Como alterar status do visto de turista para estudante nos EUA

COMPARTILHE

Você estava turistando nos Estados Unidos e foi pego de surpresa pela pandemia da Covid-19? Não se preocupe, a Eagle Intercâmbio te ajuda a alterar status do visto de turista para estudante, tudo pra não deixar de lado seu american dream!

Além dos voos cancelados, das fronteiras fechadas e da preocupação com a saúde, a segurança, as finanças etc., a doença causada pelo novo coronavírus está impactando nossas vidas de muitas maneiras, então, para quem está na terra do Tio Sam, uma boa alternativa é a mudança de status do visto. 

Esse é um processo que o governo dos EUA oferece para quem busca alterar status do visto de turista (B2) para estudante (F1), de modo que possa permanecer em território norte-americano pelo período em que estiver estudando. Em paralelo, esse momento de pandemia que estamos vivenciando permite certas exceções para os estrangeiros que estão no país, um cenário chamado de “severe economic hardship”, o que confere mais flexibilidade inclusive para a extensão do visto de permanência.

À primeira vista, pode parecer complicado devido às documentações e justificativas para o Departamento de Serviços de Imigração & Cidadania, em inglês: U.S Citizenship and Immigration Services (USCIS). Por isso, a consultoria especializada da Eagle Intercâmbio descomplica essa burocracia pra você! Aliás, vem ler nossos posts com dicas para alterar status do visto e os mitos e verdades sobre o visto de estudante

Passo a passo para alterar status do visto de turista para estudante

De modo geral, quem já está nos EUA e quer alterar status do visto B2 para F1, vai precisar seguir alguns passos importantes, como, por exemplo: 

  • Encontrar um “patrocinador” para o visto F1: visite a instituição de ensino onde pretende estudar para falar sobre a alteração de status e, com isso, obter a “carta de aceitação” e o formulário I-20, lembrando que o curso deve ter mais de 18 horas semanais na carga horária;
  • Comprovar a disponibilidade de recursos financeiros para que você possa realizar o curso e se manter nos EUA durante o período letivo apenas estudando (sem trabalhar), considerando o valor do programa e, ainda, as despesas paralelas, como: alimentação, moradia, transporte e outras;
  • Reunir os documentos necessários (todos em inglês), tais como: o formulário I-20 (informações sobre o curso, códigos de registro, responsáveis e afins), juntamente com a cópia do passaporte, o visto atual válido e o extrato bancário, assim como os formulários I-94 (o registro de entrada e saída do imigrante no país) e o I-539 (a solicitação formal para mudar o status ou estender a estadia). Atenção: como o processo é demorado, o aplicante deve enviar (e pagar) dois formulários I-539, sendo o primeiro para solicitar a mudança de visto e o segundo para a extensão do visto;
  • Redigir uma carta explicando os motivos da solicitação para alterar status do visto de turista (B2) para estudante (F1), incluindo informações sobre o propósito inicial ao visitar os EUA e as razões pelas quais você está solicitando essa mudança;
  • IMPORTANTE: essa alteração do status deve ser solicitada com 45 dias de antecedência da data de expiração do visto. A seguir, o processo de aprovação para alterar status do visto B2 para F1 pode durar de 3 a 12 meses, conforme a disponibilidade da imigração americana. Além disso, se o período de permanência expirar enquanto você aguarda essa aprovação, é possível requisitar a extensão do visto de turismo.

Fale com a Eagle para mais detalhes sobre a documentação, os cálculos de gastos e o processo para alterar status do visto de turista para estudante ou ainda para estender seu visto de turista. A propósito, fique atento às restrições nesse período, pois enquanto aguarda a aprovação do governo, não é possível sair dos EUA, nem mesmo começar o programa de estudos ou trabalhar.

Como aumentar as chances de conseguir a aprovação para alterar status do visto B2 para F1?

Para obter êxito ao alterar status de turista (B2) para estudante (F1) e/ou para estender o status de turista, uma consultoria especializada como a Eagle pode te orientar em todas as etapas desse processo complexo, que envolve a análise da documentação, o preenchimento correto dos formulários e o intermédio com as instituições de ensino, bem como o acompanhamento até a resposta da imigração norte-americana. 

Após investir um valor considerável no pagamento das nas taxas (da imigração e da escola), é essencial cumprir rigorosamente todas as etapas exigidas pelo USCIS para assegurar que sua solicitação para mudar o status seja aprovada e/ou que o visto de turista seja renovado. 

É aí que a Eagle entra: temos um time de advogados especialistas no planejamento desse processo imigratório, o que inclui a organização dos documentos, os cálculos de investimento, as comprovações financeiras e as demais questões burocráticas. Cada detalhe importa, começando pelo preenchimento dos formulários com caneta preta! Sim, até mesmo a tinta da caneta pode fazer com que a solicitação seja negada! 

Quer saber mais sobre como alterar status do visto de turista (B2) para estudante (F1) nos EUA? Conte com a Eagle e, assim que receber a aprovação, você pode começar os estudos! 

E-mail: arleth@eagleintercambio.com 
Whatsapp: +1 (650) 315-1607

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EnglishPortuguêsEspañol

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!