Gêneros em inglês

COMPARTILHE

Anteriormente falamos sobre os tipos de substantivos e sua forma no plural, e desta vez falaremos sobre os gêneros em inglês. Mais especificamente sobre como funciona sua relação com os substantivos.

Na maioria dos idiomas, os substantivos possuem gêneros. Isso faz com que as outras classes de palavras que compõem a frase sejam flexionadas para concordarem com o gênero do substantivo que está sendo empregado.

Diferentemente do que acontece com a nossa língua materna (o famoso PT-BR), em inglês, não ocorre uma distinção entre o masculino e o feminino. Por exemplo, quando queremos elogiar o charme de alguém do gênero masculino, dizemos que ele é charmoso (e não charmosa). Já na língua inglesa não ocorre essa flexão gramatical (charming atende homens e mulheres). Entretanto alguns substantivos possuem formas de se relacionar com o gênero que está sendo referido na frase. É o que acontece com as palavras actor (ator), actress (atriz), waiter (garçom), waitress (garçonete).

Como funcionam exatamente os gêneros em inglês

Basicamente, existem 3 gêneros de substantivo: o masculino, o feminino e o neutro. Apesar de existirem essas 3 categorias, a forma neutra é a mais utilizada para designar os sujeitos da frase. Isso acontece principalmente quando são mencionadas pessoas e suas profissões ou funções, como também podem ser empregados para se referir à lugares, objetos e seres inanimados.

Entretanto, esses substantivos que possuem gênero neutro podem mudar rapidamente e serem distinguidos acrescentando previamente a palavra male (masculino) ou female (feminino) dependendo do sexo da pessoa referida. Por exemplo, a palavra nurse (enfermeiro / enfermeira) é um substantivo que pertence a categoria de gênero neutro, mas caso você queira se referir especificamente a uma enfermeira o correto seria dizer female nurse.

Bart Simpson GIF - Find & Share on GIPHY

No começo essa questão de gêneros em inglês pode ser um pouco confusa, pois se comparada ao português o conceito de gênero é estabelecido de forma diferente, mas com um pouco de prática você poderá contornar o problema facilmente!

Substantivos masculinos

São os substantivos que representam especificamente palavras do gênero masculino. Em outras palavras, termos que estão relacionados ao pronome “he”.

Exemplos:
man (homem)
boy (garoto)
uncle (tio)
king (rei)
brother (irmão)
lion (leão)
steward (comissário de bordo)

Substantivos femininos

Os femininos são representados pelo pronome “she” e por sua vez referem-se unicamente a palavras pertencentes ao gênero feminino.

Exemplo:
woman (mulher)
aunt (tia)
girl (garota)
queen (rainha)
sister (irmã)
lioness (leoa)
stewardess (comissária de bordo)

Uma dica super valiosa envolvendo os gêneros em inglês é quando o sufixo “ess” é acrescentado. Esse acréscimo aparece para diferenciar o feminino do masculino, assim como em alguns exemplos citados anteriormente.

Substantivos neutros

Este é um caso particular onde o substantivo neutro pode ser utilizado para referenciar a ambos os gêneros (masculino e feminino).

Exemplos:
doctor (médico / médica)
teacher (professor / professora)
student (aluno / aluna)
friend (amigo / amiga)
guest (convidado / convidada)
lawyer (advogado / advogada)
driver (o motorista / a motorista)
nurse (o enfermeiro / a enfermeira)

Em alguns casos especiais, o inglês ainda dispõe de mais de 2 termos (que seriam usados para se referir ao masculino e ao feminino), além do substantivo neutro.

Exemplo:
policewoman (policial feminino)
policeman (policial masculino)
police officer (agente de polícia)

PS: Note que a terceira palavra, police officer, representa um substantivo neutro, assim dando abertura para o sujeito em questão seja tanto feminino quanto masculino.

Em inglês o gênero neutro também pode fazer referencia a palavras que são consideradas sem gênero. Estes termos, quando estão no singular, podem ser substituídos pelo pronome it – que é utilizado para animais, coisas e objetos.

Exemplo:
car (carro)
house (casa)
boat (barco)

Apesar de na língua portuguesa essas três palavras possuírem os gêneros masculino, feminino e masculino, respectivamente, em inglês a tradução delas não possui gênero.

Um adendo importante: animais domésticos, ou quando nos referimos a um animal específico na natureza (em especial quando há dimorfismo sexual, ou seja, a fêmea e o macho são diferentes fisicamente), vale utilizar he / she, em vez do it. O gênero neutro se aplica ao animal genericamente, por exemplo: “Last night I was bitten by a stray cat – it came out of the blue and surprised me.” / “Noite passada eu fui mordido por um gato de rua – ele veio do nada e me surpreendeu.”

Gêneros em inglês x gêneros em português

O português possui uma complexidade enorme, não apenas quando se trata da questão da flexão de gênero, mas de toda a gramática em si. É por isso que quando alguém diz que o inglês não é uma língua difícil de se aprender, não é mentira e provavelmente isso é por possuir regras gramaticais fáceis de se compreender – como a neutralidade de gênero -, e assim a língua se tornou um idioma praticamente universal.

De modo geral, a língua inglesa tem muito mais recursos para tratar as palavras de forma neutra – bem, na verdade a maioria delas já é escrita dessa maneira (por exemplo, os adjetivos são todos neutros). Assista esse vídeo abaixo de uma professora estadunidense e veja como os gringos sofrem para aprender a flexão de gênero (e grau) do nosso idioma, rs.

Tomando por base o vídeo acima, perceba a quantidade de variações que temos para a mesma palavra.

No gênero feminino:
Bonita, bonitas, bonitinha, bonitinhas, bonitona, bonitonas, bonitaça, bonitaças

No gênero masculino:
Bonito, bonitos, bonitinho, bonitinhos, bonitão, bonitões, bonitaço, bonitaços

Ufa! Será que faltou algum? Bem, provavelmente sim, rs.

E então, já sabia como os gêneros em inglês funcionavam? Sabe o que ajuda muito a aprender esse tipo de detalhe? IMERSÃO, pois é, intercâmbio. Vamos falar sobre o seu?

Whatsapp +1 (650) 315-1607
Skype: arleth.gomes3
Messenger: http://m.me/eagleintercambio  
E-mail: arleth@eagleintercambio.com

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EnglishPortuguêsEspañol

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!