Benefícios de viajar: do fim de semana ao intercâmbio

Benefícios de Viajar

COMPARTILHE

Todo mundo vive dizendo o quanto é importante colocar o pé na estrada, mas poucos sabem explicar os benefícios de viajar. Já pensou por que as pessoas viajam e amam viajar?

Aliás, por que devemos viajar mais?

Os benefícios de viajar são um combo que vai desde mudar sua saúde física até impactos emocionais importantes. Ter pouco tempo ou dinheiro não é uma desculpa válida. Você pode voar barato com muita facilidade atualmente.

Se você tem um emprego em tempo integral e uma família, ainda pode viajar nos finais de semana ou feriados, mesmo com um bebê .

Ok, sabemos 2022 foi um ano difícil para viagens (para dizer o mínimo!) para os amantes de aventuras. Mas não deixe que isso te desanime de fazer planos de viagem em 2023!

Aqui estão alguns dos principais benefícios de viajar, caso você precise convencer alguém ou se convecer mesmo. E tenho certeza de que, assim que começar a ler, você mesmo encontrará mais alguns bons motivos!

Top 5 dos benefícios de viajar

Viajar melhora sua saúde física e mental

Viajar te deixa mais feliz

Desde reduzir o estresse até diminuir suas chances de desenvolver uma doença cardíaca, os benefícios para a saúde de viajar são enormes. Ou você acha saudável ficar sentado em uma cadeira o dia todo no local de trabalho?

Incluir algumas caminhadas em sua viagem certamente fará com que seu corpo se sinta melhor. Para algumas pessoas, andar sem hora ou destino é até uma cura para a depressão e a ansiedade . Claro, não é uma cura infalível, mas pode ajudá-lo a se sentir melhor, tanto física quanto psicologicamente.

É mais provavel que você tenha um tremendo impacto em seu bem-estar mental, especialmente se não estiver acostumado a sair de sua zona de conforto. Acredite: viaje mais e seu médico ficará feliz.

Viajar permite que você se desconecte de sua vida diária

Isso está intimamente relacionado ao item anterior. Nós tendemos a ficar tão presos em nossas vidas diárias que, às vezes, simplesmente ficar parado em sua cidade, pode te prejudicar mais do que fazer bem.

Seu gerente está tomando conta da sua vida? As crianças estão testando sua paciência? Seus pais estão tentando fazer você viver a vida que eles querem? Quanto tempo você acha que aguenta essa pressão antes de explodir?

Às vezes, é melhor dar um passo para trás, respirar fundo e tirar aquela selfie em um lugar cheio de neve ou com belas folhas outonais emoldurando esse momento. De coração, viajar não é e nem nunca foi uma má opção. Ouso dizer que é a maneira mais natural de fazer você repensar seu futuro, estimular sua criatividade e fazer valorizar quem se ama (quem nunca voltou morrendo de saudade de alguém?).

Viajar deixa você mais inteligente e com ótima memória

Benefícios de viajar e fazer intercâmbio com a Eagle

Falamos sobre isso em uma publicação anterior: Viajar te deixa mais feliz (e inteligente!). Habitue-se a aprender novas palavras em um idioma diferente toda vez que viajar e verá melhorias em suas capacidades cerebrais, como o estímulo da memória.

Mais do que aprender idiomas, viajar ajuda você a se compreender melhor. Você pode se deparar com situações desafiadoras em que precisa ser engenhoso e pensar de maneira diferente e fora da caixa. Tenho certeza de que você desenvolverá um novo conjunto de habilidades que não suspeitava ter dentro de você.

Viajar melhora sua compreensão de outras culturas e te deixa mais empático

Estudar fora

O ato de viajar varia de uma pessoa para outra, mas geralmente os amantes de viagens sempre desenvolvem empatia e uma compreensão mais profunda de outras culturas.

Ser mais compreensivo e tolerante com uma cultura diferente da nossa faz parte de ser mais inteligente, e eu considero isso um benefício de viajar. Há uma citação de Santo Agostinho que diz: “O mundo é um livro, e quem não viaja lê apenas uma página”.

E aí, quantos “livros” você leu só uma página? Quantas e quantas ideias você tem sobre um determinado lugar e cultura estão distorcidos por apenas saber por outras fontes e não experienciar vivamente?

Claro, você provavelmente se sente confortável onde está, mas isso é apenas uma pequena fração do mundo! Se você é estudante, aproveite os programas de intercâmbio. Atreva-se a desbravar regiões sobre as quais você tem uma opinião pré-concebida. Aposto que você vai mudar de ideia e perceber que nem tudo é tão definitivo.

Viajar cria memórias (e histórias) para toda a vida!

Meu pai costumava a viajar bastante e sempre voltava com uma (ou muitas) histórias interessantes. Lembro dele contar sobre um intercâmbio que fez quando jovem e que acabou visitando uma família indiana que morava na Califórnia.

O dia estava especialmente quente e o que mais ele queria era tomar uma jarra de água gelada. Mas ao contrário do que imaginava, foi recepcionado com uma xícara de chá quentinho! Nessa hora ele descobriu que os indianos regulam a temperatura corporal em um dia de calor com bebidas quentes.

Muitos anos depois leio um artigo científico da Universidade de Ottawa que valida a técnica de beber chá para espantar o calor. Mas o que eu quero dizer com essa história toda? Por mais insignificante que pareça, o fato de você ter tido uma experiência no exterior, algo fora do comum, cria uma lembrança que você vai ter por muito tempo.

Em resumo, os benefícios de viajar são muitos

E não podemos restringí-los apenas a estes cinco itens. Você pode descobrir e se redescobrir em uma simples viagem de fim de semana ou fazer aquele intercâmbio para aprimorar o seu inglês. O importante é que você veja que viajar é um investimento e não um gasto de dinheiro sem sentido.

Aliás, se quiser um intercâmbio e não tem interesse em montar tudo do zero, eu conheço uma empresa que pode te ajudar desde o visto até encontrar a escola ideal. Já ouviu falar na Eagle? 😋

Um grande abraço e boa viagem! 🛫

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS
EnglishPortuguêsEspañol

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!