10 dicas para pedir um aumento

COMPARTILHE

Pedir um aumento de salário não é uma das tarefas mais fáceis, mesmo para os profissionais que têm mais experiência, certo? Isso porque esse é um momento que gera tensão e ansiedade, além de exigir firmeza. Em paralelo, também é essencial medir corretamente as palavras.

No fim das contas, o nervosismo da ocasião é semelhante a uma entrevista de emprego, já que você vai falar cara a cara com um superior imediato. Aliás, o assunto costuma ser delicado, principalmente quando não há um plano de carreira na empresa.

Então, o ideal é se preparar com antecedência, para evitar o desconforto que esta situação pode causar. Ou seja: manter a calma, reunir argumentos plausíveis e, ainda, encontrar o melhor momento para a solicitação. Por f alar nisso, reunimos algumas dicas para te ajudar a pedir um aumento (e ser bem-sucedido nisso). 😉

Dicas de como pedir um aumento

Primeiramente, fica a questão: você se dedicou muito nos últimos meses e acha que está na hora de receber o reconhecimento? Se a resposta for sim, nós te ajudamos com isso. Afinal, mesmo que você ainda não saiba como abordar a chefia, existem algumas maneiras de pedir um aumento de forma inteligente.

A seguir, vamos mostrar algumas dessas técnicas que podem ser úteis na hora de falar com o seu superior. Confira!

Work Team GIF by WorkGenius - Find & Share on GIPHY

Seja proativo

Ser responsável com as próprias tarefas é algo básico de qualquer funcionário, correto? Mas, ter comprometimento pode te trazer frutos no futuro. Tendo feito todas as suas atividades rotineiras, você pode dar andamento nas outras demandas, para evitar acúmulos e agilizar entregas. Esse é um ótimo método para controlar o fluxo de atividades e demonstrar uma postura profissional madura.

Além de realizar as suas atividades com antecedência, outra ponto importante é oferecer ajuda aos colegas. Depois de terminar suas tarefas diárias, pergunte se alguém precisa de apoio. Com isso, além de mostrar que você é solidário, também cria laços de profissionalismo. E, caso precisem de algum auxílio no futuro, os colegas saberão a quem recorrer.

Mantenha-se atualizado

Também é importante saber as principais novidades que movimentam a área em que você atua. Além de ter um bom desempenho no dia a dia, mantenha o hábito de estudar as tendências do mercado. Por exemplo, você pode participar de atividades que estimulem o conhecimento profissional, já que são atitudes positivas para você e para a empresa.

Tenha uma boa postura como profissional

Ter um aumento não é algo que acontece do dia para a noite. Afinal, é uma coisa que requer tempo. Deve-se construir uma relação de confiança, para mostrar que você tem uma boa postura no ambiente de trabalho. Nesse sentido, um bom relacionamento com as outras pessoas também conta a seu favor. Independente da área de atuação, a compostura do profissional é sempre levada em consideração antes da decisão final do superior.

Avalie o seu desempenho

Antes de pedir um aumento, é importante que você faça uma autoavaliação profunda. Seja honesto e analise se o seu comprometimento e desempenho profissional são dignos de um aumento salarial. Para te ajudar nessa etapa, sempre preste atenção aos feedbacks dos seus colegas de trabalho e do seu chefe. Sejam críticas, elogios ou sugestões, ouça todos atentamente, pois dessas falas podem sair ótimas dicas para melhorar o seu lado pessoal e profissional.   

Prepare argumentos

Antes de ir falar diretamente com o seu chefe, é muito importante que você tenha bons argumentos. Para isso, vá reunindo informações que comprovem que você merece ter um salário mais alto. Anote todos os seus progressos, aprendizados e conquistas que obteve nos últimos meses e anos. Assim, você vai conseguir reunir argumentos plausíveis para se preparar com antecedência.

Também procure responder à pergunta: o que a empresa iria ganhar com isso? Essa é a questão principal que deve ser respondida, pois, certamente, é algo em que seu superior vai pensar.

Seja transparente e converse em um local apropriado com o seu chefe

Se você leu as dicas até aqui, já deve ter entendido que essa conversa exige postura adequada, calma e disciplina. Evite ser impulsivo, agressivo ou intimidador, pois além de ter seu pedido negado, isso vai deixar uma má impressão. Consequentemente, também poderá afetar o seu desempenho profissional.

Antes de mais nada, é preciso ter bom senso. Marque uma reunião com o seu chefe para tratar especificamente disso. Logo, não peça um aumento em um local ou momento inapropriado. Lembre-se: se agir dessa forma, você está faltando com profissionalismo.

Em outras palavras, pedir um aumento deve ser algo formal, visto que exige uma abordagem adequada. Por isso, é importante marcar um horário com o seu superior, para que vocês dois conversem sobre o assunto de modo reservado. E, durante a conversa, procure ser o mais claro e objetivo possível.

Respeite o tempo de resposta

É provável que o tempo entre pedir um aumento e ter a resposta de seu chefe pode levar algumas semanas. Então, tente não ficar ansioso. Isso acontece porque não é possível dar um veredito final sem consultar outras pessoas da empresa, como: gestores e diretores.

Por isso, uma vez demostrado o interesse pelo aumento, respeite o tempo do seu chefe. Quando chegar o momento apropriado, você terá a sua resposta – seja ela positiva ou não. Durante esse período, evite também comentar sobre o assunto ou ficar dando indiretas. A resposta vai chegar, apenas tenha paciência.

Esteja preparado para um eventual não

Nem sempre o que queremos torna-se realidade naquele momento. Logo, esteja preparado para ouvir uma resposta negativa sobre o seu aumento. Sendo assim, mesmo que seu pedido seja negado, procure não ficar chateado para que seu desempenho não seja afetado.

Agradeça ao seu superior pela oportunidade de te ouvir e, então, siga em frente. Mostre que entende os motivos que foram apresentados para que a resposta fosse negativa e continue trabalhando. Com isso, você comprova que você é um profissional comprometido e que merece um aumento no futuro.

Descubra o momento certo

Como dito anteriormente, o aumento de salário não é uma decisão que depende somente do seu superior imediato. Além do seu próprio desempenho profissional, a situação financeira da empresa é um fator importante nessa decisão. E, se você souber que o momento da empresa não é dos melhores, talvez seja prudente adiar o seu pedido.

Não fique constrangido

Pedir um aumento pode ser um pouco constrangedor, mas se você reuniu motivos suficientes para tal, marque uma reunião com o seu chefe. Exponha todos os seus motivos mostrando o porquê você merece receber mais. Por exemplo, a preocupação em investir no intercâmbio certamente é um diferencial que você pode usar como trunfo.

Além disso, demonstre que há interesse em continuar na empresa e, também, o que ela pode ganhar com isso. De qualquer forma, vale demonstrar que você acha que merece um salário maior. Mas, para isso, não esqueça de escolher o momento certo, falar de maneira adequada e usar bons argumentos.

E então, o que você achou das nossas dicas? Lembre-se que o momento de conversar sobre tal assunto com seu superior é sério. Portanto, aja com maturidade, profissionalismo e, em especial, invista no seu desenvolvimento, inclusive fazendo um curso de inglês, por exemplo.

Boa sorte! 🍀

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EnglishPortuguêsEspañol

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!