Cursos de verão para adolescentes na Califórnia

COMPARTILHE

A procura por oportunidades para estudar no exterior vem crescendo a cada dia. Você provavelmente já deve ter ouvido falar dos famosos High School programs, certo? Pois bem, essa não é a única forma de estudar fora do país, é apenas uma possibilidade de uma recheada gama de opções. O Summer Camp, ou acampamento de verão, é uma modalidade que vem se tornando muito popular, principalmente nos Estados Unidos.


Afinal, o que é um Summer Camp?

O acampamento de verão é um programa supervisionado para crianças e adolescentes, que ocorre durante o período de verão no hemisfério norte, no qual acontece o maior tempo de férias escolares, entre os meses de julho e agosto.

A princípio, a prática desse programa acontecia apenas entre os estudantes de determinado país, já que nessa época os alunos entravam em férias e os pais continuavam trabalhando, então as escolas promoviam esses acampamentos para entreter a criançada. A partir disso, as escolas de inglês viram aí uma ótima oportunidade, porém com ensino exclusivo para estudantes internacionais e com o foco na aprendizagem da língua inglesa.

Para nós brasileiros, as escolas oferecem o programa para o mês de julho, pois é uma época de férias escolares aqui e coincide com o período que acontece o summer camp. Vale ressaltar que os cursos de verão para adolescentes na Califórnia é destinado para estudantes com idade entre 13 a 17 anos.

No programa também não é exigido um nível de inglês mínimo, já que os estudantes serão avaliados no primeiro dia e serão colocados em classes de acordo com o nível de proficiência no idioma. Para se ter uma ideia de como se dá o desenvolvimento do aluno, um mês de curso é equivalente a pelo menos 6 meses em salas de aulas de cursos de inglês no Brasil – a imersão será tão grande que fará o aluno pensar e falar inglês o tempo todo.

Poderíamos ficar horas e horas listando aqui todos os lugares possíveis para se realizar o programa, porém nosso foco é o estado californiano, então a partir de agora iremos falar sobre os cursos de verão para adolescentes na Califórnia.

 

Existem cursos de verão para adolescentes na Califórnia?

Claro que sim! Caso contrário esse não seria o título do texto, rs. Como foi dito anteriormente a prática desse programa tem se tornado cada vez mais popular nos Estados Unidos e o estado da Califórnia é um dos lugares mais visitados dos EUA, então eles simplesmente uniram o útil ao agradável. Como veremos a seguir, os cursos de verão para adolescentes na Califórnia estão espalhados por todo o estado. Aqui vão algumas localidades:

Language Studies International (LSI) – Berkeley

Localizada na baía, do lado oposto de São Francisco, a LSI está situada no centro de Berkeley, bem próxima à estações de ônibus e metrô e a poucas quadras de uma das melhores instituições de ensino do mundo, a Universidade da Califórnia – Campus Berkeley. Uma região rodeada de cafés, cinemas, livrarias, restaurantes e uma agitada vida noturna. As instalações são espaçosas, tanto ambientes internos como externos, salas de computadores, acesso gratuito à internet, biblioteca de apoio aos estudantes e 16 salas de aulas.

Converse International School of Languages (CISL) – São Francisco

Uma das cidades mais conhecidas e mais charmosas nos Estados Unidos, provavelmente é um dos melhores lugares para se procurar cursos de verão para adolescentes na Califórnia.

Esta escola está convenientemente localizada no centro financeiro de São Francisco, rodeada de lojas e atrações turísticas. O objetivo dessa escola é permitir que os alunos alcancem suas metas no menor tempo possível. Para isso, o número de pessoas por turma foi reduzido para no máximo 8 estudantes, o que garante um atendimento individual nas dificuldades de cada um e aumenta a interação entre aluno e professor. As instalações modernas da escola ficam na cobertura de um prédio histórico, que por sua vez está localizado em frente à estação de metrô.

PS: As cidades de São Francisco e Berkeley são as populares por realizarem esse tipo de programa, e por isso sempre apresentarão mais opções para os cursos de verão para adolescentes na Califórnia.


Language Studies International (LSI) – San Diego

Fica em uma linda cidade costeira do sul da Califórnia que possui quilômetros de praias, montanhas incríveis e desertos espetaculares. É uma cidade descontraída e com milhares de coisas para ver e fazer, o que o torna um dos lugares mais agradáveis para se estudar inglês nos Estados Unidos. A estrutura da escola conta com sala de computadores, acesso gratuito à internet e salas onde as atividades são interativas, afim de estimular a aprendizagem do aluno.


Converse International School of Languages (CISL) – Los Angeles

Situada na Universidade Loyola Marymount, o um belo campus de 51 hectares possui uma vista panorâmica incrível da cidade de Los Angeles com o oceano Pacífico. A universidade se encontra em uma área residencial segura e calma, além de oferecer instalações acadêmicas e recreativas impressionantes. Assim como a unidade São Francisco o número de pessoas por turma foi reduzido para no máximo 8 estudantes, o que garante um atendimento individual e aumenta a interação entre aluno e professor.


Qual o tipo de visto necessário?

Como o estudante ficará sob responsabilidade da escola em período integral e realizará atividades de mais de 18 horas semanais, será necessário o tipo de visto F1. Mas para conseguir este visto, um documento de extrema importância é essencial, o I-20. Aqui vai uma rápida explicação, para evitar confusão, sobre alguns tipos de vistos:

Visto F1: para graduação, pós, doutorado, cursos de inglês e demais cursos que ocupem a carga de mais de 18 horas semanais;

Visto M1: são casos mais isolados, é necessário para programas vocacionais e cursos técnicos, também exige carga horária superior a 18 horas semanais. Um exemplo deste visto são para as pessoas que frequentam a aeronáutica;

Os vistos de estudante F e M estão vinculados ao SEVIS e ao I-20:

  • I-20: É o principal documento para a aquisição do visto de estudante nos Estados Unidos. É um formulário de imigração que contém informações enviadas pela instituição de ensino para auxiliar no processo com a embaixada. São informações sobre o curso, código de registro (nome do estudante, instituição de ensino), nomes dos responsáveis e afins.
  • SEVIS: Abreviação de Student and Exchange Visitor Information System, se trata do sistema que será utilizado por escolas, embaixada, imigração para monitorar e avaliar o estudante durante o seu período de estadia nos Estados Unidos.

Visto J1: obrigatório para programas culturais, de pesquisa e treinamento;

Visto B1/B2: Exigido para cursos de idiomas de curta duração, com uma carga horaria inferior a 18 horas semanais, além de turismo e negócios.

O objetivo do programa é cultural, diferentemente da Disney, que está voltada para a área recreativa. A gurizada é obrigada a se virar (nos 30) de forma independente: terão que saber se comunicar em outra língua, que conviver com pessoas de outras partes do mundo e ainda irão conhecer lugares incríveis. Fica aí a dica para os pais que conseguem oferecer uma experiência diferente para a garotada.

Leia mais sobre alguns mitos e verdades sobre o visto de estudante: http://eagleintercambio.com/mitos-e-verdades-sobre-o-visto-de-estudante/

 

E quanto a você, já realizou um summer camp ou pretende realizar? Caso você ainda não tenha feito e ficou interessado em fazer um destes programas, mas precisa de mais algumas informações, entre em contato conosco, estamos aqui para te ajudar.

 

 

 

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EnglishPortuguêsEspañol

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!