Estude no San Jose City College

COMPARTILHE

A baía de São Francisco está localizada ao norte do estado da Califórnia e é mundialmente conhecida por abrigar grandes corporações do ramo da tecnologia e universidades que estão no topo do ranking de educação, além de ter belíssimas paisagens naturais. E dentro dessa intensa e calorosa região, encontra-se a cidade de San Jose, uma das cidades mais importantes da baía.  

A cidade é de extrema importância devido à sua localização bem próxima ao Vale do Silício, mas isso não significa que apenas as grandes empresas sejam protagonistas desse cenário, já que a área educacional também tem grande destaque na cidade. E quando falamos desse ramo é impossível não citar o San Jose City College: esta instituição é uma faculdade pública e se encaixa nos conceitos de uma community college, e conhecer como funciona uma delas pode ser algo extremamente vantajoso para um intercambista!

O que o San Jose City College tem a oferecer?

Localizado no coração do Vale do Silício o San Jose City College (SJCC), desde a sua fundação em 1921, oferece educação da mais alta qualidade.

As instalações são de ponta, usufruindo de tecnologias de última geração, combinadas com um excelente corpo docente, turmas pequenas que facilitam um acompanhamento/atendimento individual do professor, um formidável serviço de suporte e uma intensa vida no campus, fazem do San Jose City College o ambiente ideal para estudantes internacionais.

Os intercambistas ainda podem desfrutar de uma grande variedade de atividades estudantis que o San Jose City College tem a oferecer. Dentre essas dinâmicas podemos destacar as esportivas: há vários clubes no campus, para garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de se integrar a uma parte ativa da comunidade da instituição.

Os alunos também optam por estudar nessa faculdade por conta dos renomados cursos de preparação para transferências acadêmicas, que são complementares aos estudos necessários para cumprir os dois primeiros anos de um curso de quatro ou cinco anos, por exemplo. Com isso, os estudantes conseguem se transferir para obter um diploma de bacharel em excelentes universidades por menos da metade do valor das mensalidades. Dessa forma, os estudantes têm a oportunidade de ter a admissão garantida nas melhores universidades que fazem parte do sistema University of California e em outras universidades particulares da região. Diversos alunos conseguiram se transferir para a UC Berkeley, Stanford, UCLA, UC San Diego, San Francisco State e inúmeras outras.

A faculdade também oferece uma distinta variedade de cursos técnicos e profissionalizantes, de um a dois anos de duração.

Cidade

San Jose tem um pouco mais de 1 milhão de habitantes e é a terceira maior cidade do estado da Califórnia, ficando atrás apenas de Los Angeles e San Diego. Além de ser lar do San Jose City College, a cidade está entre as regiões metropolitanas mais seguras e hospitaleiras dos Estados Unidos. Os estudantes que optarem por estudar na cidade irão vivenciar uma elevada qualidade de vida com interessantes opções culturais, educativas e recreativas. Como sua localização geográfica é próxima à costa do Oceano Pacífico, a região proporciona um ótimo clima durante a maior parte do ano, o que possibilita diversas atividades ao ar livre. Também há opções de transporte bem convenientes espalhadas por toda a cidade, que ligam San Jose à São Francisco, que fica a cerca de 45 minutos de distância. Por isso também é possível conhecer com facilidade os pontos turísticos que existem por lá – nós garantimos, são incríveis! Não é à toa que a Eagle fez o seu ninho por aqui. A diversidade cultural que a cidade favorece torna a região em um ambiente hospitaleiro e cativante para visitantes de todas as partes do mundo. San Jose também é conhecida por ser a capital da lendária região do Vale do Silício, que hoje é sede das maiores empresas de tecnologia do mundo.

A cidade oferece várias opções de turismo, como museus, jogos esportivos, parques, e até casas assombradas – a famosa mansão Winchester do inglês, Winchester Mystery House, se tornou um grande ponto turístico por lá. Há muito o que explorar na cidade e nas redondezas, você vai ficar surpreso com a quantidade de opções de entretenimento que esta região tem a oferecer.

Uma curiosidade interessante é que os habitantes de San Jose são responsáveis pela maior quantidade de patentes registradas nos Estados Unidos. Ou seja, é inovação e empreendedorismo que você quer, @? Então toma! 🙂

Vale do Silício

O termo original, em inglês, Silicon Valley traduzido como Vale do Silício, é a região que abriga o polo industrial que concentra diversas empresas de tecnologia da informação, computação e áreas afins. Para se ter uma ideia o San Jose City College está bem próximo a empresas como Facebook, Intel, Google, eBay e Apple, TUDO JUNTO E MISTURADO. Imagina só atuar tão próximo a essas lendas do mercado de tecnologia e entretenimento?

A região começou a se desenvolver nos anos 50 com o objetivo de produzir e impulsionar as inovações tecnológicas do ramo científico. O nome “silício” vem em homenagem ao elemento químico de mesmo nome – pode ser encontrado na tabela periódica pela sigla (Si) – que é uma matéria-prima básica e essencial na produção de componentes eletrônicos.

 O que é uma community college?

As faculdades no estilo Community College são mais comuns do que parece nos Estados Unidos. É fácil reconhecê-las, pois elas oferecem ao estudante um curso profissionalizante ou a primeira metade de um curso de graduação, simultaneamente com uma transferência para uma das diversas universidades de renome dos EUA.

As community colleges – como o SSJC, que é uma instituição do mais alto calibre – continuam bem famosas, tanto para estudantes internacionais quanto para os norte-americanos. Elas contribuem principalmente como instituições que apoiam os estudantes que têm como objetivo obter um diploma completo, proporcionando os dois primeiros anos do curso e auxiliando os alunos mesmo após a graduação, seja entrando para um outro curso universitário ou até mesmo para a carreira profissional.

Para os estudantes internacionais entrar em uma instituição como essa pode ser algo extremamente valioso, já que os dois anos passados em uma community college, que compreende a metade de uma graduação completa, pode possibilitar que um aluno se adapte com mais facilidade a cultura, a língua, ao ambiente inserido, antes de se mudar de fato para uma universidade, que normalmente já espera um certo nível de conhecimento cultural que um estudante que veio de outra região pode não ter de imediato.

Outro grande benefício das community colleges está relacionado ao investimento financeiro. Os estudantes são capazes de conseguir, em tal instituição, uma educação muito mais econômica se compararmos com uma estadia de 4 anos em uma universidade, sem pôr em risco a qualidade do ensino.         

O SSJC trabalha rigorosamente para manter um alto número de estudantes internacionais, para ajudá-los a se sentirem bem-vindos, adaptados e acolhidos no país. Esportes, atividades e clubes estudantis são oferecidos durante todo o ano letivo para consolidar uma forte relação com os estudantes internacionais.

E então, gostou de ficar por dentro sobre como é a instituição e como ela pode ser benéfica? Em caso de dúvidas, entre em contato conosco!

WhatsApp: +1 (650) 281-9365
E-mail: arleth@eagleintercambio.com

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EnglishPortuguêsEspañol

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!