Ideias para conseguir um trabalho remoto

COMPARTILHE

Trabalhar remotamente antes era um privilégio apenas para algumas pessoas em profissões bem específicas. Entretanto, com a pandemia causada pela COVID-19, a alternativa encontrada pelas empresas para manter suas atividades foi permitir o trabalho remoto aos seus funcionários. De maneira geral, essa modalidade sempre foi vista como “algo que não funcionava”, mas com o rápido avanço das tecnologias esse modelo tem se transformado na forma mais comum de trabalho.

O trabalho remoto também consegue apresentar uma flexibilidade maior tanto para o funcionário quanto para a própria empresa. O primeiro se beneficia de coisas como comodidade, enquanto o segundo não tem despesas com a alocação de um escritório.

Para te ajudar a achar um emprego nesse modelo fizemos uma pequena lista com algumas ideias de profissões que se encaixam muito bem com o trabalho remoto, confira a seguir!

Tipos de trabalho remoto

Escritor (criação de conteúdo)

Se você tem facilidade em produzir textos, trabalhar de freelancer como redator é um bom caminho – existem ótimos sites que podem te ajudar a encontrar um freela, como por exemplo o Workana. Essa área possui muitas vagas disponíveis, onde as possibilidades podem ir desde escrever para revistas online até conteúdos mais técnicos. Além disso, pode você ir ganhando experiência – e começar a construir um portfólio – escrevendo para blogs e outros sites.

Continuando na área de produção textual, trabalhar com edição e revisão de textos é uma boa opção caso você tenha facilidade em notar detalhes e esteja por dentro das regras de ortografia. Além de produção e edição, outra alternativa de trabalho remoto é a tradução de conteúdos. Existe uma boa demanda para esse tipo de serviço e com ela pode vir uma alta remuneração.

Programação

Com o acelerado ritmo de crescimento do setor de tecnologia, a categoria de desenvolvimento e programação se tornou o tipo mais comum de trabalho remoto. E a tendência é que essa velocidade do avanço tecnológico continue alta, o que significa que o número de vagas para essa área irá aumentar ainda mais.

Existem várias linguagens de programação no mercado e o melhor é que não é necessário ir para uma faculdade ou algo do gênero para aprender sobre elas, você pode estudar por conta própria!

Coding GIF by memecandy - Find & Share on GIPHY

Design

Continuando ainda na área de tecnologia, outra opção de carreira que precisa de competências muito específicas é a área de design.

As criações dos profissionais de design podem envolver logos, anúncios, websites, eventos e quaisquer outros tipos de conteúdo que precisam de uma boa comunicação visual.

Além disso, vale dizer que o mercado sempre precisa de bons designers, o que faz com que essa profissão tenha uma base muito segura.

Administrador de redes sociais

Se você é um bom conhecedor de redes sociais e deseja trabalhar com isso, o que acha da ideia de trabalhar como administrador dessas redes? Com o avanço do mundo virtual, as empresas atualmente – independentemente do tipo de negócio –  precisam ter uma boa presença digital.

Essa profissão engloba toda a parte de planejamento de posts, engajamento de seguidores e muitas outras funções. E com o aumento significativo de investimento nessa área, os profissionais precisam entender todos os macetes que sustentam as redes sociais. Além disso, eles podem realizar essas tarefas sem sair de casa, fazendo assim toda a gestão da rede de forma remota.

Assistente virtual

Os assistentes virtuais podem auxiliar empresas grandes ou pequenas ou outros profissionais em serviços como controle de agenda, reuniões, atendimento ao cliente e afins.

Os melhores candidatos a uma vaga de assistente virtual preenchem requisitos como organização, comunicação e responsabilidade. Com relação ao horário de trabalho, normalmente, as vagas são para meio-período, o que pode te dar uma flexibilidade para realizar outras tarefas no dia a dia.

Vantagens do trabalho remoto

Deslocamento

Fazendo home office você não precisará se preocupar em se deslocar até o local de trabalho. Muitas pessoas sacrificam algumas horas do seu dia para ir e voltar do escritório, e nisso o funcionário gasta, às vezes, mais de 3 horas apenas se deslocando de um lugar para o outro. Com o trabalho remoto esse tempo desperdiçado pode ser usado para realizar outras tarefas, sejam elas pessoais ou profissionais.

Além da diminuição do tempo gasto com deslocamento, você também terá uma redução de custos. Seja lá qual for o meio de transporte utilizado (público, pessoal ou Uber), não será mais necessário separar o dinheiro que seria gasto com o seu deslocamento e você até poderá guardá-lo para fazer um intercâmbio, por exemplo, rs.

Bem-estar

Poder trabalhar em um espaço onde se sente mais confortável, muda muito a qualidade de vida da pessoa. Ter a possibilidade de fazer suas atividades profissionais de casa evitando o estresse diário do trânsito, podendo almoçar com mais tranquilidade, e ficando mais tempo com pessoas que você gosta – como família e/ou amigos –, são alguns aspectos proporcionados pelo trabalho remoto que podem melhorar a saúde e o bem-estar dos funcionários.

Com uma qualidade de vida mais alta, o empregado pode desempenhar suas funções com mais eficácia e também poderá equilibrar melhor o lado profissional e o pessoal.

Flexibilidade

Trabalhar remotamente também traz a vantagem de flexibilidade para o funcionário, pois cada um pode organizar suas funções como achar melhor e se concentrar mais no momento em que se acha mais produtivo.

Na verdade a flexibilidade cumpre um papel muito importante na hora de conseguir conquistar um ponto de equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Trabalhadores remotos tem a opção de trabalhar onde quiserem, permitindo assim que eles possam realizar suas obrigações pessoais enquanto cumprem suas pendências profissionais.

E então, agora que conhece um pouco mais sobre o trabalho remoto que tal se aventurar nele? Você até pode usar uma das ideias mostradas aqui para conseguir um dinheiro extra!

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!

Captcha obrigatório
Seu cadastro foi envado com sucesso!