Para ouvir e cantar junto: músicas sobre a Califórnia

COMPARTILHE

Para muitas pessoas as suas vidas podem ser contadas/representadas através de uma música, vendo as coisas por esse ponto de vista é normal imaginar que certos momentos inesquecíveis, como as viagens, também sejam marcados por uma melodia.

Porém alguns lugares deixam tantas memórias marcantes em certas pessoas que acabam ganhando músicas. Países, cidades grandes e até mesmo determinadas regiões menores já serviram inúmeras vezes como fonte de inspiração e que posteriormente tiveram suas letras eternizadas.

Se tratando da Califórnia, nenhum dos outros 49 estados dos Estados Unidos possui tantas canções e homenagens se comparados ao Estado Dourado (o apelido carinhoso dado à CA). Muitas dessas músicas fazem uma alusão a alguns pontos específicos do estado, enquanto outras simplesmente transmitem a vibe de lá. 

A música em si é algo muito pessoal e é difícil dizer com precisão quais os sentimentos que podem vir à tona quando uma melodia agrada nossos ouvidos. A canção está presente em nossa cultura desde os primórdios da humanidade, sendo responsável por descrever contos históricos, pensamentos, mundos ideais e muito mais, tanto que é uma das principais formas de arte capaz de fomentar a liberdade de expressão. #BELACIAO

Diversos pesquisadores reconhecem que a música serve como uma espécie de molde para o desenvolvimento da mente humana, proporcionando o bem-estar, estimulando a criatividade, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, principalmente nas questões mais profundas, de cunho reflexivo.  

Mas afinal de contas, por que será que existem tantas músicas sobre a Califórnia? As belas paisagens, o clima agradável durante boa parte do ano e o estilo de vida diferenciados costumam ser as virtudes mais convidativas, mas será que seriam as únicas?

O que leva o estado da Califórnia a inspirar tantos artistas?

A verdade é que não há (nem haverá) uma resposta concreta para isso, visto que todo mundo passa por experiências diferentes e possuem visões de mundo diferentes. Entretanto se pensarmos em todo o contexto que a Califórnia está envolvida não fica difícil entender o porquê do estado receber tantas homenagens por meio das canções.

A costa oeste dos Estados Unidos têm muito mais coisas a oferecer do que apenas os belos pontos turísticos. Provavelmente o que tornou a Califórnia na lenda que conhecemos hoje são as suas leis: a legislação abre espaço para que todas as pessoas se expressem da forma que quiserem, tenham direitos e oportunidades iguais, sintam-se livres para ter um estilo próprio e serem como elas são, além de que a constituição não mede esforços para banir qualquer forma de discriminação e preconceito. #LoveWins

O estado também é muito rico, financeiramente falando, e isso contribui e muito para que a região seja tão desenvolvida. Tal fortuna pode ser em decorrência da concentração dos maiores pólos de inovação tecnológica do mundo. Entretanto essa riqueza não é um privilégio dos tempos atuais, ainda no século 19 a Califórnia era conhecida por possuir abundantes reservas de ouro ao longo de seu território e é justamente daí que vem o apelido de “Estado Dourado”. 

Músicas sobre a Califórnia: uma playlist para sua viagem pela costa oeste 

Ao longo dos anos foram feitas várias músicas em homenagem a região e muitas delas acabaram entrando para a seleta lista de “melhores de todos os tempos”. Porém como existem milhares de canções sobre o estado, listamos abaixo apenas algumas músicas sobre a Califórnia que não podem ficar de fora da sua playlist durante a viagem:

California Dreamin’ – The Mamas & the Papas

Bem, essa música possui duas versões bem famosas: uma do The Mamas & the Papas e outra do The Beach Boys. Você pode simplesmente escolher a sua favorita ou escutar as duas versões 🙂

“I’d be safe and warm
If I was in L.A
California dreamin’
On such a winter’s day
…”

California Girls – The Beach Boys

Lançada em 1965, essa é uma das músicas mais conhecidas da banda. A canção teve um grande sucesso na época que foi divulgada. O Rock and Roll Hall of Fame classificou a canção como uma das “500 músicas que moldaram o rock and roll”.   

Posteriormente a revista Rolling Stone a classificou em 72° na lista das “500 melhores músicas de todos os tempos”.

“I wish they all could be
California girls.
I wish they all could be
California girls.

Going to California – Led Zeppelin

A lendária banda britânica dispensa qualquer tipo de apresentação, não é mesmo? Apenas escutem as suas músicas…  

Spent my days with a woman unkind
Smoked my stuff and drank all my wine
Made up my mind to make a new start
Going to California with an aching in my heart
Someone told me there’s a girl out there
With love in her eyes and flowers in her hair

De repente, Califórnia – Lulu Santos

Representando o Brasil na lista, esse grande sucesso do cantor e compositor Lulu Santos lançada na década de 80, traz alusão ao emblemático estilo de vida californiano, insinuando a vontade de aproveitar a vida sobre as ondas no mar nas belíssimas praias ou de ser um grande artista em Hollywood.

Garota, eu vou pra Califórnia
Viver a vida sobre as ondas
Vou ser artista de cinema
O meu destino é ser sta
r”

California Paradise – The Runaways 

The Runaways foi uma das primeiras bandas composta apenas por mulheres que surgiu. O grupo ignorou todo preconceito predominante no meio artístico (literalmente chutaram o balde) e produziram diversas músicas que marcaram época. Mais tarde serviram de influência para diversas bandas feministas, principalmente na década de 90. Na dúvida, procure por Joan Jett no Google – sim, você a conhece 🙂

Turn up that radio
Hear the Rock and Roll
Malibu shines like summer gold
Wild beaches
In the salty wind
California summers never end

California, is so nice
California, your paradise

Hotel California – Eagles 

Para quem não passou os últimos 40 anos longe do planeta Terra, a chance de ter escutado essa música é de 100%. Essa canção pode ser considerada um verdadeiro clássico atemporal e até hoje existem diversas teorias sobre qual é o verdadeiro significado de sua letra.

Welcome to the Hotel California
Such a lovely place
Such a lovely face
Plenty of room at the Hotel California
Any time of year
You can find it here

California – Phantom Planet

A música já serviu como tema para o seriado “The O.C.”, exibido de 2003 a 2007. Provavelmente você já tenha ouvido, mas para os amantes da série é impossível esquecer o famoso refrão “Californiaaaaaa!!!!! Here we comeeeeee!!!”

Devido as suas semelhanças com a canção “California, Here I Come” de Al Jolson, muitos consideram a música da banda Phantom Planet como um cover da obra de Jolson. 

We’ve been on the run
Driving in the sun
Looking out for number one
California here we come
Right back where we started from

Dani California – Red Hot Chili Peppers

É impossível criar uma playlist de músicas sobre a Califórnia e a banda Red Hot Chili Peppers não estar presente nela. A música Dani California faz parte do álbum Stadium Arcadium e seria o encerramento da história de uma garota chamada Dani, que vinha sendo citada em músicas anteriores. 

California, rest in peace
Simultaneous release
California, show your teeth
She’s my priestess, I’m your priest
Yeah, yeah
She’s a lover, baby, and a fighter
Shoulda seen it comin’
When it got a little brighter

California Calling – The Beach Boys 

A banda The Beach Boys é outra que adora fazer homenagens ao estado da Califórnia. Essa música em particular é um grande convite para que todo mundo possa curtir os ares da costa oeste dos Estados Unidos.

If everybody in the U.S.A
Could come with us to Californ-i-a
We could take ‘em to a place out west
Where the good sun shines everyday

Californication – Red Hot Chili Peppers 

Se levarmos em consideração todas as músicas sobre a Califórnia que já foram feitas, talvez essa em específica seja uma espécie de hino extraoficial do lugar. Os Red Hot Chilli Peppers fizeram história pela costa oeste dos Estados Unidos e seria quase impossível que a banda não aparecesse aqui mais de uma vez, já que em praticamente todas as suas músicas existe uma pequena referência ao estado da Califórnia

“It’s the edge of the world
And all of western civilization
The sun may rise in the East
At least it settles in the final location
It’s understood that Hollywood
Sells Californication

Malibu – Hole

Está aqui uma das bandas mais icônicas e injustiçadas dos anos 90: Hole (Miley Cyrus, a gente te ama, mas essa música foi feita para a praia de Malibu antes da sua, ta?). Courtney Love, viúva de Kurt Cobain, talvez nunca tenha sido absolvida da teoria da conspiração que fez os fãs ligarem ela à morte do líder do Nirvana. Essa canção evoca muitos sentimentos gostosos, vale a pena ouvir no carro enquanto dirige para buscar o mozão em casa (acredite e preste atenção na letra). Fora isso o clipe é uma clara homenagem à Baywatch!

“Hey, hey
I’m gonna follow you
Oh baby, fly away, yeah, to Malibu
Oceans of angels
Oceans of stars
Down by the sea is where you drown your scars”

California Kingbed – Rihanna

Claro que nossa amada Riri estaria aqui com essa balada romântica. A canção fala de amor, mas poderia falar de qualquer coisa sendo essa rainha perfeita e sem defeitos.

“In this California king bed
We’re ten thousand miles apart
I’ll be California wishing on these stars
For your heart for me
My California king”

Carlifornia Gurls – Katy Perry

Impossível ouvir essa sem dançar (mesmo que você não assuma, sabemos que um pezinho vai começar a se mexer sozinho e está tudo bem). Nossa kittykat mudou a história da pop music com seu álbum Teenage Dream.

California girls
We’re unforgettable
Daisy dukes
Bikinis on top
Sun-kissed skin
So hot
We’ll melt your popsicle
Ooh oh ooh

San Francisco – Scott McKenzie

Esse é o clássico do clássico e se você não gosta dessa música certamente ouviu errado – volta lá, dá play, depois volta aqui com outro pensamento. Se nunca ouviu, bora pro Youtube que ainda dá tempo de não passar essa vergonha (vai no crédito ou no débito, senhora?). Um verdadeiro hino do estilo hippie de ser e viver a vida, só amorzinho <3

“If you’re going to San Francisco
Be sure to wear some flowers in your hair
If you’re going to San Francisco
You’re gonna meet some gentle people there”

Agora é a sua vez! Quais músicas sobre a Califórnia não podem faltar na sua playlist? Você já viajou para o Estado Dourado? Compartilhe a sua história com a gente! 

Aqui tem uma playlist que encontramos no Spotify com essa e outras músicas sobre a Califórnia. Enjoy it! Quando quiser organizar essa trip, lembre-se de que a Eagle Intercâmbio está sempre aqui para te ajudar.

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortuguêsEspañol

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!