Novidades para estudantes STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics): a permissão de trabalho poderá ser estendida por até 36 meses desde janeiro de 2022, segundo o Departamento de Homeland Security (DHS).
Quer saber tudo sobre intercâmbio, formação em tecnologia e possível permissão para trabalhar? Nos acompanhe e saiba que isso pode até valer um green card no futuro.
Permissão de trabalho para estudantes: quem são os beneficiados?
Se você gosta de tecnologia e está pensando em uma formação mais robusta, então este texto é para você. Mas esse artigo também contempla, quem curte ciências, matemática e engenharias.
Ou seja, gosta de estudar e quer encarar um super desafio? Agora é a hora. A notícia não é nova, mas ainda tem gente que não sabe que pode ter um intercâmbio de até 3 anos.
Vamos lá, com a grande procura por essas áreas o Departamento de Homeland Security (DHS) dos Estados Unidos anunciou que aqueles que estão no país, possuem o visto de estudante (F1) e estão estudando nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática terão a possibilidade de ter a permissão de trabalho estendida por até 36 meses.
Pode parecer algo simples, mas não é. São 36 meses de oportunidade de viver em outra cultura, se aprimorar, trabalhar e construir um futuro mais promissor.
As novidades sobre a permissão de trabalho, portanto, não se restringem a mais meses, mas também na questão de aprimoramento das técnicas, aprendizados e no desenvolvimento de projetos científicos.
Mas por qual motivo os EUA abriram essa oportunidade para o mundo? Não é só bondade é interesse no que nossas mentes criativas podem oferecer. De acordo com o Secretário Mayorkas: “A inovação STEM nos permite solucionar desafios complexos que enfrentamos hoje e fazer a diferença na forma como garantimos a segurança e protegemos nosso país. Por meio de oportunidades de educação e treinamento STEM, o DHS está expandindo o número e a diversidade de alunos que se destacam na educação STEM e contribuem para a economia dos Estados Unidos.”
Você tem uma habilidade extraordinária? Então toma aqui o seu Green Card!
Como você percebeu, eles não querem só movimentar a economia, mas também aprimorar a tecnologia do lado de lá. Pensando nisso, eles selecionam a dedo os estudantes que mais se destacam e trazem benefícios para a comunidade científica norte-americana.
Como assim? Os estudantes que tiverem a permissão de trabalho estendida aprovada e que se mostrarem devidamente capacitados e com habilidades acima da média tem a chance de conseguir o Green Card mesmo sem ter uma oferta de trabalho norte-americana.
Por isso, siga nosso conselho:
- Ache um nicho na área em que você atua;
- Explore-o sempre buscando uma forma de trazer algo novo para a sociedade;
- Empenhe-se e estude muito nesses três anos, pois eles definirão o seu futuro e, possivelmente, ajudarão no Green Card.
Win-win: bom para você, bom para eles
Se você está com um peso no coração em deixar as terras brasileiras e investir em um país diferente, não fique. A relação dos estudantes com permissão de trabalho estendida com os EUA é do modelo ganha-ganha, bom para eles e para você. Entretanto é possível que você contribua com seu país por meio de artigos científicos e tecnologias de uso mundial.
Quando você passa de permissão de trabalho estendida para Green Card, os norte-americanos ganham mais trabalhadores qualificados e com excelência. Mas não é só isso, nesse processo você vai construindo e alimentando a sua reputação e, é claro, os benefícios financeiros também irão crescendo à medida que avança nessa jornada.
Pensa aqui comigo, não é só questão de dinheiro, vida estável e uma carreira brilhante. Você tem a chance de passar de um simples estudante com permissão de trabalho para um profissional que fará a diferença no mundo e, quem sabe, ajudar a salvar e melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas ao redor do mundo.
Ok, como conseguir a permissão de trabalho?
Agora que você já sabe os benefícios, quais são os próximos passos para providenciar a permissão de trabalho?
A primeira coisa a se fazer é pensar na área em que se quer atuar. Ela tem algum diferencial? Você estará inovando ou será mais do mesmo?
Comece desenhando o que você quer para o futuro. Em seguida, veja quais são as áreas de atuação do STEM e em quais delas você e seu projeto se encaixam. A parte boa nesse período de pesquisa é que tem muito conteúdo brasileiro no Youtube sobre isso. Sente-se confortavelmente, pegue uns snacks e comece a lapidar seu sonho enquanto faz essa trila de aprendizagem.
Outro ponto importante é se abastecer de informações sobre intercâmbio. Conhecemos um blog muito bom e com conteúdos super atuais sobre isso. Conhece a Eagle? 😋
Por fim, é hora de começar a se planejar financeiramente. Esse é um sonho que requer um bom planejamento e muito controle. Afinal, ninguém quer passar por um perrengue nos States, não é?
Com dinheiro no bolso e um sonho na cabeça, é hora de correr atrás do visto e de orientações que só uma agência pode te dar. Aliás, nós temos uma super matéria sobre Como conseguir a sua permissão de trabalho. Vale a leitura.
Por fim, desejamos que o seu intercâmbio seja o mais frutífero possível e boa viagem! 🛫