Férias com a família e estudos: como aprender inglês em um Family Camp

COMPARTILHE

Dissemos aqui anteriormente que existem inúmeras maneiras de estudar fora do país e o exemplo que usamos previamente foi o Summer Camp, que consiste em um programa voltado para crianças e adolescentes com foco na aprendizagem da língua inglesa e acontece durante o período de férias de verão no hemisfério norte. Desta vez iremos falar sobre o Family Camp, que também pode ser referido como intercâmbio familiar, tem um objetivo bem semelhante ao primeiro.

 

O que é um Family Camp e como ele funciona?

A ideia de que o intercâmbio era exclusivamente para jovens e solteiros ficou no passado. Cada vez mais um número crescente de pessoas está em busca do intercâmbio familiar. São famílias que querem curtir as férias, conhecer um novo país, uma nova cultura, fazer novas amizades, aprender um novo idioma, tudo isso na companhia dos filhos o que torna a viagem em uma experiência inesquecível. Para participar do programa é obrigatório, no mínimo, alguém maior de idade e que este tenha algum vínculo familiar com o estudante menor de idade, no entanto outros membros da família são bem-vindos.

Não há um período exato que ocorra o family camp: as escolas que realizam o programa o oferecem durante todo o ano. Porém a época mais comum é durante os meses de julho e agosto, principalmente o primeiro, pois é a época de férias da criançada e dessa forma a família pode aproveitar melhor a viagem. O que também faz com que o programa seja mais comum nessa época é o tempo de verão no hemisfério norte.

As atividades basicamente acontecem como um intercâmbio comum: você participa de aulas e das atividades extracurriculares, além de interagir com estudantes de diferentes partes do mundo. Enquanto os pais estão estudando em salas de adultos, os filhos participam de atividades elaboradas com alunos da mesma faixa etária. Após as aulas, a família pode se reunir para aproveitar a cidade e seus principais atrativos turísticos ou até mesmo participarem das excursões em grupo.

Já que citamos sobre faixa etária aqui, vale ressaltar que o estudante menor de idade deve ter entre 7 e 17 anos. Algumas escolas também aceitam crianças a partir dos 5 anos, porém isso varia muito de uma instituição para a outra.

Caso você esteja preocupado com sua pronúncia, não fique: no programa não é exigido um nível de inglês mínimo, logo no primeiro dia será realizado um teste e os estudantes serão colocados em classes de acordo com o nível de fluência do idioma.

Os destinos mais procurados são Inglaterra, Estados Unidos e Canadá, mas vale dizer que não existe um lugar certo para poder ir, depende muito das preferências de cada um, além do custo que for mais acessível para a família, obviamente.

 

Em quanto tempo vou aprender inglês em um Family Camp?

Não existe nenhuma fórmula mágica para aprender assim, do nada, apenas o tempo e a dedicação mostrarão resultado. O programa te dará uma imersão enorme na língua e na cultura estrangeira, mas outros aspectos importantes também podem te ajudar, como o local onde você e sua família ficarão hospedados, a interação com os outros alunos do intercâmbio, com os habitantes locais, etc.

 

Onde se hospedar?

Quanto à hospedagem, nesse tipo de intercâmbio os pais podem optar por alguns tipos de acomodação:

Casas de família: normalmente são sugeridas pela própria escola. Durante o intercâmbio, mais do que morar com a família local, os viajantes serão membros dela, podendo assim ter uma vivência maior da outra cultura. Essa é uma das melhores formas de aprender inglês em um family camp.

Residências estudantis: uma ótima oportunidade para quem deseja conhecer e interagir com outros estudantes, de outros intercâmbios inclusive, esse tipo de acomodação costuma reunir pessoas de várias partes do mundo e pode se tornar um dos jeitos mais práticos para aprender inglês em um family camp. No entanto, pode ser meio desconfortável para as famílias que queiram um ambiente mais sossegado.

Hotel: oferecem todo aquele conforto e praticidade que conhecemos, porém, dependendo da categoria podem encarecer a viagem.

Imóveis alugados ou flat: essas duas opções podem proporcionar a experiência de um morador local, além de oferecer mais privacidade para a família.

 

Quem oferece o programa?

Como a demanda tem sido muita alta, diversas escolas estão oferecendo o family camp, dentre elas:

 

ILSC Language Schools

Uma ótima opção para o intercâmbio familiar em Vancouver. A ILSC conta com cinco unidades, todas próximas uma da outra e localizadas no coração da cidade, com fácil acesso ao transporte público, restaurantes, shoppings, parques e outros serviços que forem necessários ao estudante. Vancouver é uma das cidades com melhor índice qualidade de vida do mundo e oferece atividades para todos os gostos como, montanhas, praias, lagos, além de uma intensa vida cultural. Por apresentar tais características esta metrópole reúne pessoas dos quatro cantos do mundo e deve ser um lugar bem interessante para aprender inglês em um family camp.

 

The Language Academy

Localizada em Fort Lauderdale, a sede da The Language Academy é perfeita para aqueles que querem aprender inglês em um family camp. Possui um moderno e espaçoso prédio que fica a alguns minutos dos principais pontos turísticos da cidade. Sua estrutura conta com salas de aula confortáveis, ambientes perfeitos para os estudos e para o descanso do pós-aula, como o centro multimídias e a biblioteca, que oferecem diversos materiais digitais e livros. A escola ainda conta com uma equipe de professores dedicada, que possibilita um atendimento individual ao aluno, assim conseguindo monitorar o progresso do estudante.

 

Frances King

Ideal para quem pretende curtir as férias com a família em Londres e provavelmente um dos melhores lugares para aprender inglês em um family camp. Conta com campi em Kensington e Belgravia, que por sua vez ficam próximos à famosas atrações da cidade e ao transporte público. A escola em Kensington, por exemplo, é composta por quatro edifícios, contendo 36 salas equipadas com quadros interativos e 8 salas reservadas para aulas individuais, centro de estudos, salas de informática e área de café. Mesmo sendo uma escola de grande porte na capital britânica, a Frances King consegue manter o ambiente familiar.

 

Visto

Quando chegar nessa parte, prepare-se, pois a burocracia é grande. Antes de tudo veja como funciona as regras de imigração do país que você e sua família escolheram para fazer o intercâmbio, já que normas variam de região para região. A melhor solução para sanar suas dúvidas sobre o assunto é ir até um consulado ou embaixada do país escolhido e buscar por essas informações detalhadamente para que você não venha a ter problemas posteriores. Um jeito ainda mais simples de resolver essa parte é contar com a consultoria especializada que a Eagle Intercâmbio oferece aos alunos brasileiros. Quer saber mais? Envie um e-mail para arleth@eagleintercambio.com 🙂

Tudo pronto para embarcar nessa grande aventura em família e construir as lembranças mais incríveis?

Até logo!

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!

Captcha obrigatório
Seu cadastro foi envado com sucesso!