O dia 17 de março é muito importante na Bretanha (em especial na Irlanda), mas sua celebração acontece na maioria dos países de língua inglesa.
Diz a lenda que Patrício foi sequestrado por piratas e levado para a Irlanda aos dezesseis anos. Lá foi escravizado por tribos locais, sofrendo várias injúrias por alguns anos. Cristão, ele orou e sonhou com Deus, onde recebeu a mensagem de que deveria fugir para o litoral em uma data e hora específicas. Seguindo sua fé e intuição, ele fez o que seu sonho pediu, e conseguiu voltar para a Inglaterra em uma embarcação.
Depois de muitos anos, já bispo da Igreja Católica, São Patrício novamente teve um sonho com Deus, e Ele pedia seu retorno à Irlanda, para evangelizar aquele povo e assim amenizar sua forma agressiva de lidar com pessoas de outras culturas.
Com uma expedição oficial, Patrício retornou à Irlanda, e usava trevos de três folhas para explicar àquele povo coisas sobre a Santíssima Trindade (daí vem a lenda que esses trevos trazem sorte, até porque são raros, mas nas lendas originais são os de quatro folhas que atraem e agradam o Povo das Fadas, que conferia boa sorte, saúde e prosperidade). Sua mensagem de fé o fez ficar conhecido por ter “expulsado as serpentes da Irlanda” – na verdade, temos aqui uma versão da história, visto que as “serpentes” são aquelas pessoas que não quiseram abrir mão de sua própria fé nos Deuses Antigos para abraçar a nova fé, proposta por São Patrício.
Sim, temos uma história um pouco pesada, que fala de intolerância religiosa e até de um certo genocídio cultural. Porém depois da tempestade sempre vem o arco-íris: nasceu na Irlanda a “Igreja Verde”, uma forma de catolicismo popular, misturado ao folclore local, para que cristãos e pagãos pudessem viver em harmonia e compartilhar das coisas boas da vida, como união, fraternidade e desenvolvimento. Incrível como quem quer fazer dar certo simplesmente vai lá e faz, não é mesmo?
E a festa de Saint Patrick’s Day, como acontece?
Para celebrar a união entre os povos, as pessoas se reúnem em bares, vestindo verde e branco, para beber cerveja e se divertirem juntas. Isso é muito, muito tradicional na Irlanda, onde até acontecem “paradas”, movimentando o turismo e divertindo a capital Dublin com desfiles e carros alegóricos.
Um parlamentar irlandês, James O’Mara, sancionou uma lei que impedia os pubs de fecharem neste dia. Incrível, porque isso aconteceu em 1903, quando o dia se tornou um feriado oficial. E a situação da proibição ao fechamento de bares só foi resolvida nos anos 70 (hoje a maioria opta por não fechar, devido ao alto fluxo de clientes, mas no passado era proibido mesmo).
Onde celebrar o Saint Patrick’s Day
Procure por pubs irlandeses em sua cidade – geralmente toda metrópole tem ao menos um. Além disso, escolas de inglês costumam celebrar a data com seus alunos, por se tratar de um grande e conhecido evento cultural.
Se não conseguir encontrar um grupo, monte o seu! Chame alguns amigos, compre bastante cerveja e façam uma noite de conversa em inglês, com decoração, maquiagem, acessórios e roupas nas cores verde e branca. Com certeza essa será uma festa memorável, não se esqueça de registrar tudo em fotos para lembrar no ano que vem!
Equipe Eagle Intercâmbio