Dicas para fazer home office

COMPARTILHE

O ano de 2020 trouxe muitas mudanças para a vida de todos e uma delas foi a possibilidade de fazer home office. Se antes era um percentual pequeno de pessoas que trabalhavam dessa forma, se tornou algo quase obrigatório devido à pandemia causada pelo novo coronavírus.

De certa forma a modalidade de trabalho remoto será a tendência dos próximos anos, mas para isso é necessário aliar coisas como foco, conforto e qualidade de vida para manter a produtividade alta.

Veja algumas dicas abaixo para te auxiliar a não perder o foco enquanto trabalha no conforto de seu lar 🙂

Work From Home GIF by viergrad - Find & Share on GIPHY

Dicas de como fazer home office

Rotina

Ter uma rotina é algo muito importante para fazer um home office se tornar mais produtivo. Basicamente o corpo humano, por questões fisiológicas, precisa seguir um certo padrão para “acordar – realizar as atividades – descansar”.

Por exemplo, sabemos que é impossível manter um alto nível de concentração durante várias horas seguidas então o ideal é fazer pausas periódicas para não se esgotar rapidamente. Procure ver quais são as tarefas do dia antes de começar a trabalhar e deixe as mais complicadas para resolvê-las de uma vez, em um horário que você consegue se concentrar mais.

Tenha um ambiente adequado

Montar uma estrutura exclusiva para exercer a prática do trabalho remoto seria o ideal. Entretanto, sabemos que nem todos conseguem ter esse proveito e por isso trabalham em um lugar comum da casa. Apesar disso, evite trabalhar em cima da cama, do sofá e afins, pois dessa forma seu corpo pode entender errado a situação e se tornar menos produtivo.

Caso você tenha um cantinho especial para montar seu escritório, algumas considerações precisam ser levadas em conta. A sua cadeira precisa ser confortável o suficiente para poder te acomodar por horas, caso contrário a sua coluna pode começar a incomodar com o tempo, e isso levará a problemas maiores. Garanta que esse ambiente não tenha distrações e que você possa realizar suas tarefas diárias sem ser interrompido pelas pessoas que moram contigo ou até mesmo pelos bichinhos de estimação. Seu local de trabalho deve ser silencioso para não atrapalhar sua concentração, e também é essencial ter uma boa iluminação para evitar forçar sua visão.

Veja o vídeo abaixo para deixar seu lugar de trabalho mais aconchegante 😊

Acordos com as pessoas que vivem com você

Bem, isso é algo imprescindível e está diretamente ligado ao tópico anterior (principalmente caso você não tenha um lugar reservado para trabalhar). É muito importante fazer com que o resto dos moradores da casa entenda que o horário do expediente não é hora de ficar papeando ou fazendo outras atividades domésticas.

E para aqueles que tem pets em casa essa pode ser uma tarefa mais complicada, pois os bichinhos não entendem o porquê de você de estar sentado e parado “olhando para o nada” – eles não fazem ideia do que é a tela de um computador, por exemplo – ao invés de dar atenção para eles. Mas, apesar de ser tentador dar carinho para os peludos o tempo todo, evite fazer isso durante o horário de trabalho, caso contrário você poderá perder o foco. Já deixe pronta a água e a comida para eles antes do expediente começar, e reponha nos períodos de pausa se necessário.

Autoconhecimento

Nenhuma das regras para fazer home office estabelecidas irá funcionar se você não se conhecer bem. Em qual horário que você funciona melhor? Qual a sua motivação e seus objetivos? O que te deixa sem energia e como você recarrega elas? O que te ajuda a se concentrar? Essas pequenas perguntas são muito importantes – você precisa responder cada uma com facilidade e honestidade para manter um alto nível de produção.

Tenha uma internet estável

Não tem jeito, a conexão de internet é algo indispensável para quem quer fazer home office. Na verdade, a possibilidade de trabalho remoto só existe por conta dela, então você deve ter uma conexão boa o suficiente para poder desempenhar suas funções sem dores de cabeça.

Tenha um plano B

Vai chegar um momento em que as coisas darão errado e isso é absolutamente normal. Nem sempre tudo funcionará 100% a todo instante e estar preparado para quando esse tipo de imprevisto acontecer é fundamental. Você estará por conta própria para resolvê-los, portanto mapear algumas situações ajudará a solucionar os problemas com mais rapidez. Por exemplo, se o seu sinal de internet cair, ter um bom plano de dados móveis no seu celular pode salvar aquela reunião importante.

Vantagens e desvantagens de fazer home office

Assim como qualquer coisa, fazer home office tem seus prós e contras. Veja alguns deles a seguir:

Vantagens

Economia

A economia nesse caso é relacionada ao tempo de deslocamento gasto até o local de trabalho. Muitas pessoas moram beeeeeem longe de seus empregos e acabam gastando muitas horas no transporte público, no carro ou no Uber, e quando há acidentes e engarrafamentos (VISH!) a situação só piora. O tempo que se leva para chegar até o trabalho pode dobrar, ou dependo até mais do que isso! E não podemos esquecer que ainda é necessário voltar para casa no final do expediente e passar novamente pelo longo trajeto 😔. Portanto, poder trabalhar em casa e evitar esse estresse todo envolvendo o deslocamento com certeza é um ponto muito positivo.

Qualidade de vida

Falando em economia de tempo, ele poderá servir para melhorar a sua qualidade de vida em vários aspectos, aqui vão algumas sugestões:

  • Praticar atividades físicas – mesmo que seja em casa, ainda existem muitos exercícios que podem ser realizados, basta apenas motivação e dedicação 😉
  • Mais tempo para você mesmo – o descanso adequado é muito importante para que seu nível de produtividade continue em um nível elevado. Da mesma forma, se você morar com sua família ou amigos poderá passar mais tempo junto com eles;
  • Estudos – muitas pessoas gostam de aproveitar seu tempo livre estudando para se manterem atualizadas sobre os assuntos ou até mesmo para expandirem seu conhecimento. Veja se esse pode ser o seu caso e procure algo que goste ou tenha curiosidade sobre. Ainda é possível começar a ler um novo livro, estudar um novo idioma e etc, as possibilidades são muitas!

Comodidade

A comodidade também é uma das maiores vantagens de fazer home office. Além de curtir a sensação boa de estar em casa, você poderá organizar melhor o seu tempo para poder fazer determinadas tarefas do trabalho. É claro que se sua empresa funciona durante o horário comercial, você deverá estar online ao mesmo tempo em que seus colegas, mas nada te impede de realizar uma tarefa mais trabalhosa em um momento do dia onde esteja mais concentrado (e sozinho). E também não há aquela pressão constante e invisível que o local de trabalho passa, onde se é cobrado para ser produtivo o tempo todo.

Desvantagens

Distrações

Bem, é fato que existem muitas distrações espalhadas pela casa, como a família, os pets, um amigo(a) que mora com você, as próprias redes sociais, uma sujeira ali outra aqui, e assim por diante, mas é preciso se concentrar no trabalho em meio a todo esse “caos”. Essa pode ser a parte mais complicada de se trabalhar em casa, porém é necessário colocar limites e basicamente seguir aquela linha de pensamento que te falaram na infância: “primeiro a obrigação e depois a diversão”.

Interatividade

Para alguns, trabalhar de forma isolada, longe de todos os colegas e sem ter um contato com outras pessoas não é nada fácil. Nós somos essencialmente seres sociáveis e uns sentem mais a necessidade da socialização do que outros.

Então se você precisa manter contato com as outras pessoas, tente se comunicar com seus colegas diariamente seja por mensagens, vídeo-chamadas e afins. A tecnologia também nos ajudar a contatar outras pessoas mesmo que a distância seja um empecilho.

Trabalhar em excesso

Essa é uma questão complicada, pois não é apenas pelo fato de que sua casa e seu escritório são o mesmo lugar que você deve trabalhar por várias horas a fio só porque “pode” fazer isso. Da mesma forma que se distrair muito pode ser ruim, se distrair de menos também pode ser prejudicial.

Não esqueça de cuidar de si mesmo além de comer corretamente. É muito importante manter o corpo e a mente sãos para continuar produzindo ótimos resultados!

E você, o que acha da ideia de trabalhar em casa? Sabemos que isso é algo novo para muitas pessoas e assim como qualquer mudança é sempre difícil no começo, mas tenha um pouco de paciência. As coisas vão melhorar logo!

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.

Whatsapp +1 (650) 315-1607
Skype: arleth.gomes3
Messenger: http://m.me/eagleintercambio  
E-mail: arleth@eagleintercambio.com

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EnglishPortuguêsEspañol

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!