Por que devemos ter o inglês fluente?

COMPARTILHE

Conseguir ter o inglês fluente é o sonho de muitas pessoas, mas infelizmente não existem atalhos para alcançar esse nível, a proficiência do idioma apenas virá depois de várias horas de dedicação e estudo. Devido a globalização, a língua inglesa acaba sendo exigida nos meios profissionais, sociais e acadêmicos e, por isso, há algum tempo falar inglês deixou de ser um diferencial e se tornou algo praticamente essencial.

Dito isso, é de conhecimento geral que o aprendizado da língua inglesa é acompanhado de muitos benefícios, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa realizada pela Catho (o maior site de empregos do Brasil), o salário de um funcionário que fala inglês fluente – em um cargo de gerência – chega a ser 70% maior em comparação com um profissional no mesmo nível hierárquico que não tem o domínio do idioma.

Vantagens de ter o inglês fluente

Salário maior

Como dissemos ainda há pouco, o profissional que possui o inglês fluente pode ganhar um salário de até 70% maior do que aqueles que não falam o idioma.  Isso acontece porque geralmente essas pessoas conquistam cargos de trabalhos mais altos e possuem mais chances de conseguir melhores projetos, além de novas oportunidades sejam elas dentro ou fora da empresa.

Donald Duck Money GIF - Find & Share on GIPHY

Preferência no mercado de trabalho

Ter o inglês fluente tem se tornado algo cada vez mais obrigatório e é constantemente exigido pelas empresas. Por isso, os profissionais que possuem proficiência na língua saem na frente dos demais para disputar possíveis vagas, como também tendem a se destacar mais no mercado de trabalho.

Oportunidades no exterior

Você com certeza já deve ter visto por aí aquelas vagas no exterior com altos salários, ótimos benefícios, mas que precisam do inglês avançado e por isso – muitas vezes – não são preenchidas porque não encontram um profissional capacitado. Logo, a pessoa que sabe falar esse idioma tem maiores chances de conquistar uma oportunidade dessas, visto que ela não ficará limitada as fronteiras de seu país.

Trabalhar em grandes empresas

Ter o inglês fluente é indispensável para quem quer trabalhar em grandes empresas como Apple, Google, Facebook, Microsoft e outras. Essas companhias possuem escritórios em todos os cantos do mundo e tendem a ditar e/ou revolucionar o mercado, principalmente no ramo da tecnologia. Esse é apenas um exemplo, mas de forma geral, o inglês é o idioma falado no mundo dos negócios, portanto as suas chances de conseguir um trabalho melhor aumentarão significativamente.

Autoconfiança

Saindo um pouco do lado profissional, o pessoal também se beneficia com o aprendizado de um novo idioma, isso porque tanto a sua autoestima e autoconfiança serão aumentadas. Assim, da mesma forma que você vê as pessoas que falam outra língua como mais inteligentes, os demais também irão te olhar desse jeito. E consequentemente você se tornará uma referência para aprender o idioma e poderá até ajudar seus amigos nos estudos.

Dicas para conseguir falar inglês fluente

Intercâmbio

Bem, a melhor maneira de estudar inglês é estando em um ambiente completamente imersivo. Não existe forma melhor de aprender uma nova língua do que praticando 24 horas por dia e 7 dias por semana! Poucas semanas são o suficiente para você sentir uma grande evolução no seu conhecimento linguístico. Através do intercâmbio você poderá viver situações reais onde terá que se virar sozinho, se comunicar com pessoas diferentes e ter temas completamente distintos do que você provavelmente veria em uma aula de inglês. A sua desenvoltura será maior, seu raciocínio começará a ficar mais rápido e depois de um tempo, pouco a pouco, a fluência irá aparecer de forma natural! Lembre-se que se você tiver um intercâmbio em mente, pode contar com a gente 😉!

Pratique diariamente

Estabelecer um contato diário com a língua é essencial para alcançar o nível de fluência. Por isso o ideal é dedicar uns minutinhos do seu dia para praticar a pronúncia, aprender regras gerais de gramática e palavras novas.

Pensar em inglês também é algo fundamental para a conquistar a desenvoltura. A maneira de fazer isso é se cercando de conteúdos em inglês como filmes, séries, músicas, documentários, livros, e outros tipos de entretenimento. Assim você pode ir anotando o que não entende, associando palavras as imagens e repetindo tudo o que escuta. E eventualmente o seu cérebro vai compreendendo melhor o idioma.

Não se preocupe com sotaque

Ter medo ou vergonha do sotaque enquanto aprende uma nova língua é natural, mas não é necessário agir assim. Bem, tenha em mente que o inglês é a língua oficial de vários países então é extremamente natural que existam variações linguísticas de uma nação para outra – se dentro de um mesmo país já existe gírias e modismo diferentes imagina quando se atravessa a fronteira, rs.

De maneira geral não se preocupe com sotaque, você só será um estrangeiro aprendendo inglês e está tudo bem em soar como tal. Apenas tente transmitir uma mensagem clara e pronunciar as palavras de forma correta.

Utilize a tecnologia ao seu favor

As ferramentas tecnológicas têm contribuído muito com o ensino de idiomas nos últimos anos. Existem muitos aplicativos – até mesmo gratuitos, como por exemplo o Duolingo – que podem te ajudar a construir uma ótima compreensão da língua.

Outra opção que surgiu nos últimos anos é aprender através dos podcasts. Essa ferramenta tem sido sucesso principalmente entre o público mais jovem e pode ser utilizada de maneiras muitos diferentes. Existem muitos professores que dão ótimas aulas através dessa plataforma. Além disso, o aprendizado através dos jogos também se destaca ao longo dos anos. Muitas pessoas que hoje em dia falam inglês, se interessaram em aprender o idioma porque tiveram esse primeiro contato enquanto jogavam algum game.

Agora que você já sabe algumas vantagens de falar inglês fluente, que tal mergulhar de vez no estudos?

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EnglishPortuguêsEspañol

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!