Por que dizemos intercâmbio cultural?

COMPARTILHE

O que é um intercâmbio cultural? Certamente você já deve ter pensado sobre isso ao menos uma vez. Bem, se fosse para resumir a resposta dessa pergunta, poderia ser dito que consiste em uma viagem internacional que uma pessoa faz com o intuito de aprender mais sobre a cultura, costumes, história e tradições de um outro país.

Fazer um intercâmbio cultural é como unir o útil ao agradável, pois você vai aprender ou aprimorar as suas habilidades com um outro idioma, mergulhar de cabeça em outra cultura e, ainda, poder aproveitar a viagem a um país que sonhava em conhecer. Toda essa experiência irá agregar tanto para o seu currículo quanto para a sua vida pessoal.

Por que fazer um intercâmbio cultural?

Ter a oportunidade de vivenciar uma experiência internacional é algo que está sempre na mente dos brasileiros e isso independentemente da idade. Na verdade, muitas pessoas têm a impressão de que um intercâmbio é um programa voltado para o público mais jovem, mas isso não passa nem perto de ser verdade, pois existem cursos voltados para todas as idades e gostos. Dito isso, você pode entrar em contato conosco para entender melhor quais programas de intercâmbio existem e não deixar de fora nenhuma opção!

Além dos próprios motivos pessoais que levam uma pessoa a ingressar em um intercâmbio cultural, os benefícios que essa experiência traz são levados para a vida. Confira a seguir algumas vantagens que esse programa oferece ao intercambista!

Ser fluente em um outro idioma

Não importa quanto tempo você tenha estudado inglês em seu país de origem, morar fora vai aprimorar (e muito!) o seu conhecimento sobre essa língua estrangeira, e é exatamente aí onde o intercâmbio entra.

Quem realiza esse programa aprende muito mais rápido e melhor, já que o estudante estará inserido em todo um contexto onde se fala inglês 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Expandir seu conhecimento cultural

Assim como o tópico anterior, esse é o principal objetivo para quem procura um intercâmbio cultural. No momento em que você desembarcar no aeroporto, vai logo se deparar com um mar de novas experiências e aventuras. Também terá a oportunidade de experimentar novos sabores, descobrir novos costumes, tradições, sotaques e outras coisas que talvez nunca tenha imaginado.

É por isso que fazer um intercâmbio cultural é uma oportunidade maravilhosa de viver a vida sob um ponto de perspectiva completamente diferente da que você vivia no seu país de origem. Sendo assim, procure aproveitar cada segundo para conhecer ao máximo o local, ampliando assim o seu conhecimento cultural.

Ao se permitir vivenciar uma outra cultura, você está demonstrando empatia e respeito, e consequentemente, as suas chances de ter uma viagem inesquecível são maiores. E no final do programa, você voltará para casa com uma outra visão de mundo.

Preferência no mercado de trabalho

As empresas, de modo geral, costumam dar muita atenção ao histórico do candidato. E se o profissional tiver um intercâmbio no seu currículo a chance dele sair na frente dos demais é muito alta, pois para os empregadores, aqueles que estudaram em outro país são mais versáteis, compromissados, possuem uma outra visão das coisas, gostam de encarar desafios, são mais curiosos e etc.

Amigos de outros cantos do mundo

Claro, uma viagem como essa com certeza seria ainda mais inesquecível se você tiver amigos por perto. E conhecer novas pessoas durante um intercâmbio é um dos pontos altos do programa!

Para quem é mais extrovertido terá mais facilidade de estabelecer novas relações com pessoas de outros lugares do mundo, mas mesmo se você for mais tímido também terá suas oportunidades de criar novos laços de amizade.

High Five Friends GIF - Find & Share on GIPHY
Esperamos que você possa fazer amizades tão boas quanto a do Pikachu e a do Eevee 🙂

Portanto, mantenha-se aberto a novas possibilidades. Puxe conversas com seus colegas de classe e/ou roommates, participe de eventos e festas, faça perguntas as novas pessoas ao seu redor e principalmente mostre interesse. Além de criar novas amizades, essas iniciativas de comunicação vão te ajudar a desenvolver ainda mais o idioma.

Autoconhecimento

Quem participa de um intercâmbio cultural passa por experiências que ficaram marcadas para a vida toda. Isso porque passar um tempo fora da sua zona de conforto, longe de amigos e familiares e dependendo apenas de você para as coisas acontecerem, é uma grande oportunidade para conhecer a si mesmo.

Devido a essa vivência, os intercambistas aumentam consideravelmente a sua autoconfiança e conseguem enfrentar medos desconhecidos com mais facilidade após uma temporada em outro país.

Como fazer um intercâmbio cultural?

Uma maneira simples de você realizar um intercâmbio cultural é entrando em contato conosco. Temos parcerias com várias escolas espalhadas pelos Estados Unidos, basta você nos dizer quais são suas preferências, como: localização, clima, tempo de duração e afins. Dessa maneira podemos montar um intercâmbio personalizado para você!

E então se interessou em fazer uma aventura como essa?
Já fez um intercâmbio? Conte-nos a sua história nos comentários!

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EnglishPortuguêsEspañol

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!