Vantagens de estudar na Draper University

COMPARTILHE

Vale do Silício é o apelido dado à uma determinada região localizada ao norte do estado da Califórnia. Silicon Valley, como também é conhecido, ficou famoso por ser lar de empresas de grande porte do ramo tecnológico (que utilizavam o componente silício em seus produtos eletrônicos), além de também acomodar as famosas startups. Devido a esse aglomerado de companhias e poderio tecnológico, o Vale transformou-se em um polo global de tecnologia, empreendedorismo e inovação.   

Além de empresas mundialmente conhecidas, o Vale do Silício também abriga diversas universidades de renome internacional. Essas instituições estão sempre se aprimorando e tentando mudar os métodos de ensino. Dentre elas, uma que se destaca por estar entre as mais conceituadas que da região é a Draper University, que desde sua fundação vem buscando formas de revolucionar o modo de ensinar, sempre utilizando métodos didáticos pouco convencionais.

Sobre a universidade

Localizada no coração do Vale do Silício, precisamente na cidade de San Mateo, a Draper University é conhecida por fugir das formas convencionais de ensino, por meio de simulações do mundo real, ao contrário dos tradicionais ambientes de sala de aula. Essa metodologia tem atraído jovens de diversas partes do mundo que querem adquirir uma mentalidade de liderança, seja para desenvolver suas próprias startups ou para administrarem melhor suas empresas já existentes. A universidade reúne desde jovens empresários até executivos e investidores em um ambiente onde falhar não é um problema. Segundo a mentalidade que a instituição segue, errar apenas vai te dar mais experiência para você ficar ainda mais forte!

A universidade é bem nova, tendo sido fundada em 2012 por Tim Draper, um dos primeiros investidores da Tesla, Skype e Hotmail, e é interessante dizer que a temática da instituição é voltada para super-heróis. Tim defende a ideia que para mudar o mundo é necessário mudar a educação e na sua escola os alunos são incentivados a extrair o máximo de si, despertar seus super poderes. As atividades são realizadas com o intuito de fazer o estudante por a mão na massa, assumir riscos, tirar suas ideias do papel e tudo o mais. Para fechar o trabalho de conclusão de curso, o aluno terá que apresentar seu negócio diante de uma bancada de investidores do Vale do Silício. Muito massa, né?

Dentre os alunos, além dos estudantes internacionais que vão em busca desse ambiente inspirador e contagiante, muitos norte-americanos são atraídos para estudar na Draper University devido à oportunidade de estarem perto do Vale do Silício, pela possibilidade de networking com pessoas dos quatro cantos do mundo, para encontrar mentores que já passaram por esse processo e que são líderes e referência na área que atuam e principalmente por terem acesso a uma banca de investidores ao final do curso.

Para estudar na Draper University o estudante deve saber que as aulas são bem intensas. O programa inclui café da manhã e hospedagem para que os alunos fiquem 100% do tempo imersos nas atividades. Por todas as paredes das instalações estão espalhadas ideias, lembretes e metas. Logo no primeiro dia, os alunos são obrigados a fazer uma bucket list com mais de uma centena de sonhos e objetivos.

Um dado interessante da universidade é que ela possui um pouco mais de 600 ex-alunos de cerca de 50 países diferentes, que lançaram suas próprias startups e e juntos lucraram por volta de $51,4 milhões.

Por que estudar na Draper University?

Existem diversas vantagens quando falamos sobre estudar na Draper University, uma delas e provavelmente a mais importante é devido a sua aproximação com o Vale do Silício. A região possui uma influência tão grande no mundo como um todo, que dita as tendências do momento. Existem vários aspectos que podem explicar porque o Vale é tão relevante. Além de reunir algumas das empresas mais famosas do mercado, o local é um grande núcleo de conhecimento, oportunidades e investimento. Outro fator importante está relacionado à diversidade cultural. Como o Vale possui tanto potencial tecnológico, pessoas de diferentes países são atraídas e trazem na bagagem ideias, aprendizados e estilos de vida, o que contribui para a troca de experiências entre os profissionais que atuam na região.

A diversidade cultural citada anteriormente, está ligada com outro ponto muito significativo, o networking. Durante o programa o aluno terá a possibilidade de conviver com estudantes de várias regiões do mundo, construindo laços com mentores e amigos e tendo a chance de ampliar sua rede de contatos.

A experiência que se adquire ao estudar na Draper University também deve ser levada em conta. O principal objetivo da universidade é potencializar o perfil empreendedor dos estudantes por meio das atividades práticas. Dentro de um formato próprio e distinto, criado exclusivamente para aquela região, que trazem situações do mundo real como sucesso, fracasso, quebra de empresa e desenvolvimentos de projetos.

Programas oferecidos

A universidade oferece dois tipos de programas, sendo o Residential Program o mais comum. Este curso tem 7 semanas de duração e no final os estudantes têm a oportunidade de fazer uma pitch (uma rápida apresentação com o objetivo de despertar o interesse de outra parte) para os investidores. O programa custa cerca de $10 mil, porém a universidade oferece várias opções de bolsas de estudos.

Alguns anos atrás a instituição criou o Master Program, que funciona como uma espécie de mestrado e é uma continuação direta do programa anterior, oferecendo uma bagagem bem mais extensa. Este curso tem como proposta fazer que os estudantes desenvolvam uma série de habilidades, desde aprender a tirar a ideia do papel, até viabilizar e monetizar seu modelo de negócio, além de promover eventos para networking com investidores e outros empresários do mesmo ramo em que os alunos estão se formando.

Após o término do curso muitos alunos são convidados a permanecerem na universidade para participar e contribuir com as atividades de futuros estudantes. Os escolhidos não recebem remuneração, mas também não terão custos com moradia e alimentação.    

PS: Vale lembrar que na Califórnia, durante o verão, os programas de modo geral costumam ser um pouco mais caros.

Como se inscrever?

Para estudar na Draper University primeiro é preciso passar pela etapa de inscrição:

  • O candidato deve realizar sua inscrição pelo site da universidade;
  • As inscrições serão analisadas dentro do prazo de 2 semanas;
  • O estudante poderá escolher entre as opções de bolsas disponíveis no momento da inscrição;
  • Caso o candidato seja escolhido, será marcada uma entrevista com o mesmo e após 4 semanas haverá a resposta definitiva.

Recomenda-se que a inscrição seja realizada com no mínimo 2 semanas de antecedência. Para o Residential Program não é necessário o visto de estudante, o visto do tipo Business já é o suficiente.

Para poder se inscrever você precisa ter uma ideia de um modelo de negócio e preferencialmente ter entre 18 e 28 anos. Entretanto a universidade já teve alunos que passaram um pouco desse “limite” de idade. As classes costumam ser formadas com uma média de 30 alunos, contendo estudantes de nacionalidades distintas.

As bolsas de estudos mencionadas anteriormente, são oferecidas por diferentes empreendedores e instituições e podem variam entre $2 mil até bolsas integrais. A maioria delas, porém, contemplam 50% do valor do programa. E você, ficou interessado em despertar seus super poderes de empreendedor? Entre em contato conosco!

Whatsapp: +1 (650) 281-9365

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!

Captcha obrigatório
Seu cadastro foi envado com sucesso!