O Guia definitivo para tirar o seu passaporte

COMPARTILHE

Seis passos rápidos para você tirar o passaporte com facilidade. Vem ver!

O passaporte é o documento mais importante para visitar quase todos os destinos internacionais. Os países do Mercosul são uma exceção, porém, com o passaporte seu embarque fica mais rápido e fácil. Mas não se preocupe: tirar o passaporte comum é bem fácil. Para casos especiais, consulte o site da Polícia Federal.

Tente se organizar para tirar o passaporte com 6 meses de antecedência da sua viagem. O procedimento é rápido, porém, imprevistos podem acontecer. Já vimos greves dos funcionários da Polícia Federal impedirem a emissão de novos passaportes, por exemplo. Você também precisa se programar para ir duas vezes ao posto da Polícia Federal e a sua disponibilidade pode atrasar esse processo. E não se esqueça de que, além do passaporte, algumas vezes é necessário tirar o visto de entrada no país de destino (para turistas, estudantes ou trabalhadores estrangeiros – como é o caso dos Estados Unidos) e esse procedimento podem demorar.

1º Passo: Reúna todos os documentos

Antes de mais nada é importante reunir os documentos necessários e verificar se estão válidos e em bom estado. Você vai precisar de:

  1. Documento de identidade, que pode ser a Carteira de Identidade (RG), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a Carteira de Trabalho;
  2. Passaporte anterior ou o boletim de ocorrência;
  3. CPF, que é dispensável caso o seu número apareça no documento de identidade;
  4. Certificado de Naturalização, se for naturalizado;
  5. E, por fim, as certidões necessárias para comprovar mudanças de nome, se tiver mudado seu nome ou sobrenome alguma vez.

Você não precisa mais apresentar título de eleitor e reservista para tirar o passaporte, porém, você deve estar em dia com as suas obrigações, porque a Polícia Federal tem acesso à essas informações e verificará a sua situação no momento da emissão do passaporte. Você pode verificar como regularizar a sua situação nos sites do TSE e do Exército.

Caso você esteja tirando o passaporte para uma pessoa menor de idade, é importante visitar a lista de documentos no site da Polícia Federal, porque existem particularidades nesse caso, como a fotografia, que falaremos mais adiante.

2º Passo: Preencha o formulário online

Se os seus documentos estiverem válidos e em bom estado, você pode entrar no site da Polícia Federal e preencher o formulário de solicitação do passaporte. Junte todos os documentos citados anteriormente, que foram utilizados para preencher o formulário, e coloque em uma pasta, pois você deverá levar no dia do atendimento.

Depois de preenchido o formulário, você poderá acompanhar o andamento do seu processo através do sistema, com o número do protocolo, CPF e data de nascimento.

3º Passo: Pagamento da GRU

Depois de preenchido o formulário, o sistema gerará um boleto para o pagamento da Taxa GRU, que é de R$ 257,25 atualmente. Não é necessário levar o comprovante de pagamento da mesma para o atendimento. Depois da compensação bancária, você poderá realizar o agendamento do atendimento. Esse prazo costuma ser de até 3 dias. Mas, você pode consultar se o agendamento foi liberado a partir do dia seguinte.

4º Passo: Agendamento

O atendimento poderá ser agendado em qualquer posto da Polícia Federal, independentemente do seu endereço de residência. Você pode fazer o mesmo agendamento para até 6 pessoas. Que tal fazer uma viagem em família? Tem até intercâmbios que são assim!

5º Passo: Atendimento

Eles pedem para que todos cheguem com 15 minutos de antecedência, nem mais e nem menos. Então, programe-se para chegar no horário porque, à princípio, eles não encaixam atendimentos em atraso. Não se esqueça de levar aqueles documentos que utilizou para o preenchimento do formulário online.

O atendimento é rápido. Você colherá as suas digitais e tirará a sua foto. Os responsáveis por crianças menores de 3 anos devem levar uma foto 5×7, recente, colorida e com fundo branco. Para a foto, você pode usar acessórios, desde que não cubram sobrancelhas e não alterem o formato do rosto, não pode usar nada que cubra a cabeça e, preferencialmente, não use lentes coloridas. Uma dica é não usar roupa branca para tirar fotos para documentos.

6º Passo: Emissão do passaporte

Depois de feito o atendimento é só aguardar. Você receberá um e-mail avisando que o seu passaporte está pronto para ser retirado, assim como você pode também acompanhar o andamento pelo site da Polícia Federal. O passaporte costuma ficar pronto em 6 dias úteis e não precisa de agendamento para retirar. Porém, se você não retirar o seu passaporte em até 90 dias, o mesmo será cancelado.

Ninguém pode tirar o passaporte por você. O titular do documento deve estar presente no dia do atendimento e no dia da retirada do mesmo, independentemente da idade, portando um documento de identidade válido e em bom estado.

Depois que retirar o seu passaporte, guarde-o com segurança, porque ele será válido para os próximos 10 anos (para maiores de idade). Caso tenha um visto americano válido no passaporte anterior, leve os dois passaportes sempre que for para a América do Norte: o atual e o que contém o visto válido.

Agora é só programar a sua viagem! Conte com a Eagle Intercâmbio para resolver tudo o que precisar de ajuda. Nosso WhatsApp é +1 (670) 315-1607.

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EnglishPortuguêsEspañol

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!