Financiamento estudantil para estudantes internacionais

COMPARTILHE

As universidades americanas são referência em inúmeras áreas, por isso muitos estudantes decidem ir para lá fazer cursos de longa duração dentro de suas especialidades. Os custos podem chegar a 60 mil dólares por ano e algumas universidades exigem que os estudantes paguem o primeiro ano de uma só vez, então muitos recorrem ao financiamento estudantil para estudantes internacionais. Economizar é preciso, tanto no planejamento quanto durante seus estudos no exterior. Quanto menos depender dos financiamentos, melhor será sua saúde financeira no futuro. Além disso, você terá despesas para manter seu custo de vida,  sem contar com emergências.

Entenda como funciona o financiamento estudantil para estudantes internacionais.

Muitos estudantes têm a expectativa de conseguir um emprego no país e contam com esse salário para pagar seus estudos ou despesas cotidianas. É perigoso contar com uma fonte de renda que pode não se concretizar. Conseguir um emprego não depende só de você, mas sim de muitos outros fatores. Além disso, é necessário ter um visto específico para poder trabalhar no exterior – leia mais aqui.

Bolsas de estudo

Um jeito de tentar diminuir os custos do seu curso é conseguir uma bolsa de estudos. Dependendo da instituição de ensino, você pode conseguir um desconto parcial ou total. É possível aplicar para três ou quatro bolsas ao mesmo tempo. Vale lembrar que a concorrência é altíssima e para manter a bolsa é necessário seguir as regras da instituição; caso contrário perderá seu desconto. Se o estudante conseguir ótimos resultados nos exames de admissão, se for destaque nos esportes ou tiver alguma habilidade específica, a universidade pode conceder descontos para atrair e reter este aluno. O estudante também pode receber um salário ou desconto na mensalidade em troca dos seus serviços dentro da universidade. Algumas instituições oferecem bolsas com base no sistema de mérito e outras com base nas necessidades de ajuda financeira; aqui na Eagle nos te explicaremos tudo sobre a universidade da sua preferência.

Financiamento

As universidades buscam estrangeiros para ter maior diversidade cultural e todas possuem convênios com instituições que oferecem financiamento estudantil para estudantes internacionais, com taxas de juros mais baixas e prazos maiores de pagamento. O financiamento pode ser oferecido pelo governo, pela própria instituição, por bancos ou empresas financeiras privadas. Há uma oferta baixa e concorridíssima de instituições que oferecem empréstimos para estudantes estrangeiros, mas vale a pena tentar. O primeiro passo é verificar com a Eagle quais são os financiamentos disponíveis para o curso da sua escolha. As principais instituições financeiras que oferecem esse serviço nos Estados Unidos são:
  • Citizens Bank;
  • Discover;
  • IEFA;
  • International Student Loan Program;
  • Global Student Loan Corporation;
  • Mae e;
  • Sallie.

Quanto mais você se enquadrar no perfil ideal delas, preenchendo requisitos exigidos, melhores serão as condições do seu financiamento. Algumas empresas permitem que você comece a pagar depois da formatura, mas sempre leia atentamente o contrato (inclusive as letras miúdas).

Vai fazer uma pós-graduação? Saiba que a oferta de financiamento para cursos de pós-graduação é maior do que para graduação. Clique aqui e fale com a Eagle Intercâmbio agora mesmo!

Fiadores e Credores

Nos processos de financiamento estudantil para estudantes internacionais, muitas empresas financeiras americanas exigem que o estudante tenha um co-signatário ou fiador para ser elegível. Este fiador deve ser um cidadão americano ou residente permanente e deve morar no país por no mínimo dois anos. Poucas não exigem o co-signatário, como a Global Student Loan. Se você não conhece ninguém que possa ser seu fiador, algumas universidades oferecem uma lista de credores preferenciais com quem já trabalharam anteriormente. Estes credores recomendados geralmente oferecem  taxas mais competitivas. Peça uma lista deles para a Eagle Intercâmbio no processo de escolher a sua universidade.

Consulados e programas governamentais

O Departamento de Estado dos EUA oferece oportunidades de ajuda adicionais aos estudantes de algumas nacionalidades em um programa de intercâmbio global. Vale a pena também consultar as embaixadas para verificar se existem bolsas disponíveis para estudantes brasileiros. Os principais programas de bolsas oferecidos pelo governo brasileiro aos alunos que querem estudar no exterior são: Ciências sem Fronteiras, CNPq e CAPES. Busque informações nos sites desses programas e no centro estudantil da sua faculdade, mas no momento alguns programas estão congelados ou foram interrompidos.

Programa Fulbright

O Programa Fulbright é um programa de intercâmbio patrocinado pelo governo americano que oferece financiamento estudantil para estudantes internacionais nos Estados Unidos. A competitividade é bastante alta porque 155 países fazem parte dele.

Financiamento familiar

Algumas pessoas têm a sorte de contar com parentes que possuem recursos suficientes para oferecer um empréstimo estudantil. É o método mais seguro de financiar seus estudos e com possibilidade de boas negociações para a devolução da quantia. Mas é importante apresentar um plano de pagamento e mostrar maturidade no processo – amigos amigos, negócios a parte (e o mesmo vale para família). Os estudantes estrangeiros são bem vistos pelas universidades americanas pela sua dedicação e motivação. Por isso, muitas delas estão dispostas a providenciar e facilitar o financiamento estudantil para estudantes internacionais, investindo neles e no futuro da própria instituição. Tenha confiança ao se aplicar para um financiamento e acredite no seu próprio futuro. Parece complicado? Acredite, é burocrático e possui várias regras, mas a Eagle está aqui para lhe ajudar a encontrar a melhor oportunidade para o seu caso. Clique para falar via messenger e começar agora mesmo a planejar o seu intercâmbio: http://m.me/eagleintercambio

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!

Captcha obrigatório
Seu cadastro foi envado com sucesso!