O melhor modelo de carta de suporte financeiro

COMPARTILHE

Veja um modelo completo de carta de suporte financeiro e dicas de como preenchê-la

A carta de suporte financeiro é requisitada para a maioria das pessoas que estudarão em qualquer instituição de ensino no exterior, independentemente da idade, curso, grau de instrução ou nacionalidade. Se você pretende ingressar nessa jornada e está pesquisando sobre o assunto, deve ter visto esse termo por aí. Mas, não se preocupe, nós te contaremos tudo o que precisa saber sobre ela e te daremos um modelo de carta de suporte financeiro que é fantástico 🙂

Mas o que é uma carta de suporte financeiro?

Ela é exigida caso o estudante não tenha condições de pagar pelo próprio curso e custo de vida no país onde estudará. A carta deve ser escrita, pelo patrocinador ou responsável financeiro para comprovar que possui os recursos necessários para financiar o estudante. Ela é exigida pelo consulado americano para emissão do visto de estudante, pela instituição de ensino para a inscrição no curso e até pela imigração para a entrada do estudante no país de destino.

Você precisará de um Patrocinador

O seu patrocinador (ou responsável financeiro) pode ser um parente de primeiro grau, a empresa onde trabalha ou uma instituição que doou uma bolsa de estudos no exterior. Seja quem for, é importante deixar claro a relação que essa pessoa ou empresa tem com você, estudante, e que as informações na carta sejam verdadeiras e claras. Afinal, a instituição pode pensar que você pretende trabalhar de forma ilegal para se manter no país, por exemplo. Isso vai impedir a aprovação da sua matrícula na escola ou faculdade ou a sua entrada no país onde quer estudar. Chato, né?

Lembrando que é essa pessoa ou empresa que escreverá e assinará a carta e que fornecerá todos os documentos solicitados exigidos, como o extrato bancário.

Qual o melhor modelo de carta de suporte financeiro?

Aqui nós te daremos um modelo geral e existem diversos modelos dessa carta na internet. O mais recomendado é, antes de mais nada, entrar em contato com a instituição onde você estudará. Assim, você poderá verificar se eles têm o próprio modelo de carta de suporte financeiro ou se têm instruções específicas sobre como preenchê-la e quais documentos serão necessários. Mas pode ficar em paz – conte com a Eagle, a gente faz isso pra você.

Ao procurar essa informação na internet ou no site da escola ou faculdade, procure pelos termos Affidavit Letter, Sworn Statement, Financial Support Letter, Letter of Financial Assistance, entre outros.

O que devo colocar na carta?

De forma geral, as informações que você deve incluir no seu modelo de carta de suporte financeiro são:

  1. Dados completos do estudante (nome, passaporte com validade e expedição e endereço);
  2. Número do SEVIS, caso o país de destino seja os Estados Unidos;
  3. Instituição de ensino que será a patrocinadora do visto e o curso ou especialização;
  4. Custos dos estudos;
  5. Dados completos do responsável financeiro: nome, identidade e residência;
  6. Quantia disponível para o financiamento do curso em dólares;
  7. E menção aos documentos anexos, que comprovam a renda do responsável.

O principal documento é o extrato bancário, porque a quantia destinada para esse fim deve estar disponível. Ou seja, não vale colocar o patrimônio ou investimentos sem liquidez. Algumas instituições aceitam o extrato impresso da internet, mas outras são mais rigorosas e pedem o extrato gerencial da conta. Verifique essa informação junto a sua escola ou faculdade.

Dicas gerais para o modelo de carta de suporte financeiro

  • Ela deve ser escrita em inglês;
  • Seja formal e objetivo, não coloque informações desnecessárias;
  • Não minta, as consequências podem ser graves;
  • Faça a revisão e evite erros gramaticais, tudo conta ao seu favor;
  • Estruture bem a sua carta para expor as informações de forma clara;
  • Revise a sua carta com calma, para verificar se falta alguma coisa ou eventuais erros.

Modelo de carta de suporte financeiro

(Nome da instituição)
(Endereço da escola ou faculdade)
(Cidade, estado e CEP)

To whom it may concern,

I,  (nome do responsável financeiro), born in (cidade, Estado, e data de nascimento do responsável financeiro), will be providing  (nome do estudante), (número do passaporte e SEVIS, cidade, Estado, e data de nascimento) with full financial support during (his/her) studies at the (nome da instituição de ensino). I understand the cost of attending the (nome do curso ou especialização) at the (nome da instituição de ensino) is in the region of (quantia necessária) per (month/semester/year). I have adequate funds to support (him/her) during the course of studies.

I confirm that the financial support provided to (nome do estudante) is indefinite and will ensure that (he/she) never becomes reliant on public funds.

Please find enclosed my financial information, including bank statements. 

Sincerely,
(nome do responsável financeiro)
(data da carta)

Não se esqueça de verificar diretamente com a escola ou faculdade se há instruções e documentos específicos exigidos por eles. Em caso negativo, use o nosso modelo de carta de suporte financeiro e boa sorte!

É exatamente nessa hora que a Eagle entra para te ajudar a realizar o seu sonho de estudar fora. Clique aqui e fale com a gente, vamos te ajudar a fazer o planejamento que você precisa para fazer seu intercâmbio.

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS

2 respostas

    1. Adelle, tudo bem?

      Sinto pela demora em responder – seu comentario ficou preso por uma configuracao incorreta do nosso lado. Agora que esta tudo certo, gostaria muito de te ajudar. Tomei a liberdade de encaminhar seu e-mail e mensagem a um dos nossos consultores, tudo bem? Fico ansioso para dar inicio ao seu processo.

      Um abraco!
      Raul Costa
      Marketing Manager

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!

Captcha obrigatório
Seu cadastro foi envado com sucesso!