“Garota, eu vou pra Califórnia…” Mas para estudar, e não (só) para viver a vida sobre as ondas, como diz o Lulu Santos na canção. Você, que esperou ansiosamente por este momento, pode comemorar: a Universidade de San Diego voltou a receber os alunos para as aulas presenciais no campus.
Com toda a energia e positividade que vêm junto quando pensamos nos mais de 100 km de praias da segunda maior cidade do estado da Califórnia, San Diego está retomando suas atividades após o enfrentamento da pandemia da Covid-19, e a Educação, um de seus pilares mais fortes, está entre as primeiras da lista.
Então, se você sempre quis estudar fora do país ou se está chegando por aqui agora, não se preocupe! Vamos te mostrar o porquê de a Universidade de San Diego, na ensolarada Califórnia, ser o local certo para você tirar os sonhos do papel.
Vamos começar conhecendo a estrutura da Universidade de San Diego? Para isso, nada melhor que um tour pelo campus, não é mesmo?
A University of San Diego incentiva os alunos a se tornarem protagonistas de suas próprias histórias e trajetórias, a serem líderes éticos e compassivos. Conta com centros e institutos que abrangem os mais diversos cursos, em diferentes áreas. Dentre eles, está o English Language Academy, ou ELA, e você vai conhecê-lo agora:
Universidade de San Diego: English Language Academy
Localizado no campus da Universidade de San Diego e com o foco de alavancar os seus objetivos acadêmicos e profissionais, o English Language Academy conta com programas pensados especialmente para nós, estudantes vindos de fora dos Estados Unidos. Duvida? Então, olha só:
Para começar, eles têm o Intensive English Language Program, ou IELP, para você que quer melhorar sua comunicação em inglês, buscando mais e melhores oportunidades no mercado de trabalho ou na área acadêmica.
Além disso, o IELP também é procurado por alunos internacionais que precisam de uma força para dominar as habilidades da língua inglesa e aumentar a pontuação do TOEFL ou de outras provas de proficiência. Afinal, geralmente, esse é um dos pré-requisitos para cursar uma universidade americana.
O Intensive English Language Program trabalha as quatro competências acadêmicas que são consideradas no TOEFL:
- Reading
- Listening
- Speaking
- Writing
O curso conta com um pré-teste, para verificar os conhecimentos que você já têm sobre o idioma e, após a conclusão, você consegue checar seus avanços por meio de um pós-teste.
As turmas são pequenas, entre 10 e 15 alunos no máximo, para que os professores – que são altamente qualificados – possam atender as necessidades de cada um e gerar uma forte conexão entre o grupo.
Turismo e aprendizado na medida certa!
Já imaginou sair da aula e ir conhecer um dos mais famosos zoológicos dos Estados Unidos com os novos amigos? Ou dar um pulinho ali no México para passar um final de semana com a galera, já que Tijuana fica a aproximadamente 30 quilômetros de distância. Afinal, nem só de surf vive a Costa Oeste…
Voltando para a sala de aula, você deve estar se perguntando o que mais você vai aprender ao longo do curso, além das habilidades relacionadas à linguagem, que a gente já comentou.
Na descrição do curso ou entrando em contato com a gente, você pode conhecer as informações mais detalhadas, mas aqui vão alguns destaques:
- se as expressões idiomáticas e os dialetos já variam muito de uma região para outra, imagine de um país para outro? No IELP, você vai conhecê-las e praticá-las em situações do dia a dia;
- a cultura, as tradições e os valores americanos também são apresentados e, o principal: contextualizados! Assim, sua adaptação ao novo estilo de vida se torna muito mais fácil e agradável;
- a transição da faculdade para o mercado de trabalho passa pelo desenvolvimento de novas habilidades, que também são trabalhadas no IELP.
A Universidade de San Diego tem um rigoroso acompanhamento de todos esses processos e do seu desenvolvimento
O programa é bem flexível: você pode escolher um semestre de 14 semanas, durante o outono e a primavera, ou um de 10 semanas, ao longo do verão. Tem também a possibilidade de fazer uma divisão entre as semanas, converse com a gente para explicarmos essas variações. Aí, é só escolher qual a sua estação preferida e fazer as malas.
Enquanto você planeja a viagem, pode se interessar também por outro curso da Universidade de San Diego, mas em uma versão diferente: um curso on-line preparatório para o TOEFL. Você pode fazer as aulas a qualquer momento, pois elas ficam disponíveis na plataforma. Ok, você não vai sentir a brisa do mar no cabelo, mas é uma ótima oportunidade de se preparar antes de ir, não é mesmo?!
Ele também faz parte do English Language Academy e, além das competências que comentamos, você ainda aprende estratégias e dicas para aplicar ao fazer o exame.
O catálogo de cursos ELA ainda vai além, disponibilizando:
- University of San Diego’s Undergraduate Pathway for International Students, que prepara o aluno para o mundo acadêmico, funcionando como uma ponte, um passo antes da universidade. Este é um programa que apenas alunos indicados pelo Office of Undergraduate Admissions podem participar;
- Graduate Pathway Program, voltado para o preparo de alunos para a SOLES – School of Leadership and Education Sciences;
- Summer International Junior Program, que rompe padrões e recebe alunos de 13 a 17 anos, para uma “aventura na aprendizagem da língua”.
Os alunos internacionais também podem formar grupos com foco em programas customizados, como:
- Professional development for university professors;
- Professional development for primary and secondary school teachers;
- Business English for university managers and administrators;
- Accent modification professional course;
- Pronunciation of American English course.
Por onde começar o planejamento?
A gente sabe que são muitas opções que podem fazer parte da busca do seu American dream junto com a Universidade de San Diego e, por isso, estamos aqui para te ajudar a entender os detalhes de cada curso e planejar aquele que mais se encaixa com o seu momento atual.
Esse planejamento envolve questões financeiras, disponibilidade de tempo para permanecer nos Estados Unidos, as necessidades de visto ou provas de proficiência, enfim… São diversos pontos que, quando bem assessorados, só fazem com que a gente tire ainda mais proveito de cada momento dessa viagem! Então, não pense duas vezes e… Fale com a gente!
Até a próxima! ✈🌊