Realize o sonho de fazer um intercâmbio

COMPARTILHE

O intercâmbio tem se tornado uma prática cada vez mais comum ao redor do mundo. Nele você poderá aprender uma nova língua estrangeira e conhecer uma cultura totalmente diferente ao mesmo tempo. Basicamente, é como unir o útil ao agradável, além disso, sempre vai ter um tipo de intercâmbio perfeito para você, independente da sua idade. E para fazer como que a sua experiência no exterior seja ainda mais inesquecível, e segura, é sempre melhor contar com quem tem muitos anos de experiência na área, assim como a Eagle Intercâmbio, que cuida de todos os processos para que o intercambista possa aproveitar ao máximo toda a sua experiência no exterior.

Dito isso, agora vamos passar algumas dicas para você ir se preparando para o tão aguardado intercâmbio!

Dicas para se preparar para o intercâmbio

Junte dinheiro

Antes de mais nada você precisa começar a juntar dinheiro com antecedência. Por isso é importante ter um controle melhor sobre as suas finanças, fazendo um acompanhamento frequente sobre o valor de suas contas. Para conseguir se organizar com mais facilidade, o ideal é montar uma planilha financeira, como todos os seus ganhos e gastos, pois assim é mais fácil de visualizar a sua atual condição e as suas possibilidades de economia.

Após montar a sua planilha, a primeira coisa a ser feita é olhar as suas despesas e separar tudo o que é essencial e o que é supérfluo. Após isso, descarte tudo aquilo que é desnecessário e mude seus hábitos financeiros para consumir de forma consciente, evitando compras por impulso e lembrando que pequenas despesas quando juntas tornam-se uma bola de neve e podem fazer falta no seu orçamento lá na frente.

Juntando essas duas dicas, é possível fazer uma média de quanto você precisa economizar no mês e estimar quanto tempo será necessário para juntar o valor preciso para fazer o intercâmbio. Não se assuste se o prazo for um pouco maior do que imaginava, normalmente demora-se um pouquinho para conseguir levantar o dinheiro necessário. Lembre-se que o intercâmbio é um investimento, então não é algo que é possível se realizar do dia para noite!

The Simpsons Money GIF - Find & Share on GIPHY

Defina o destino do seu intercâmbio

É importante que você tenha em mente o lugar para onde quer ir. Pense quais são os seus objetivos no intercâmbio e se o destino que escolheu se encaixa nele, pois assim é possível fazer um programa em uma localização que atenda as suas expectativas e que também se encaixe no seu bolso. Aproveite para pesquisar sobre a cultura do país, o estilo de vida e o custo da cidade onde você vai ficar, como funcionam os transportes públicos, como é bairro e os arredores, e etc.

Nós também iremos passar informações sobre como é a cidade, lugares para visitar, dicas de entretenimento e afins. Mas é importante que você também faça sua “lição de casa” e pesquise sobre o seu destino.

Defina que tipo de programa você procura

Existem diversas modalidades de intercâmbio e cada uma delas têm um propósito específico. Pesquise bem e escolha qual o tipo de programa se encaixa melhor nos seus objetivos. Confira abaixo alguns tipos de intercâmbio:

Curso de idioma Os cursos de idioma são os mais procurados pelos intercambistas e abrangem desde os níveis mais baixos até os mais avançados. Esse programa dá uma ótima imersão ao aluno para aprender ou aperfeiçoar todos os conceitos da língua inglesa.

High School (Ensino médio) – Assim como o nome diz, esse programa é voltado para os jovens que ainda estão fazendo o ensino médio e querem cursar esse período em uma instituição internacional.

Trabalhar e estudar – Essa modalidade também tem sido muito buscada nos últimos anos, e assim como o nome sugere, o intercambista poderá estudar em um período do dia e trabalhar em outro.

Exames de proficiência – Existem cursos que visam a preparação do intercambista para os testes de proficiência da língua inglesa. Esse programa é mais voltado para quem deseja comprovar a fluência do inglês através de uma prova.

Ainda existem muitos tipos de programas, esses foram apenas alguns exemplos para mostrar que sempre há um intercâmbio que mais se adequa ao seu objetivo.

Compre a moeda estrangeira aos poucos

Como o dólar está batendo recordes de cotação nos últimos meses, o ideal é ir comprando a moeda aos poucos. Como não há maneira de prever a flutuação monetária, é importante ir acompanhando o valor do câmbio e sempre deixar para comprar a moeda quando ela estiver com a cotação mais baixa.

Comece a acompanhar os sites de cotação e faça disso uma rotina. Você não precisa virar um expert em flutuação monetária – até porque isso pode te dar algumas dores de cabeça, rs –, somente verificar se o valor mudou e quanto mudou é o suficiente.

Passagens aéreas

Assim como o câmbio, é importante que você comece a acompanhar as passagens aéreas com antecedência. Elas normalmente costumam encarecer bastante todo o orçamento do intercâmbio se for deixada para a última hora. Não apenas verificando as passagens meses antes da sua viagem, mas como também pesquisar durante a madrugada, comparar o preço de várias companhias, procurar em diferentes dias da semana e considerar fazer voos com conexões, são medidas que podem facilitar para encontrar uma passagem aérea mais em conta.

E então, gostou das dicas? Se você tiver interesse ou tem dúvidas sobre como funciona um intercâmbio, entre em contato conosco, será um prazer te ajudar no que for necessário.
Além disso, você pode nos acompanhar pelo Instagram e Facebook para ver as novidades que postamos por lá. Caso queira, você também pode utilizar de um destes canais para falar conosco:
Whatsapp: bit.ly/EagleIC
Messenger: m.me/eagleintercambio

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EnglishPortuguêsEspañol

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!