Tirar o visto de estudante no Brasil ou alterar o status do visto de estudante nos EUA, o que é melhor?

COMPARTILHE

Trocar de visto ou não, eis a questão. Se você viajou para a terra do tio Sam e decidiu estender sua estadia com a alteração do status, provavelmente está passando pela sua cabeça uma série de dúvidas que devem tirar o seu sono. Esse pode não ser o melhor meio para conseguir estudar nos Estados Unidos, pois o processo poderá ser bem longo e burocrático, o país também pode não lhe conceder a permissão, pois podem achar que quando você realizou a imigração já tinha segundas intenções 🙁 – maaaas, a Eagle está aqui para te ajudar 😉

Caso você ache que tirar o um simples visto envolve muita burocracia, espere para ver como é o processo de alterar o status do visto de estudante nos EUA (por isso, contar com uma agência experiente como a nossa vai fazer toda a diferença). Abaixo você poderá acompanhar como tirar o visto de estudante no Brasil e como alterar o status do visto de estudante nos EUA e decidir qual será o melhor método para você.

Tirar o visto de estudante no Brasil

O visto de estudante (F1) é para aqueles que estão matriculados em uma escola de inglês ou universidade e possuem uma carga horária com mais de 18 horas semanais. Assim que sua inscrição pela instituição de ensino for concretizada, eles precisarão enviar o formulário I-20, que é o principal documento para a obtenção deste tipo de visto.

O visto de estudante, seja qual for, além de estar atrelado ao I-20 também está ao SEVIS:

I-20: É o principal documento para a aquisição do visto de estudante nos Estados Unidos. É um formulário de imigração que contém informações enviadas pela instituição de ensino para auxiliar no processo com a embaixada. São informações sobre o curso, código de registro (nome do estudante, instituição de ensino), nomes dos responsáveis e afins.

SEVIS: Ao iniciar o processo de visto, você terá um cadastro no SEVIS (Student and Exchange Visitor Information System), que nada mais é do que um sistema que irá ser utilizado por órgãos diversos (embaixada, imigração, universidade, etc) para monitorar e avaliar o estudante, sempre com foco em seu desenvolvimento educacional. Esse número é gerado antes mesmo do aluno chegar lá, durante o processo de requisição do visto, através da análise de um formulário específico (I-901).

Uma dúvida que sempre surge na cabeça dos intercambistas, é a respeito da validade do visto. Bom, a duração do tempo de permanência nos Estados Unidos com o F1 está atrelada ao curso e a instituição em que você deseja estudar, então há vistos com um, dois, quatro anos…

Encontre aqui mais dicas sobre I-20, SEVIS, visto do tipo F e tudo mais!

Quanto tempo leva para tirar o visto de estudante?

Assim que você comprar o curso, seja com uma escola ou agência de intercâmbio, dentro do prazo de uma semana eles irão emitir o seu I-20. Com a cópia deste documento em mãos, o estudante já consegue agendar uma entrevista com o consulado americano no Brasil (o agendamento leva cerca de duas semanas), prazo suficiente para receber todos os documentos originais. Assim que o visto for aprovado, dentro de 10 dias o passaporte chegará em sua casa pelos correios. Em uma somatória total, o visto leva em torno de um mês.

Para tirar o visto, além dos custos que são considerados ”normais” para a obtenção do mesmo, a única taxa extra é a SEVIS, que custa $200.

Alterar o status do visto estando nos Estados Unidos

Antes de tudo, vale dizer, visto e status NÃO são a mesma coisa. Esta questão confunde muitas pessoas, pois todo mundo fala em alterar o visto de turista para estudante. Caso você queira fazer o processo dos Estados Unidos justamente para evitar os gastos e a inconveniência de voltar para o Brasil, tirar toda a documentação necessária, fazer outra entrevista no consulado, etc., o que você vai mudar é apenas o STATUS. Para a alteração deste, não há necessidade e sair do território americano. Já os vistos, são documentos para entrar no país, e para tê-lo é necessário retornar ao seu país de origem e ir ao consulado norte-americano tudo outra vez.

A verdade é que alterar o status do visto de estudante nos EUA pode ser meio complicado devido a uma série de fatores, documentos e justificativas que você precisa dar para o órgão do governo norte-americano responsável, o U.S Citizenship and Immigration Services (USCIS) – mais uma vez, é aqui que a Eagle entra 😀

Mudança de status

A mudança de status é um processo oferecido pelo governo norte-americano, para quem está nos Estados Unidos, e deseja alterar o status de turista para o de estudante, podendo assim permanecer nos EUA enquanto estiver estudando.

Encontre um “patrocinador” para o visto

Primeiramente, você deve saber em qual escola ou universidade vai estudar. Para obter o visto F1, o curso precisa ter uma carga horária superior a 18 horas semanais. Viste a escola, fale sobre o seu interesse na alteração do status e que tipo de auxílio eles podem te oferecer no processo. Muitas escolas já estão acostumadas com este tipo de procedimento e tem um departamento ou responsável para ajudar os alunos no que for necessário.

Comprove que tem recursos financeiros para fazer o curso

Este é um requisito muito importante, pois você deverá comprovar que tem condições financeiras para pagar pelos seus estudos e para se manter no país durante o período do curso. Essa validação deve ser realizada junto a instituição que você pretende estudar, juntamente com os outros documentos que eles irão solicitar. Os valores podem variar dependendo da escola e região.

Vale destacar que os cursos em universidades costumam sair mais caros, portanto você precisará apresentar um valor maior se formos comparar com uma escola de idiomas, por exemplo. Uma dica, as universidades são obrigadas por lei a mencionar em seus sites uma estimativa total dos custos, incluindo o valor do programa, despesas relacionadas à moradia, alimentação, transporte, etc.

Caso os recursos financeiros venham de terceiros, as escolas irão exigir uma carta que deve ser assinada pela pessoa responsável para ter certeza de que a mesma está ciente e realmente irá arcar com estes valores.

Documentos necessários

O processo da mudança do status é minucioso, você deve ficar atento a todas as etapas e na entrega de todos os documentos solicitados para não perder essa oportunidade que, muitas vezes, pode ser única.

A começar pelo I-20, e para obter este documento você deverá enviar a escola:

Todos os documentos enviados ao USCIS deverão estar em inglês.

Outros dois formulários também precisam ser entregues, o I-94 e o I-539. O primeiro de forma bem resumida, se refere ao registro de entrada e saída do imigrante no país. Já o segundo, é o pedido formal para a extensão de estadia ou a mudança do status.

Carta de solicitação

Ao enviar todos os seus documentos para o U.S Citizenship and Immigration Services (USCIS), você também deverá enviar uma carta explicando o motivo da sua solicitação para a alteração da mudança de status para estudante. Nesta carta, é preciso deixar claras as seguintes informações:

  • Quando você entrou nos EUA, o que disse para o agente de imigração e qual era o seu propósito ao visitar os Estados Unidos?
  • Como e quando você decidiu visitar os Estados Unidos?
  • Se sua intenção de estudar nos Estados Unidos era anterior à sua última entrada no país, por que você não aplicou o visto de estudante (F1) ao invés do visto de turismo (B1/B2)?
  • Você já esteve nos EUA anteriormente? Se sim, quando e qual foi o propósito?
  • Você possui algum parente e/ou conhecido que possui visto para os Estados Unidos? Em caso afirmativo, qual o tipo de visto ou status o(s) mesmo(s) possui(em)?

PS: sua escola poderá de ajudar na elaboração desta carta.

Quanto tempo leva para fazer a alteração?

O processo de preparação e envio de documentos para o governo, pode variar de acordo com a disponibilidade deles. Porém, caso você já tenha todos os documentos em mãos, o procedimento de preparação e envio dos mesmos normalmente não leva mais que sete dias.

A alteração do status deve ser iniciada pelo menos 45 dias antes da sua permanência nos EUA expirar. Já o processo de aprovação da mudança pode levar de 3 até 12 meses. Isso mesmo D-O-Z-E meses. Bastante, né?

Você pode estar se perguntando: “Mas e se o meu período de permanência expirar durante o tempo em que eu aguardo a resposta do U.S Citizenship and Immigration Services?” Por esse motivo, é necessária a extensão do visto de atual, o que nos leva ao próximo tópico.

Extensão do visto de turista B1/B2

Existem muitas dúvidas quanto a alteração do status de turista (B1/B2) para o status de estudante (F1); devido aos altos processos de alteração que o país está recebendo ultimamente, uma nova regra foi implantada em 2017.

A partir de agora sempre que uma pessoa pedir a alteração de status de turismo para estudante, DEVE pedir também a extensão do visto de turismo. Isto acontece porque, na maioria dos casos, a resposta se a alteração foi ou não concedida pode levar, assim como falamos acima, até um ano, enquanto a permissão para o turista permanecer no país é de geralmente 6 meses.

Para isso você deverá preencher o formulário I-539, além do que foi preenchido anteriormente para a mudança de status, agora é necessário solicitar outro para a extensão da sua permanência nos Estados Unidos como turista, enquanto aguarda a resposta sobre a mudança do status. Nota: preste bastante atenção, serão necessários dois formulários I-539.

Veja os documentos necessários para solicitar a sua extensão:

  • Formulário I-539;
  • Money Order” – este se refere ao pagamento do processo de mudança, o valor gira em torno de $370. Essa ordem de pagamento está atrelada ao I-539. Como você precisará preencher dois formulários, você também deverá pagar o Money Order duas vezes;
  • Se registrar no Student and Exchange Visitor Information System (SEVIS) e pagar o I-901 SEVIS fee de $200 – este pagamento deve ser feito após a obtenção do I-20. Não esqueça de imprimir o comprovante deste pagamento;
  • Para saber mais detalhes, clique aqui e fale com um dos nossos consultores.

Como você pode perceber, os mesmos documentos utilizados para a solicitação da mudança de status, também serão utilizados aqui. O que pode tornar o processo um pouco mais fácil.

Restrições durante o processo de mudança de status

Existem certas restrições que você precisar ficar atento durante o período em que aguarda a resposta da alteração se status, são elas:

  • Você em hipótese alguma poderá sair dos Estados Unidos;
  • Não poderá iniciar seu programa de estudos;
  • Você também não poderá trabalhar. Na verdade, nem mesmo após a alteração do status, se concedida, você poderá trabalhar.

Muita informação né? É normal ficar confuso com o vai e vem de tantos documentos, portanto entre em contato conosco que iremos lhe ajudar no que for necessário!

Os contatos da nossa diretora comercial são:
E-mail: arleth@eagleintercambio.com
Whatsapp: +1 (650) 315-1607

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EnglishPortuguêsEspañol

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!