Com certeza você que está lendo esse artigo já deve ter ouvido falar sobre o CCSF (City College of San Francisco), possivelmente porque eles oferecem um curso de língua inglesa que é totalmente gratuito. Interessante, né? Mas não é tão simples assim, e exatamente por isso vamos dividir o conteúdo em duas partes.
Curso gratuito
É simples: um curso presencial e gratuito, para qualquer pessoa que resida na Califórnia. Porém é direcionado para pessoas que de fato residam nos EUA, não para turistas ou pessoas que possuem apenas o visto de estudante.
Para se inscrever, basta comparecer ao local e procurar os cursos non-credit (cursos livres, que não oferecem créditos estudantis). E sim, ninguém vai ficar perguntando sobre qual o seu visto nesse caso, mas não é adequado fazer algo que não siga as regras, em especial se você sonha em ter residência fixa na América. A questão é que é tão simples, mas tão simples fazer a inscrição que muitas pessoas de fato se matriculam e fazem o curso, mesmo sem morar por lá.
Há vagas para todos os inscritos? Não. Existem 11 campi espalhados por São Francisco, então as chances são altas. É preciso ficar atento às datas de matrícula e início das aulas para não perder a sua vaga.
Dá para se inscrever nesse curso, estando no Brasil. Não mesmo! É necessário ir pessoalmente a um dos Colleges para fazer a sua inscrição. E não aconselhamos deixar o Brasil para fazer esse curso, pois pode ser que não consiga uma vaga. Cuidado!
Ponto importante: esse curso não oferece visto de estudante, afinal, é direcionado a quem já reside na Califórnia 🙂
Cursos para estudantes internacionais
Agora sim: você quer fazer as coisas do jeito certo e se inscrever em um programa de intercâmbio de forma legal. Parabéns!
Para estudar aqui você precisará obter um visto F1. E sim, a Eagle te ajudará nisso! Antes do visto será necessário realizar a sua matrícula e pagar pelos créditos: os cursos do CCSF custam, em média, cerca de USD 3.000 por semestre – esse é um ótimo valor, considerando que as escolas mais baratas de São Francisco cobram, em média, USD 500 por mês. Além disso, terá que buscar as passagens e hospedagem, que são custos de responsabilidade do aluno.
Mitos e verdades sobre o visto de estudante – leia aqui!
Quando conseguir seu visto de estudante, você poderá fazer um curso de idiomas ou um associate degree, que é como um curso técnico, com duração de dois anos. A vantagem desse segundo curso é que, no futuro, o aluno poderá solicitar os créditos para enviar a uma universidade e assim obter um diploma de bacharel, além de solicitar a OPT (saiba mais sobre a permissão para estudantes trabalharem nos EUA).
Outra coisa é poder trabalhar dentro do seu campus enquanto tiver o visto estudantil ligado ao CCSF. Não é um trabalho remunerado, mas pode render experiência técnica comprovada e ainda oferecer alguns descontos em serviços. Trabalhar fora do campus é considerado ilegal.
Cursos que oferecem o visto de estudante são chamados de credit courses. Para se inscrever, você precisará ter sua certificação TOEFL em dia e ter seus documentos traduzidos para o inglês. O processo é mais simples que o de uma universidade, mas ainda assim é bastante trabalhoso e poucas agências de intercâmbio trabalham com esse programa – a Eagle é uma das que pode te ajudar a estudar no City College of San Francisco.
Ainda tem alguma dúvida? Mande uma mensagem para nós!