Passagens aéreas para estudantes

COMPARTILHE

Durante todo o processo de planejamento e preparação para a realização do intercâmbio, os alunos podem se deparar com alguns valores que são maiores do que o esperado, como as passagens aéreas, que constantemente são um dos principais alvos de reclamação devido aos altos preços. De fato, essa parte pode encarecer bastante o orçamento, porém, caso você esteja indo estudar em outro país, saiba que pode usufruir de algumas vantagens especiais, inclusive em relação às passagens aéreas.

A falta de conhecimento sobre esse assunto é justificada por um único motivo: você dificilmente encontrará informações sobre este tema nos sites das companhias aéreas 😉

 

Como funciona a compra de passagens aéreas para estudantes?

Muita gente não sabe, mas acadêmicos têm direito a descontos bem bacanas nas passagens aéreas para estudantes com destino ao exterior. Para conseguir esse precinho camarada não basta ser estudante, é imprescindível estar matriculado em uma instituição de ensino internacional em um curso com duração mínima de 2 semanas e deve-se ter entre 12 e 34 anos de idade. Portanto, é importante deixar claro que o desconto não é válido para qualquer estudante (como os que estudam no Brasil e irão viajar a lazer, por exemplo), mas sim àqueles onde a viagem tenha como propósito estudar no exterior, como em cursos de férias, de idiomas, de intercâmbio universitário ou de formação profissional.

Infelizmente não é possível adquirir o bilhete com desconto por conta própria, apenas as agências de intercâmbio têm a redução da tarifa concedida. Como eles sempre mandam diversos alunos para outros países, as agências conseguem barganhar (Dormammu, I’ve come to bargain) um preço melhor com as companhias aéreas e estes podem variar de 5% a 35%, dependendo da rota e da companhia.

É essencial que o estudante compre os bilhetes de ida e volta, além de ser mais em conta do que uma perna só, o famoso one way, em certos tipos de vistos, como o de estudante e o de turismo, os oficiais de imigração na maioria dos casos pedem o bilhete de retorno para terem certeza de que você não permanecerá no país. O que pode ser feito posteriormente é a alteração da data de retorno, que veremos mais à frente como funciona.

Algumas agências podem cobrar do estudante uma pequena taxa de até no máximo R$100 para fazer a emissão da passagem, pois as companhias aéreas quase não pagam comissão para as agências, então essa foi uma alternativa que eles encontraram para custear o pessoal que trabalha com esse processo.

Ter o acompanhamento de uma agência de intercâmbio no momento da compra de seu bilhete é fundamental. Afinal, esse é o único meio de conseguir os benefícios das passagens aéreas para estudantes, e também porque esse tipo de empresa conta com profissionais acostumados a entrarem em contato com as companhias aéreas para negociar os melhores valores e planejar os trajetos de acordo com as demandas do estudante.

Por fim, vale lembrar que se programar com antecedência também faz parte destes casos, pois além da agência conseguir preparar o melhor roteiro para o seu intercâmbio, os números de passagens aéreas para estudantes com desconto é limitado.

 

Quando comprar a passagem?

Os preços das passagens internacionais podem variar bastante, tudo dependerá de alguns fatores como a companhia aérea escolhida (pois o bilhete para o mesmo trecho pode ser mais caro em determinada empresa), o horário do voo, o dia do ano e às vezes da semana e até mesmo a localização do aeroporto.

Por exemplo, em alguns casos, os voos que saem às terças-feiras podem sair mais em conta do que aqueles que embarcam nos sábados, já que a procura é bem menor. Geralmente as passagens de madrugada também costumam ser mais baratas, basicamente é assim – as companhias aéreas possuem duas etapas: reserva e emissão. As reservas acontecem quando você procura e escolhe a passagem, porém se na hora da compra houver algum problema no meio do processo ou com o próprio cartão, a companhia irá cancelar sua viagem dentro das próximas horas ou minutos, pois não houve a emissão. Com isso, a disponibilidade do voo aumenta no mercado, a famosa lei de oferta e demanda, consequentemente os preços dos bilhetes abaixarão, porque a procura é baixa. As tarifas das passagens tendem a ser dinâmicas, isso quer dizer que se acontecem muitas buscas por determinado destino o preço das passagens aumentará. Sendo assim, de madruga, as passagens que foram canceladas durante o dia ficam mais baratas.

A dica para conseguir um preço mais vantajoso é começar a se preparar para o intercâmbio com a maior antecedência possível, principalmente se o seu período de embarque coincidir com algum feriado nacional e/ou internacional ou com a época de férias escolares.

 

Quais são as vantagens?

Quando se trata de passagem aérea, os benefícios não se restringem apenas as tarifas de baixo preço.

Um dos maiores problemas que os estudantes enfrentam quando querem estender seu prazo de permanência no exterior são as altas multas cobradas pelas companhias aéreas para a alteração da data de retorno, o valor cobrado chega a ser tão alto que às vezes a melhor opção é “rasgar” o bilhete de volta e comprar uma nova passagem. Neste caso com a tarifa de estudante, se o aluno optar por prolongar sua viagem ou o tempo de duração do curso, as multas não costumam ser aplicadas com as passagens aéreas para estudantes. Já em relação à remarcação, as passagens têm validade de 1 ano a partir da data de embarque, sendo possível remarcar o voo caso o aluno decida estender a viagem – a primeira remarcação costuma ser gratuita.

Na compra das passagens aéreas para estudantes a maioria das agências ainda oferece ao aluno a possibilidade de você conhecer as cidades nas paradas de conexão, conhecidas como stopover, totalmente gratuitas. Algo que é praticamente impossível com uma passagem normal.  Afinal, a melhor parte de estudar no exterior é conhecer lugares diferentes, não é mesmo?  Por exemplo, como São Francisco não tem voos diretos, é necessário fazer uma conexão. O estudante poderia ir via Dallas, Chicago, Miami, Los Angeles, ficar alguns dias nestas cidades e depois continuar sua viagem sem pagar a mais por isso.

Vai realizar um intercâmbio? Bora aproveitar as vantagens de ser um estudante!

 

 

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EnglishPortuguêsEspañol

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!