10 motivos para fazer seu intercâmbio nos Estados Unidos

COMPARTILHE

Nós da Eagle Intercâmbio preparamos 10 motivos para você estudar na terra do Tio Sam. Bora?

São muitos países dentro do mesmo país. Os Estados Unidos são o terceiro maior país do mundo, com uma diversidade enorme de paisagens, culturas, estilos de vida, gastronomias e condições climáticas. Quem faz intercâmbio nos Estados Unidos pode escolher entre cidades totalmente diferentes umas das outras. São muitos os motivos para estudar nesse país de dimensões continentais.

1. Familiaridade

Nós estamos acostumados a acompanhar séries americanas, assistimos a muitos filmes de Hollywood, somos fãs de cantores e bandas americanas e comemos hotdogs e hamburguers. Com essa proximidade da cultura americana, a evolução no inglês e adaptação de quem faz intercâmbio nos Estados Unidos costuma ser muito mais fácil do que a de quem opta por outros destinos. 

2. Compras

Eletrônicos, roupas, calçados e outros produtos de consumo são muito mais baratos por lá (a forma de calcular impostos é diferente, então quando se pensa em quem ganha em dollars, os produtos comprados nos EUA saem bem mais em conta). Então, você pode aproveitar o seu intercâmbio nos Estados Unidos para renovar o guarda-roupas, conhecer novos gadgets ou adquirir aquele celular recém lançado.

3. Estrutura das cidades

As redes de transporte público e as vias rodoviárias são muito bem sinalizadas e bem estruturadas. As cidades americanas também costumam ser muito seguras e ter restaurantes, farmácias e outros serviços funcionando 24 horas por dia, principalmente nas grandes metrópoles. Tudo isso facilita muito a vida do intercambista.

4. Principal destino de intercambistas

Os habitantes dos Estados Unidos estão acostumados a receber turistas e estudantes estrangeiros, principalmente os latinos. As cidades e os habitantes locais se adaptaram nos cardápios dos restaurantes, no atendimentos de estabelecimentos comerciais e até mesmo na sinalização de alguns pontos turísticos. É claro que o objetivo ao fazer um intercâmbio nos Estados Unidos é fazer uma imersão em inglês, mas ter pessoas acostumadas a receber estrangeiros facilita a nossa adaptação e nos deixa mais tranquilos.

5. Inglês americano

Em outros países que têm o inglês como o idioma nativo o sotaque é bem diferente do que a grande maioria dos estudantes procura. O inglês britânico e o australiano, por exemplo, têm  palavras e expressões específicas e a pronúncia de diversas palavras em comum pode ser totalmente diferente. O Canadá é o que mais se aproxima, mas também possui diferenças na pronúncia e vocabulário. O inglês mais falado (tanto no mercado quanto na cultura pop) é o americano, o que ajuda no treino e fixação do conteúdo aprendido.

6. Turismo

Aproveite o seu tempo por lá e visite os famosos pontos turísticos dos Estados Unidos, seja de ônibus, trem ou com um vôo low cost. Mesmo que não escolha uma grande cidade para estudar, aproveite os fins de semana ou o período final dos seus estudos para praticar o seu inglês no dia a dia e aproveitar a diversidade desse incrível país.

7. Opções de intercâmbio

Por ser tão grande e tão diverso, são muitos os tipos de cursos que você pode fazer durante o seu intercâmbio nos Estados Unidos:

  1. No Au Pair, o estudante fica um ano em casa de família como babá, recebendo remuneração, estadia, alimentação e claro, estudos;
  2. As universidades têm programas de 4 a 6 meses com foco em conversação;
  3. Nas escolas de idiomas (focadas apenas no ensino do idioma para estrangeiros) o professor segue um livro-texto e tem uma prova ao final do curso, de modo bem objetivo;
  4. No “Work and Travel” o intercambista exerce uma função remunerada junto com suas aulas de inglês;
  5. Os cursos livres em inglês têm curta duração e são de áreas específicas, por exemplo, um curso de culinária em inglês;
  6. As escolas preparatórias são recomendados para conseguir uma certificação do idioma e fazer graduação ou pós-graduação no exterior;
  7. Há cursos gratuitos de nível básico e intermediário que são oferecidos por colégios, igrejas, entre outros. Aproveite!

8. Visto

Qualquer país tem suas regras para a entrada de intercambistas. Para realizar o seu intercâmbio nos Estados Unidos, você precisa ter o passaporte válido e tirar o visto de estudante que pode ser o B1/B2, com permissão para estudar até 18 horas semanais e por até 90 dias, ou o M1/F1, com permissão para estudar mais de 18 horas semanais e por mais de 90 dias. O tipo de visto depende do tipo de curso que fará. 

Todo país tem suas regras para a entrada de intercambistas. Para realizar o seu intercâmbio nos Estados Unidos, é preciso ter o passaporte válido e tirar o visto de estudante (que pode ser o F1/J1/M1), com permissão para estudar minimo 18 horas semanais. Com visto de turista ou negócios (B1/B2), é possível estudar, mas somente de forma recreativa. Isso significa menos de 18 horas semanais e por no máximo 90 dias. O tipo de visto depende do tipo de curso que você fará. 

Se você já tem um visto válido de turista (B1/B2) e fará um curso de curta duração, por exemplo, você não precisa de mais nada. E se for tirar o visto, saiba que o processo está cada vez mais fácil, rápido e totalmente eletrônico. Você só precisa comparecer às entrevistas e responder com total sinceridade (pois a polícia federal pode cruzar os dados, garantindo a veracidade das respostas).

Não é necessária nenhuma vacina específica para entrar no país.

9. Custos

Um intercâmbio nos Estados Unidos é mais barato do que em vários outros destinos, como Londres e Austrália. E estamos falando desde as tarifas aéreas até os próprios cursos. Há ainda cidades americanas onde o custo de vida é mais baixo, como as do interior do país. Converse com a Eagle, nós te ajudaremos com esse planejamento.

10. Diversidade cultural

Falamos aqui como os Estados Unidos são o principal destino de intercambistas do mundo todo, certo? Ao fazer o seu intercâmbio nos Estados Unidos você entrará em contato com estudantes de diferentes idiomas e culturas; todos falando e estudando o inglês. Isso enriquecerá o seu intercâmbio e ainda fará com que você se acostume com pessoas falando inglês com diferentes sotaques.

Com tudo isso, os Estados Unidos definitivamente são uma ótima opção para o seu intercâmbio. Agora é só decidir em que canto desse enorme país você vai estudar. Conte conosco nesse processo de escolha: fale com a Eagle e peça seu planejamento de intercâmbio, é grátis! 🙂

Whatsapp: +1 (650) 315-1607
E-mail: arleth@eagleintercambio.com

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!

Captcha obrigatório
Seu cadastro foi envado com sucesso!