A importância do inglês para negócios

COMPARTILHE

Em um mundo extremamente globalizado como esse em que vivemos todas as conexões, sejam elas quais forem, atravessam os 4 cantos do globo. É de se esperar que o mundo dos negócios fosse afetado e até de certa forma reinventado. Por isso o mercado de trabalho moldou-se de uma maneira onde as empresas têm procurado por profissionais mais qualificados e com fluência em inglês, considerado o idioma “oficial” do mundo.

E qual é o impacto que tudo isso causa? Bem, fazendo uma breve analogia o idioma se tornou hoje o que foi o latim na Idade Média para o povo ocidental, uma língua considerada “franca”, que conecta pessoas de diferentes regiões.

Ficou no passado o tempo em que ter conhecimentos sobre o inglês era um diferencial, atualmente além de ser necessário tornou-se indispensável que as pessoas tenham aptidão suficiente para se comunicar de forma eficaz, principalmente para aqueles que desejam cargos mais altos. Adiar o aprendizado desse idioma é prejudicar (e muito!) a sua carreira profissional. Afinal, todo mundo já viu falar ou conhece alguém que perdeu uma grande oportunidade por não compreender a língua inglesa, não é mesmo?

Além de abrir diversas portas tanto para o seu crescimento pessoal quanto profissional, o inglês para negócios te dará muitas oportunidades, como acesso a melhores vagas de trabalho, chances de recolocação profissional, mudança de área ou atividade, possibilidades de morar (e trabalhar) fora do país – e essas são apenas algumas das diversas chances existentes.

O próprio universo da educação é afetado com tudo isso. Diversas instituições no Brasil que oferecem cursos de pós-graduação, doutorado e mestrado cobram a leitura de materiais didáticos em inglês. 

Alternativas para aprender o inglês para negócios não faltam hoje em dia. A maioria das escolas de intercâmbio oferecem programas voltados exclusivamente para esse assunto. E para aqueles que não possuem tempo devido a cansativa rotina de trabalho, uma alternativa bem viável são as modalidades de cursos online.

Dicas de expressões em inglês para negócios

Durante a rotina do ambiente corporativo, existem várias palavras específicas que são empregadas e que seus significados transmitem grande importância. Além de ter o conhecimento em inglês, é importante que seu vocabulário esteja pronto para compreender os termos e aplicar seus conhecimentos adquiridos. Confira algumas dicas para ficar por dentro das expressões que são utilizadas em inglês para negócios.

Networking

Se refere a estabelecer ou manter uma rede de contatos. Essa atividade vem ganhando cada vez mais notoriedade e, embora não seja tão nova quanto parece, ela promove construções de relacionamentos para que em um futuro próximo seja transformada em benefício mútuo. 

Feedback

Receber e dar um feedback é um tipo de atividade essencial para o crescimento profissional de qualquer pessoa. Esse tipo de expressão significa dar um retorno sobre o desenvolvimento de um indivíduo.

Mais lembre-se, quando você for dar o feedback de algo ou alguém tente fazer uma crítica construtiva e apresente os pontos que te levaram a ter essa opinião sobre determinado assunto ou ação, para que dessa forma o ouvinte possa entender e absorver o que está sendo dito e assim crescer tanto pessoalmente quanto profissionalmente.

Background

Esse termo diz a respeito de um cenário-base – alguma coisa que serve como plano de fundo de uma determinada situação, mas que é perceptível. Mas, quando se trata de inglês para negócios, o termo geralmente se refere a experiência profissional ou a histórico comportamental, seja de um colaborador em específico, seja de todo um time.

Brainstorm

Significa “tempestade de ideias“ em tradução livre, e não é nada mais nada menos do que uma reunião dinâmica realizada em grupos mistos (com pessoas de vários cargos, backgrounds e afins), utilizada por diversas empresas, que possui o objetivo de fazer brotar as melhores ideias e soluções para uma necessidade específica. Acontece que todos terão a oportunidade de falar, opinar e dar ideias, o que parece mesmo uma grande de bagunçada tempestade, mas traz insights importantes já que pessoas de mundos diferentes, com visões distintas, se colocam à disposição para ouvirem umas às outras.

CEO

Essa provavelmente seja a expressão mais ouvida envolvendo o inglês para negócios. Assim como a palavra Boss, CEO se refere ao chefe da empresa, mas aquele chefe mesmo, que cuida das principais decisões estratégicas e leva o leme de toda a companhia em suas mãos. Imagina o tamanho da responsabilidade! Essa sigla deriva do termo Chief Executive Officer,

Lay off

Esse termo derivado da língua inglesa remete a uma suspensão temporária do contrato de trabalho. Essa é uma alternativa que as empresas recorrem quando enfrentam alguma séria crise econômica e não têm dinheiro o suficiente para pagar seus funcionários, e para não ter que demití-los, elas utilizam dessa suspensão momentânea.

Backup

Trata-se do ato de fazer uma cópia de segurança de determinadas informações. De modo geral, é frequentemente mais utilizada na área de informática para indicar que existe uma cópia de segurança para um ou mais arquivos armazenados em lugares diferentes.

Report back

Imagina que o seu chefe pediu um relatório sobre os últimos seis meses e que, para completar os dados, você precisará validar com outros dois departamentos. To report back stands for this action de retornar com as respostas que lhe foram solicitadas.

Benefícios que o inglês para negócios pode trazer

Ser fluente em uma língua tão importante como o inglês traz inúmeros benefícios, todos sabemos. Mas, uma vez que temos uma noção clara do impacto de saber se comunicar apropriadamente em inglês no mundo dos negócios, podemos elencar algumas vantagens competitivas e únicas:

  • Maiores chances de conseguir tirar os vistos e, consequentemente, conseguir um emprego no exterior;
  • Vantagem competitiva no mercado, ao se tornar um profissional mais qualificado;
  • Networking, já que muitos profissionais do mercado internacional se comunicam em inglês e podem te oferecer oportunidades em seu país de origem;
  • Maior probabilidade de conseguir uma promoção e um aumento de salário;
  • Estabilidade a longo prazo;
  • É a língua utilizada na tecnologia, dessa forma tendo fluência em inglês você terá uma capacidade maior de entender e manipular recursos digitais;
  • Maior confiança e segurança para realizar apresentações e participar de reuniões, conferências, etc.
  • A oportunidade de ser incluído em viagens corporativas e assim conhecer vários países sem gastar nada;
  • Compreender melhor as culturas de outros países, o que pode significar e muito durante uma transação comercial.

Essas são apenas algumas oportunidades que o inglês para negócios oferece, e agora sabemos que no mundo corporativo é essencial ter conhecimentos de uma língua estrangeira, sendo o inglês a principal dentre elas. Sabia que a Eagle tem programas focados em inglês para negócios? Então, o que está esperando? Fale conosco!

Ter conhecimentos sobre a língua inglesa abre um número imensurável de portas e oportunidades. Tenha sempre muita dedicação e empenho, pois as duas juntas são a chave para o sucesso! Não deixe o seu aprendizado para depois, o seu futuro agradecerá e muito 😉

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EnglishPortuguêsEspañol

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!