Qual a melhor cidade para fazer intercâmbio?

COMPARTILHE

Veja aqui as principais características dos destinos mais procurados

Na hora de escolher qual a melhor cidade para fazer intercâmbio, é importante que você não leve somente em consideração o custo de vida, mas também alguns fatores que farão toda a diferença na sua experiência e no seu dia a dia de intercambista. É preciso refletir sobre a qualidade de ensino, infraestrutura para deslocamento urbano, atrações turísticas, o objetivo do seu intercâmbio, permissão para estudar e trabalhar, clima local, costumes, etc.

Abaixo colocamos uma lista com alguns dos principais destinos e o resumo das principais características para te ajudar na escolha.

Estados Unidos

As cidades americanas são as mais procuradas por intercambistas que desejam fazer cursos de idiomas, de extensão, graduação, MBA e outros. Os destinos mais concorridos oferecem perfis de viagem, vida noturna, cena cultural e custos bem diferentes entre eles. Fica difícil decidir qual a melhor cidade para fazer intercâmbio, mas essa é uma fase bem gostosa 🙂

  • Los Angeles, San Francisco e San Diego: dias mais quentes e ensolarados, atraem praticantes de esportes e aqueles que querem combinar estudos e turismo;
  • Miami: predominantemente latina, tem muitas atrações culturais e praias, boa para quem pode aproveitar o mar;
  • Nova Iorque, Chicago e Boston: grandes metrópoles com vida cultural agitada, grandes parques e excelentes instituições de ensino.

Canadá

As cidades canadenses oferecem preços mais acessíveis que os Estados Unidos, uma ótima qualidade de vida e a possibilidade de estudar dois idiomas: o inglês e o francês. É um país muito frio (MUITO FRIO MESMO), mas que leva a educação a sério e tem boas instituições de ensino. Esse deve ser o motivo pelo qual o país não emite visto que permita estudar e trabalhar por meio período, porque exige muito esforço de seus estudantes.

O governo canadense incentiva que estrangeiros preencham vagas de trabalho no país. Então, fazer um intercâmbio por lá pode te inserir no mercado de trabalho da sua área de atuação após o tempo do curso. No ensino superior ainda tem o programa Co-Op, de até dois anos, que é um curso técnico com a possibilidade de estagiar na área.

Se você já possui o visto americano, fica mais fácil entrar de avião no Canadá, através do visto eletrônico, o eTA. Agora é só escolher qual a melhor cidade para fazer intercâmbio no Canadá:

  • Montreal: foi colonizada pelos franceses e é muito procurada por intercambistas, por isso possui uma vida cultural muito agitada;
  • Toronto: é a maior e mais agitada cidade do país, com atrações turísticas e programações para todos os gostos;
  • Vancouver: com paisagens belíssimas e inverno menos rigoroso, a cidade tem muitos estímulos para quem quer praticar atividades outdoor.

Irlanda

A Irlanda é uma referência em intercâmbio, principalmente para os maiores de idade. O que chama a atenção dos estudantes é o clima de festa, as pessoas receptivas e os pubs. Além disso, aqui é permitido trabalhar e estudar, o processo é menos burocrático e o custo de vida é menor do que na vizinha Inglaterra.

Outra vantagem bem atraente para os intercambistas é a facilidade de viajar para outros lugares da Europa com as companhias aéreas low cost, que oferecem passagens com preços imperdíveis. O lado ruim para algumas pessoas é o tempo (quase sempre) frio com dias cinzentos, chuva e vento, que estão presentes em três das quatro estações do ano (a exceção é a primavera, até o verão tem um clima cinza).

Se o clima não te desanimar, veja abaixo qual a melhor cidade para fazer intercâmbio na Irlanda:

  • Cork: segunda maior cidade, mas com clima de uma pequena cidade universitária, tem tradição nas artes e na música;
  •  Dublin: é a cidade mais turística e mais agitada, principal destino dos intercambistas;
  •  Limerick: destino que preserva mais os costumes irlandeses, ideal para uma imersão cultural.

Austrália

Esse é um dos países mais desejados pelos estudantes que querem fazer um intercâmbio. Tem um clima parecido com o brasileiro, com belas praias e paisagens, permite estudo e trabalho ao mesmo tempo, enfim, perfeito para quem quer viver um tempo fora. Com a sua economia em constante crescimento não é difícil você conseguir oportunidade no mercado de trabalho por lá.

Além dos cursos tradicionais oferecidos aos intercambistas, você pode cursar o Vocational Educational Training (VET), um curso técnico voltado para o mercado de trabalho de diversas áreas, como confeitaria, eventos e outras.

Fora isso, o estilo de vida do país é voltado para aproveitar a vida e praticar esportes, mas é um lugar onde o custo de vida não é tão baixo. Gostou? Então, escolha qual a melhor cidade para fazer intercâmbio na incrível Austrália:

  • Gold Coast: tem 70 km de praias, grandes parques temáticos, parques e lindas paisagens;
  • Melbourne: ideal para ser explorada a pé, tem um ar cosmopolita, diversos pontos históricos e uma agitada vida cultural;
  • Perth: é uma surpreendente cidade que fica mais isolada, ótimos parques, bom transporte público, tem um bom equilíbrio entre tranquilidade e entretenimento;
  • Sydney: é a maior e mais visitada cidade do país, repleta de entretenimento, é um destino multicultural com instituições de ensino bem avaliadas.

Há ainda outras opções, mas essa é uma lista para você começar a sua pesquisa de qual a melhor cidade para fazer intercâmbio.

A Eagle está aqui para te ajudar com o que for preciso. Conte conosco desde o início dessa jornada para garantir a melhor experiência da sua vida. Clique aqui para acessar nosso Whatsapp.

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EnglishPortuguêsEspañol

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!