Curiosidade: Saint Patrick’s Day

COMPARTILHE

O dia 17 de março é muito importante na Bretanha (em especial na Irlanda), mas sua celebração acontece na maioria dos países de língua inglesa.

Diz a lenda que Patrício foi sequestrado por piratas e levado para a Irlanda aos dezesseis anos. Lá foi escravizado por tribos locais, sofrendo várias injúrias por alguns anos. Cristão, ele orou e sonhou com Deus, onde recebeu a mensagem de que deveria fugir para o litoral em uma data e hora específicas. Seguindo sua fé e intuição, ele fez o que seu sonho pediu, e conseguiu voltar para a Inglaterra em uma embarcação.

Depois de muitos anos, já bispo da Igreja Católica, São Patrício novamente teve um sonho com Deus, e Ele pedia seu retorno à Irlanda, para evangelizar aquele povo e assim amenizar sua forma agressiva de lidar com pessoas de outras culturas.

Com uma expedição oficial, Patrício retornou à Irlanda, e usava trevos de três folhas para explicar àquele povo coisas sobre a Santíssima Trindade (daí vem a lenda que esses trevos trazem sorte, até porque são raros, mas nas lendas originais são os de quatro folhas que atraem e agradam o Povo das Fadas, que conferia boa sorte, saúde e prosperidade). Sua mensagem de fé o fez ficar conhecido por ter “expulsado as serpentes da Irlanda” – na verdade, temos aqui uma versão da história, visto que as “serpentes” são aquelas pessoas que não quiseram abrir mão de sua própria fé nos Deuses Antigos para abraçar a nova fé, proposta por São Patrício.

Sim, temos uma história um pouco pesada, que fala de intolerância religiosa e até de um certo genocídio cultural. Porém depois da tempestade sempre vem o arco-íris: nasceu na Irlanda a “Igreja Verde”, uma forma de catolicismo popular, misturado ao folclore local, para que cristãos e pagãos pudessem viver em harmonia e compartilhar das coisas boas da vida, como união, fraternidade e desenvolvimento. Incrível como quem quer fazer dar certo simplesmente vai lá e faz, não é mesmo?

 

E a festa de Saint Patrick’s Day, como acontece?

Para celebrar a união entre os povos, as pessoas se reúnem em bares, vestindo verde e branco, para beber cerveja e se divertirem juntas. Isso é muito, muito tradicional na Irlanda, onde até acontecem “paradas”, movimentando o turismo e divertindo a capital Dublin com desfiles e carros alegóricos.

Um parlamentar irlandês, James O’Mara, sancionou uma lei que impedia os pubs de fecharem neste dia. Incrível, porque isso aconteceu em 1903, quando o dia se tornou um feriado oficial. E a situação da proibição ao fechamento de bares só foi resolvida nos anos 70 (hoje a maioria opta por não fechar, devido ao alto fluxo de clientes, mas no passado era proibido mesmo).

 

Onde celebrar o Saint Patrick’s Day

Procure por pubs irlandeses em sua cidade – geralmente toda metrópole tem ao menos um. Além disso, escolas de inglês costumam celebrar a data com seus alunos, por se tratar de um grande e conhecido evento cultural.

Se não conseguir encontrar um grupo, monte o seu! Chame alguns amigos, compre bastante cerveja e façam uma noite de conversa em inglês, com decoração, maquiagem, acessórios e roupas nas cores verde e branca. Com certeza essa será uma festa memorável, não se esqueça de registrar tudo em fotos para lembrar no ano que vem!

Equipe Eagle Intercâmbio

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!

Captcha obrigatório
Seu cadastro foi envado com sucesso!