiência na sua área de atuação e ao mesmo tempo vivenciar uma outra cultura.

Isso é bem compreensível, visto que uma experiência de estágio em uma empresa no exterior e na área profissional que o candidato deseja atuar é de extrema importância tanto para o crescimento profissional quanto pessoal do estudante.

Contudo, é preciso deixar claro que existem regras e exigências bem específicas, pois não há muitos países que abrem suas portas para que estrangeiros possam estagiar por lá de forma remunerada. O governo dos Estados Unidos é um dos únicos no mundo que permite tal experiência para estrangeiros. Além do mais, receber um alto salário não deve ser prioridade do candidato, tendo em vista que o objetivo a ser alcançado é outro.

Além de ter a oportunidade de aperfeiçoar o seu inglês, você terá a chance de desenvolver várias habilidades profissionais, vivenciando o cotidiano dentro de uma empresa norte-americana, e ainda poderá conhecer pessoas de diversas regiões do planeta.

Como funciona o programa

Para poder participar de um programa de estágio nos Estados Unidos é necessário que o intercambista seja um estudante de graduação, pois só assim é possível se tornar um estagiário ou trainee. No entanto, caso já tenha se graduado em algum curso, só é possível se aplicar para o programa se ainda é recém-formado, com a colação de grau realizada nos últimos 12 meses.

Todo o processo seletivo envolvendo as empresas e os candidatos é realizado no Brasil, e o estudante já sai daqui sabendo onde irá trabalhar.

Geralmente o tempo do programa é de até 12 meses, porém é possível estender a duração do mesmo por mais 6 meses. Contudo, depois disso não é possível prolongar mais a sua permanência em território norte-americano, tendo em vista que esse é o tempo máximo de estadia que o visto necessário para estagiar permite.

Existem diversas áreas do conhecimento que permitem a aplicação, dentre elas: Negócios; Engenharia; Turismo e Hospitalidade; Mídia e Comunicação; Direito e Administração Pública; Serviço Social, além de outras – quer saber se a sua área permite estágio nos Estados Unidos? Entre em contato com a Eagle!

Para poder se aplicar para um estágio nos Estados Unidos não existe uma idade certa, o único pré-requisito é que somente pessoas maiores de 18 anos podem participar do programa. Há também uma idade limite que pode variar de acordo com o programa escolhido, então é bom que o participante fique atento quanto a isso.

Não existe um nível exato de proficiência do idioma, isso dependerá do lugar onde você pretende estagiar. Normalmente as empresas pedem um certo domínio da língua que variam entre o avançado até o fluente. 

Principais benefícios que um estágio nos Estados Unidos pode trazer:

  • Imersão em uma outra cultura
  • Crescimento pessoal
  • Possibilidade de conhecer pessoas de países diferentes
  • Prática para melhorar o inglês
  • Upgrade no currículo

Visto

O visto necessário para poder participar de um estágio nos Estados Unidos é o J1. Esse visto é para quem tem a intenção de ir aos EUA e exercer alguma função que já tenha sido combinada, essa atividade pode ser relacionada a um estágio e/ou trainee ou até mesmo uma pesquisa acadêmica.

Vale dizer que o visto J1 é voltado para estudantes, porém ele permite que você estude e trabalhe de forma remunerada, e por tais condições esse visto acaba sendo bem procurado pelos intercambistas.

A parte desagradável desse visto está relacionado ao tempo que ele permite você permanecer nos Estados Unidos, já que não é possível permanecer por muito tempo em território norte-americano com ele.

O DS-2019, é um formulário essencial para a obtenção do visto J1, pois é com esse documento básico que você conseguirá marcar uma entrevista, seja no consulado ou na embaixada dos Estados Unidos, para enfim dar a entrada no visto.

Como dito anteriormente, esse visto permite trabalhar temporariamente por um período de 12 a 18 meses. Em relação ao custo, este pode variar, podendo ser um pouco mais de $500 incluindo o documento citado acima e o seu envio pelo correio, a taxa SEVIS e diversas outras taxas consulares que são necessárias para a obtenção do visto.

PS: É difícil dizer o valor exato de quanto será para tirar toda a documentação, pois esses dependem de uma série de fatores. Então tome esses números como um preço aproximado, ok?

Organizações que realizam o programa

Para aqueles que possuem esse objetivo de conseguir um estágio nos Estados Unidos, aqui vão dicas de algumas instituições que podem te ajudar a cumprir essa meta:

Intrax

A escola Intrax oferece o programa Global Internship. Eles possibilitam a realização de estágios em diversos países, dentre eles os Estados Unidos.

A escola auxilia o estudante a montar o seu currículo, criar seu portfólio, se preparar para futuras entrevistas, fazer apresentações pessoais e diversas outras atividades relacionadas a atuação no mercado de trabalho que o aluno precisa ter conhecimento.

Internship USA

É um programa regulamentado pelo governo norte-americano e tem como principal característica a experiência proporcionada através de um estágio em empresas dos EUA.

O programa é voltado principalmente para pessoas que buscam um estágio nos Estados Unidos com a intenção de enriquecer o currículo.

Para poder participar do processo seletivo é necessário ter entre 18 e 30 anos, ter um conhecimento avançado do idioma, além de ser um estudante de graduação, pós-graduação ou mesmo recém-formado. Nesse programa ter alguma experiência na área que procura também é um diferencial. É uma ótima oportunidade para quem pensa em aperfeiçoar o inglês em um ambiente mais formal.

Acomodação

Normalmente tanto o empregador como a organização indicam algum tipo de hospedagem mais conveniente, porém é de inteira responsabilidade do estudante providenciar sua acomodação. Os custos envolvendo a moradia são de responsabilidade do participante e variam de acordo com a localização. Os alunos costumam ficar em hotéis e albergues simples na região e que sejam próximos ao local de trabalho ou de meios de transportes. 

E quanto a você, gostou de saber que é possível estagiar de forma remunerada nos Estados Unidos? Por acaso você já participou de um programa assim? Compartilhe sua história com a gente!

Fale com a Eagle no WhatsApp: +1 (650) 315-1607 🙂

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS

2 respostas

  1. Olá,
    Gostaria de fazer um estágio nos EUA na área jurídica, sou estudante de Direito da UFRJ.
    Se puder, entre em contato comigo pelo telefone (WhatsApp) 21 96993-2800

    1. Oi, Amanda, tudo bem?

      Solicitei para você o contato de um dos nossos consultores. Sempre que quiser, pode nos chamar direto pelo whatsapp! Só clicar nesse link para ser automaticamente redirecionada bit.ly/EagleIC

      Boa sorte em seus projetos e conte sempre conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!

Captcha obrigatório
Seu cadastro foi envado com sucesso!