Cursos de extensão em Berkeley

COMPARTILHE

A Califórnia está localizada no extremo oeste dos Estados Unidos, na região do oceano Pacífico, é um dos estados mais charmosos e atrativos do país, além de ser o mais populoso. Sempre aparece nas primeiras posições quando o assunto se refere a inovação, tecnologia, sustentabilidade e bem-estar social.

Pelo estado californiano podemos encontrar muitos lugares que são conhecidos mundialmente, como Hollywood, que se tornou famoso pela concentração de empresas do ramo cinematográfico e pela influência que exerce na cultura global. Por lá também está presente o Vale do Silício, o maior polo de inovação e tecnologia do mundo e berço de diversas companhias cultuadas da atualidade, como Facebook, Google, Intel e Microsoft.

Além de suas paisagens belíssimas e clima acolhedor, a Califórnia possui excelentes instituições de ensino, dentre elas se destaca a UC Berkeley (Universidade da Califórnia – Berkeley). Caso esteja em seus planos estudar em um ambiente rico e fértil em conhecimento, essa prestigiada universidade californiana é uma ótima opção para você.

Devido ao seu renome, a UC Berkeley atrai muitos estudantes, inclusive internacionais. Os cursos de extensão em Berkeley são parte dos programas mais procurados pelos brasileiros que têm interesse em fazer uma especialização no exterior.

 

Sobre a cidade

Berkeley está localizada na costa leste da baía e a 20 quilômetros de São Francisco. A cidade possui uma população de cerca de 120 mil habitantes, em uma região que tem clima tranquilo e aconchegante – apesar disso, a cidade é cheia de personalidade, dona de um espírito estudantil efervescente, como não poderia deixar de ser, já que a vida por lá gira em torno do campus da UC Berkeley, de onde já saíram dezenas de prêmios Nobel. Porém o que torna tudo mais interessante são as diversas e lindas vistas panorâmicas da baía, os inúmeros cafés, bistrôs, cinemas, livrarias, restaurantes (dizem que a comida por lá é deliciosa – e nós da Eagle assinamos embaixo!) e uma agitada vida noturna, principalmente nas casas de shows, onde os estudantes mostram que seus talentos vão além das salas de aula.

 

O que são os cursos de extensão?

A busca por cursos de extensão no exterior, ou Extension Courses como são chamados nos Estados Unidos, cresceu bastante nos últimos anos. Estes são uma série de cursos que abrangem diversas áreas do conhecimento e podem ajudar a tornar seu currículo mais atrativo. E quando são feitos no exterior, conseguem ter um impacto maior na sua carreira. Não por acaso, este tipo de programa tem ganhado cada vez mais adeptos que estão interessados em aprimorar seus conhecimentos e habilidades profissionais, além de internacionalizar o currículo.

O programa é oferecido tanto para os norte-americanos que tem interesse um determinado assunto e podem fazer uma disciplina ou o curso completo para obter o certificado, que eles denominam de Professional Certificates, quanto para os estudantes internacionais que precisam tirar o visto de estudante para que possam estudar de forma intensiva e ter uma experiência internacional.

Estes cursos são sempre ministrados por universidades com professores renomados, que possuem um alto grau acadêmico e são reconhecidos no mercado de trabalho. Os cursos de extensão se mostram cada vez mais importantes para aqueles que desejam se destacar, pois dentre as qualidades e aspectos que mais chamam a atenção dos recrutadores durante o processo seletivo, estão a facilidade de trabalhar com novas gerações e a capacidade de se atualizar profissionalmente – algo que nesse tipo de programa pode-se adquirir ambas as experiências.

 

Sobre a UC Berkeley

A universidade de Berkeley está localizada no coração da cidade, é uma instituição pública e uma das mais importantes e prestigiadas no mundo. Ao longo dos anos a UC Berkeley se tornou referência em projetos de inovação social e economia. Por lá, foram descobertos a vacina do vírus da gripe, diversos elementos químicos e a vitamina E, além da primeira lei referente ao divórcio dos EUA que foi escrita nos corredores da instituição.

A universidade tem à disposição mais de 7000 cursos em 350 programas de formação, todos distribuídos em 170 departamentos acadêmicos. Atualmente, os cursos mais procurados são os que envolvem tecnologia, devido à aproximação do campus com o Vale do Silício.

Hoje em dia são cerca de 35 mil pessoas que estudam no campus, com os (aproximadamente) 2000 professores da universidade. São cinco quilômetros quadrados de estrutura, cada curso como Administração, Biologia, Engenharia têm seus próprios prédios, ainda existem laboratórios e dormitórios dentro do campus.

 

Quais os cursos de extensão em Berkeley?

Os cursos de extensão em Berkeley são oferecidos durante todo o ano, com durações e valores variados. Os programas que são oferecidos para estrangeiros são chamados de IDP – International Diploma Programs. E são oferecidos nas seguintes modalidades:

  • 4 meses de programa para que o estudante apenas estude;
  • 8 meses de programa, sendo 4 meses estudando e 4 meses em um estágio não remunerado de acordo com a área de atuação;
  • 12 meses de programa, 4 serão dedicados a estudos em uma área mais abrangente, 4 meses de estudos em uma área mais especializada e os meses restantes para um estágio não remunerado. Após este longo período, o estudante pode obter a permissão de trabalho, o OPT – Optional Practical Training e ter uma experiência profissional, remunerada no exterior durante 1 ano.

Os cursos de extensão em Berkeley ocorrem nas seguintes áreas:

  • Administração;
  • Empreendedorismo;
  • Finanças;
  • Marketing;
  • Gerenciamento de projetos;
  • Gestão global de negócios;

Geralmente, o programa de 12 meses é o mais procurado pelos brasileiros devido a oportunidade de obter uma experiência profissional nos Estados Unidos. Um exemplo prático de como funciona este programa:

1° passo – complete um IDP central de 4 meses em Administração, Empreendedorismo, ou Gestão global de negócios.

2° passo – complete um IDP de quatro 4 meses em Finanças, Marketing ou Gerenciamento de projetos.

3° passo – aplique seu conhecimento em um treinamento aprofundado, a um estágio de 4 meses.

4° passo – inscreva-se para um ano de treinamento prático opcional (OPT). Neste caso, o OPT oferece aos estudantes que possuem o visto F1, a oportunidade de ganhar experiência de trabalho remunerada em seus campos de estudo nos Estados Unidos.

Como dito anteriormente, os valores dos cursos de extensão em Berkeley variam bastante de acordo com o tipo do programa escolhido. Os preços para a realização de cada curso giram em torno de:

4 meses: $13,600

8 meses: $16,600

12 meses: $29,300

Os valores incluem materiais, seguro saúde e auxílio da universidade em relação a preparação do currículo e conexão com as empresas. Cabe ressaltar que, o estudante precisa adicionar a esse montante outras despesas como, moradia, alimentação, transporte, além dos gastos pessoais. A estimativa total para alguém que irá realizar o curso de 12 meses, fica por volta dos $54 mil.

 

Nível de inglês para os cursos de extensão

É importante dizer, que para frequentar os cursos de extensão em Berkeley, o estudante deve ter um nível de proficiência avançada ou fluência do idioma. O aluno é cobrado o tempo todo, tendo que se comunicar com os professores e colegas, fazer e apresentar trabalhos, ler, dar opiniões e entregar projetos. Um exame de proficiência poderá ser solicitado durante os trâmites de aceitação da universidade.

Ainda ficou com alguma dúvida? Mande uma mensagem para nós!

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EnglishPortuguêsEspañol

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!