Viajar pós-covid: dicas para curtir sem medo!

Viajar pós covid

COMPARTILHE

Viajar pós-covid parece um sonho distante para muitos, mas nós estamos aqui para mostrar que é possível, sim! Não só viajar, como se divertir e curtir cada um dos instantes.

Em um passado, que parece distante, nós viajávamos sem grandes preocupações. Ou seja, tudo girava em torno do seguro viagem, malas e passagens aéreas. Quando muito, checávamos nossa bolsinha de remédios.

Entretanto, algo que poucos poderiam esperar, eis que surge uma pandemia que faria nossos hábitos mudarem. Trabalhar? Só se for de casa. Compras? Tudo por delivery. E quanto a viajar? Ah… aí a situação ficava mais complicada.

O medo de se contaminar com covid ou contaminar os outros era quase enlouquecedor. Dessa forma, o “kit de primeiros socorros” eram obrigatórios conter:

  • Máscaras descartáveis;
  • Álcool 70° em gel;
  • Lenços umedecidos;
  • Luvas descartáveis (sim, teve gente que passou uns bons meses usando luvas para interagir com o mundo fora de casa).

Viajar-pós covid é muito mais tranquilo do que há pouco tempo…

Contarei uma breve história de como viajar em plena pandemia foi uma tortura para muitos. Certa vez, um passageiro nosso, relatou os maus bocados que passou ao se ver obrigado a viajar para um compromisso profissional.

O medo era grande, mas o compromisso era maior e ele foi. Depois de um vôo com várias conexões, ele sentiu que o corpo já estava dando sinais de cansaço. As pernas doíam e uma leve e incômoda dor de cabeça persistia apesar dos analgésicos.

Ao chegar em seu destino, em território nacional (essa informação é importante), notou que o café servido no hotel possuía cheiro algum! Sim, meus amigos e minhas amigas, ele estava com covid. O que fazer?

Com medo de ficar 15 dias trancado no quarto de hotel sem poder sair, nosso bravo passageiro alugou um carro e atravessou o país para voltar para casa. O medo de piorar e estar longe da família foi muito maior. Concordamos com essa atitude? Não mesmo e nem recomendamos.

Hoje, ele está bem e sadio. Além disso, nos passou em primeira mão algumas dicas de como viajar pós-covid. Mas antes, é seguro viajar agora?

É seguro viajar pós-covid? É sim, mas precisa ter cuidado!

Mesmo no final de 2023, ainda convivemos com o vírus, apesar de nos referirmos neste post como período “pós-covid”. O que podemos dizer é que a vida vai nos levando para rumos mais tranquilos, mas não podemos nos descuidar.

Sim, é seguro viajar pós-covid, desde que se tome alguns cuidados básicos:

  • Ter tomado ao menos 3 doses da vacina disponível na rede do Sistema
    Único de Saúde;
  • Realizar o teste de covid uns dias antes para ter certeza de que não irá passar mal logo no início da sua viagem;
  • Utilizar máscara descartável;
  • Lavar as mãos com frequência;
  • Utilizar álcool 70º em gel;
  • Evitar tocar os olhos com as mãos não higienizadas.

Com esse kit básico, você consegue viajar com tranquilidade, sem medo de se contaminar ou contaminar alguém. Mas eu posso ir para qualquer canto do mundo se fizer isso? Mais ou menos…

Ainda há restrições para viajar pós-covid?

Bem, neste momento você consegue ir para quase qualquer lugar do mundo, mas isso não significa uma verdade eterna. Afinal, com tantas ondas e variações do vírus, cada país tem suas regras e restrições.

É possível ver ainda algumas restrições em países que estão tentando erradicar completamente a doença. Um exemplo é a China, que está tomando medidas drásticas em relação a própria população, imagina como deve ser com o viajante…

De acordo com o Consulado chinês no Estado de São Paulo, é preciso fazer a testagem do tipo PCR 48 horas antes de embarcar. Mas não é só isso, é preciso solicitar a aprovação, que se chama “Código Verde”, por meio de envio de dados, imagens do passaporte, cópia do exame e o itinerário. Wow, muita coisa!

Por isso, viajante, procure informações em consulados e fontes confiáveis. Caso contrário, pode acabar tendo que voltar para a casa bem antes do previsto.

[RESUMO] Dicas para viajar pós-covid com tranquilidade

Seja um destino nacional ou internacional, essas dicas irão te ajudar a planejar a viagem dos sonhos. Confira:

  1. Procure evitar aglomerações ou se expor duas semanas antes da data de embarque. Dessa forma você garante que não estará doente no dia;
  2. Faça um estoque de máscaras para usar durante a viagem, principalmente durante o deslocamento;
  3. Lenços umedecidos que contenham álcool 70º ajudam muito na hora do aperto;
  4. Deixe ao menos duas garrafinhas de álcool em gel à disposição;
  5. Realize o PCR 48 horas antes de embarcar;
  6. Para viagens mais longas, leve um teste de farmácia com você;
  7. Lembre-se de utilizar a máscara durante todo o trajeto, seja ele de avião, carro ou trem. É segurança para você e para os outros;
  8. Ao retornar, faça um teste dois dias após a sua chegada. Apenas para ter certeza de que não está espalhando o vírus por aí;
  9. Por fim, mas não menos importante, higienize sua bagagem e bolsas de viagem antes de guardá-las.

O que fazer se contrair covid enquanto estiver viajando?

Primeiramente, mantenha a calma. Se desesperar só irá piorar a situação. Se estiver no Brasil, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima do local que você estiver ficando. Em seguida, siga à risca a orientação do profissional de saúde.

Eu sei que a vontade de alugar um carro e voltar para casa é grande, mas não faça isso! Além de ser arriscado para você, pode ser que outras pessoas se contaminem no meio do caminho.

Procure descansar enquanto estiver no período de isolamento para melhorar o mais rápido possível. Agora, se você não estiver no país, a história é bem diferente.

O ideal é que você tenha um seguro viagem com uma boa cobertura, pois atendimento médico fora do país é MUITO caro e pode ser que, além de doente, você saia com um rombo em sua conta bancária. Acione o seguro viagem, pegue orientação e mantenha a calma.

Por fim, viajar pós-covid não é para ser um estresse. Você consegue se divertir tomando todos os cuidados necessários. E se precisar de orientação para sua viagem ou intercâmbio é só procurar a Eagle!

Boa viagem!

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!

Captcha obrigatório
Seu cadastro foi envado com sucesso!