Estresse da pandemia: como lidar?

COMPARTILHE

Desde o fim de 2019 e começo de 2020, o mundo continua enfrentando a emergência sanitária do coronavírus. Diante disso, muitos países ainda têm que lidar com o isolamento social e outros impactos que afetam o nosso dia a dia. Nesse cenário, é normal sentir o peso do estresse da pandemia, em que muitas pessoas se sentem confusas, tristes, aflitas e com medo.

Segundo a Fiocruz, aumentaram os níveis de depressão, ansiedade e estresse na pandemia, sobretudo com o isolamento social. Justamente por isso, é essencial cuidar da saúde física e mental, inclusive fazendo terapia e exercícios em casa.

De fato, as vacinas são uma luz no fim do túnel, mas ainda precisamos da colaboração de muita gente para superar essa fase. Por isso, é muito importante continuar seguindo as recomendações dos cientistas para combater o vírus, bem como cuidar do próprio bem-estar. Dessa maneira, podemos amenizar o estresse a pandemia, certo?

Qual é a definição de estresse na pandemia?

O estresse é uma reação natural do organismo que ocorre quando existe um cenário de perigo, de modo que o corpo fica em estado de alerta. Em geral, esse tipo de reação provoca alterações físicas e emocionais para que possamos reagir em tempo.

Por sinal, essa é uma herança dos antepassados, que precisavam reagir rapidamente ao se deparar com algum predador pelo caminho. Em outras palavras, o estresse é uma reação do organismo, que serve como uma resposta a algum tipo de estímulo. E isso não é diferente quando falamos no cenário da pandemia e do estilo de vida moderno.

Após vários anos de evolução humana, o estresse também mudou. Hoje em dia, nós não precisarmos lidar com o mesmo tipo de estresse de nossos antepassados. Porém, ainda existem muitos fatores estressantes no cotidiano. Por exemplo: acúmulo de trabalho, contas a pagar, curtos prazos e, também, preocupação com os efeitos da pandemia.

Dicas para enfrentar o estresse da pandemia

Diante de todas as incertezas que vieram com a pandemia, é realmente difícil se manter são. Ainda mais devido às constantes variações de humor do dia a dia, assim como as adaptações para garantir o isolamento social. Para exemplificar, podemos ficar as adaptações feitas para promover as aulas online e o trabalho em home office.

Como estamos nessa caminhada há mais de 1 ano, já passamos por vários ciclos e vivências. Isso inclui: exercícios em casa, cozinhar, assistir lives, cursos online e muitas outras coisas. Desde o começo da crise da COVID-19, estamos tentando realizar atividades para distrair a cabeça, certo? Mas, mesmo assim, ainda existem momentos de angústia e de cansaço – seja físico ou mental, nos quais é difícil manter o foco e aliviar o estresse acumulado.

Além disso, uma das partes mais complicadas desse processo é ficar imaginando quando as coisas podem voltar ao “normal”. A propósito, só o fato de pensar nesse tipo de cenário é algo realmente desgastante em termos emocionais. No fim das contas, não é uma situação que será resolvida facilmente. Por isso, todo esse contexto acaba gerando muito mais estresse.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para te ajudar a aliviar toda essa tensão e, consequentemente, o estresse da pandemia. Veja a seguir!

The Big Bang Theory Reaction GIF - Find & Share on GIPHY

Tome muito cuidado com o excesso de informações

O excesso de informação pode ser algo ruim nesse caso. Em geral, é ótimo ser uma pessoa bem-informada, mas ficar acompanhando todas as notícias da COVID-19 pode ser um pouco prejudicial. Pense assim: o volume de novidades pode gerar um certo mal-estar, sobretudo quando não sabemos o que é fake news ou não. Portanto, vale dar uma pausa nas notícias, além de selecionar boas fontes de informação.

Procure manter contato

Para ajudar a aliviar o estresse da pandemia, tente manter o contato com as pessoas que você gosta. Tudo a distância, claro, rs. Com os avanços tecnológicos, é possível mandar mensagens, fazer videochamadas e falar ao telefone com qualquer pessoa ao redor do mundo. Além do mais, conversar com quem é importante para você ainda levanta o ânimo e traz a sensação de bem-estar.

Mantenha hábitos saudáveis

Ter uma rotina saudável é um ponto fundamental para aliviar o estresse da pandemia. Sabemos que, em tempos de isolamento social, tem sido difícil manter os hábitos saudáveis. Mas lembre-se que a palavra-chave para conseguir se readaptar a uma nova rotina é: organização.

Entenda o atual momento que estamos passando e se organize para não “deixar a peteca cair”, principalmente se o assunto envolve a saúde. Lembre-se que ter uma boa noite de sono, praticar atividades físicas e se alimentar bem são fatores fundamentais para o equilíbrio químico do cérebro.

Faça planos

Agora, pode parecer um pouco complicado fazer planos para o futuro. Contudo, isso será muito importante para te distrair e, também, trazer ideias do que fazer depois da pandemia. Podem ser coisas que te façam bem, como: viagens, sair com os amigos etc.

Entretanto, é importante que você também faça isso moderadamente. Como ainda estamos enfrentando a pandemia, imaginar a volta ao “normal” pode acabar te abalando emocionalmente. Então, faça as coisas bem devagar. Não precisa oficializar nada agora de imediato, mas vá planejamento o seu futuro aos poucos.

Desenvolva a sua capacidade de adaptação

Uma das principais vantagens do ser humano é a sua capacidade de adaptação. E, durante esse período, é importante se habituar à nova realidade, além de aceitar os fatos. O ideal é não pensar em como estariam as coisas se não houvesse a pandemia ou em atividades que você poderia estar fazendo caso isso não tivesse ocorrido.

Ficar sofrendo dessa forma pode ser prejudicial para você mesmo. Portanto, durante essa fase, procure apenas realizar atividades prazerosas para prevalecer o seu bem-estar.

E você, como tem aliviado o estresse da pandemia? Conte para a gente nos comentários!

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EnglishPortuguêsEspañol

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!