Trabalhar legalmente nos Estados Unidos com o visto J1

COMPARTILHE

Viajar para os Estados Unidos, seja para passar uns dias de férias, para estudar ou trabalhar por algum período ou até mesmo para estabelecer residência, ainda é o sonho de muitos brasileiros. Apesar de toda a burocracia envolvida, tirar um visto não é o bicho de sete cabeças que parece ser.

Os EUA tem sido um dos lugares mais procurados pelos cidadãos brasileiros que querem morar no exterior. Os profissionais do Brasil que mudam para lá passam a ganhar aproximadamente 7,2 vezes mais (em média), simplesmente pelas empresas de lá permitirem que eles possam desenvolver todo seu potencial. Existem diversos fatores que podem levar as pessoas a se mudarem, porém, os mais comuns são uma tentativa de fugir da crise política e econômica, a falta de segurança no país e a busca por melhores oportunidades de emprego e salários mais justos.

Existem muitos programas que permitem realizar um intercâmbio na terra do Tio Sam. Essa recheada gama de opções satisfaz os mais diversos gostos que os estudantes possuem: há os que querem estudar em faculdades renomadas, os que querem fazer cursos de inglês e também aqueles que querem estudar e trabalhar ao mesmo tempo, para ganhar aquela experiência internacional. Se sua intenção de ir para o território norte-americano está relacionada com esse último, saiba que você pode trabalhar legalmente nos Estados Unidos com o visto J1! Este programa de intercâmbio permite que você possa estudar e exercer alguma atividade remunerada, porém não pode ser nenhum trabalho formal.

 

O que é o visto J1?

Antes de mais nada vale dizer que o J1 é um visto para estudantes. Ele é válido para qualquer pessoa que pretenda ir aos Estados Unidos para exercer uma função previamente combinada, treinamento ou pesquisa acadêmica de um programa cadastrado e aprovado oficialmente pelo governo dos EUA e patrocinado por uma instituição de ensino ou qualquer outra organização, sem fins lucrativos. Em outras palavras, você pode estudar e trabalhar legalmente nos Estados Unidos com o visto J1 sem problemas.

Essa categoria de visto é dada a pessoas que foram aprovadas em participar nos programas de visitantes de intercâmbio nos Estados Unidos, de acordo com a lei de imigração do país. Isso quer dizer que, antes de você solicitar o visto na embaixada ou consulado, é necessário se candidatar, preencher todos os requisitos e ser aceito em uma das categorias de programas de visitantes de intercâmbio através de uma instituição patrocinadora designada. Caso você seja aceito como participante, o patrocinador irá fornecer as informações e documentações necessárias para a solicitação do visto J1.

 

Requisitos necessários para tirar o visto

Para se ter o visto em mãos é necessário realizar algumas etapas e apresentar alguns documentos:

  • Matricular-se em uma escola ou universidade, solicitar a emissão do I-20 ou do DS-2019 para a escola ou universidade, pagar a taxa SEVIS;

DS-2019: O formulário DS-2019 ou Certificate of Eligibility for Exchange Visitor (J1) Status, como é chamado nos Estados Unidos, é um documento básico necessário, que te permite uma entrevista no consulado ou embaixada dos EUA para dar entrada no visto J1. Este formulário é um documento do Departamento de Estado, que só pode ser reproduzido através da SEVIS. Nele está identificado o nome do estudante de intercâmbio e seu patrocinador designado, também fornece uma estimativa dos custos do curso, uma breve descrição do que será realizado, além das datas de início e término do programa.

  • Preencher o formulário DS-160;

DS-160: É um formulário online que serve para que os responsáveis pela aprovação do visto entendam mais sobre sua vida e saibam exatamente o porquê de você querer ir aos Estados Unidos e o que pretende fazer por lá.

  • Entrar no site ais.usvisa-info.com do CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e preencher as informações solicitadas. Criar um login e escolher como será a entrega: Residencial (10 dias úteis) ou retirada próprio CASV (coleta agendada);
  • Fazer o pagamento da taxa de MRV ($160,00), via cartão de crédito (acesso imediato ao calendário de agendamento), ou via boleto bancário (acesso ao calendário de agendamento após dois dias úteis);
  • Comparecer nas datas e horários agendados com a documentação listada.

Vale ressaltar que além destes há aqueles documentos padrões, como RG, passaporte, etc. De modo geral, os candidatos dessa categoria, precisam apresentar diversos documentos para atender aos requerimentos do visto. Como dito anteriormente os estudantes só poderão participar do programa se houver uma instituição patrocinadora, que pode ser uma universidade, empresa privada ou até mesmo um órgão governamental que administra programas individuais de intercâmbio J1. E cada um destes programas têm seu próprio conjunto de critérios que o candidato deve realizar, além dos documentos necessários que devem ser apresentados.

A validade do visto está atrelada ao tempo do programa que o estudante vai participar. O governo dos Estados Unidos permite ao solicitante do visto J1 entrar no país 30 dias antes da data de início do curso inscrita no formulário do DS-2019 e após a data de término do mesmo, o estudante poderá permanecer por 30 mais dias. Esse período de 2 meses concedido pelo governo norte-americano é denominado Grace Period, e embora seja permitido que os alunos possam viajar dentro dos Estados Unidos nesse tempo, se viajarem para fora do país sua reentrada não será permitida. Durante o Grace Period não é permitido ao estudante trabalhar, estagiar ou estudar.

 

Quem pode trabalhar legalmente nos Estados Unidos com o visto J1?

Pessoas que receberam o visto podem participar de programas de estágio, empregos de verão, além do famoso Au Pair (cuidadores de crianças). Este último é um programa de intercâmbio bastante popular entre os intercambistas, que permite estudar e trabalhar legalmente nos Estados Unidos com o visto J1. O estudante precisa ter entre 18 e 26 anos e irá viver com uma família local por determinado período. Ficará responsável por cuidar das crianças e de algumas tarefas domésticas, em troca receberá alojamento, alimentação, uma quantia por semana e ao mesmo tempo poderá aprender mais sobre o idioma e a cultura local.

Os estudantes graduados em busca de pós-graduação ou especialização, acadêmicos patrocinados por universidades na modalidade de docentes temporários, e estagiários, todos estes podem trabalhar legalmente nos Estados Unidos com o visto J1

Estudantes podem trabalhar legalmente nos Estados Unidos com o visto J1 até 20 horas semanais durante o período de aulas, e até 40 horas semanais durante o período de férias, caso tenham tido um bom desempenho acadêmico e tiverem atendido a todos os requisitos do curso.

Em casos excepcionais é concedido ao estudante uma permissão para trabalhar por fora do programa, se e somente se, o mesmo estiver como comprovar dificuldades financeiras e precisa de uma renda extra. Em situações como esta, o aluno pode conseguir uma Work Permit (Autorização de trabalho), cedido pela U.S Citizenship and Immigration Services (USCIS).

Também há uma possibilidade para os alunos que cursarem graduação, pós-graduação e doutorado conseguirem permissão para programas de treinamento prático após a conclusão do curso, que pode ter entre 18 a 36 meses de duração. A inscrição nestes programas é feita sem a autorização prévia da U.S Citizenship and Immigration Services, sendo necessária apenas uma carta de aprovação da secretaria de intercâmbio da sua instituição patrocinadora americana, um passaporte válido e um formulário de imigração DS-2019 preenchido.

E você pensa em tirar o visto J1? Quaisquer dúvidas estamos aqui para te ajudar. Já realizou um destes programas de estudo? Compartilhe sua história com a gente!

Se precisar de ajuda, é só falar com a Eagle. Os contatos da nossa diretora comercial são:
E-mail: arleth@eagleintercambio.com
Whatsapp: +1 (650) 315-1607

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EnglishPortuguêsEspañol

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!