Estudantes internacionais vêm de diversas partes do mundo aos Estados Unidos para realizarem uma pós-graduação. Essa certificação possibilita aos acadêmicos aprofundarem-se nos conhecimentos de determinada disciplina obtidos com os estudos feitos anteriormente. Além do mais, uma universidade que oferece tal curso proporciona aos seus alunos um ambiente rico em experiências acadêmicas e sociais que estimulam o desenvolvimento intelectual e pessoal. As instituições que oferecem o curso de pós-graduação em administração nos Estados Unidos são de alta qualidade, as universidades possuem laboratórios de pesquisa, instalações modernas e bibliotecas que estão equipados para atender as necessidades dos estudantes e garantir que os mesmos tenham destaque em suas respectivas áreas.
Realizar uma especialização no exterior exige, antes mesmo dos próprios estudos, bastante pesquisa e recursos financeiros. O ideal é planejar a experiência com pelo menos 1 ano (ou mais) de antecedência, pois os processos que envolvem inscrição e seleção podem demorar meses.
Onde fazer uma pós-graduação em administração nos Estados Unidos
As instituições norte-americanas estão sempre em destaque nos principais rankings de educação do mundo, por isso atraem estudantes de diversas regiões do mundo. Várias universidades oferecem o curso, dentre elas:
Universidade da Califórnia de Santa Cruz – UCSC
No coração do Vale do Silício, é um dos campi da renomada Universidade da Califórnia e uma das principais instituições de ensino superior nos Estados Unidos. A UCSC Oferece certificados de pós-graduação principalmente nas áreas de tecnologia, business, engenharia e biotecnologia, possui instalações moderníssimas e divide a vizinhança com empresas como Apple, eBay, Intel e Cisco. O curso em administração chama-se Certificate Program in Business & Leadership e foi modelado seguindo as escolas líderes dos EUA e fornece o mais completo curso sobre a área no Vale do Silício. Além do mais, este curso oferece preparação e créditos para os principais programas de MBA da região. Outra excelente vantagem é o corpo docente da universidade, pois são profissionais da área da indústria e isso faz com que o curso seja mais voltado para o atual mercado real. Devido ao seu renome e a sua localização, este pode ser um dos melhores lugares para se fazer uma pós-graduação em administração nos Estados Unidos.
A Universidade divide seus cursos em trimestres, sendo que cada trimestre tem duração de 10 – 12 semanas e o curso de administração nesta instituição tem cerca de 3 trimestres, o que totaliza 9 meses de programa.
Universidade da Califórnia – Berkeley
Nos últimos anos, a UC Berkeley tendo sido considerada uma das melhores universidades públicas do mundo. A instituição está localizada próxima à cidade de São Francisco e ao Vale do Silício, proporcionando acesso ao epicentro mundial de inovação e tecnologia. Os diplomas e programas de imersão seguem um alto padrão acadêmico e são lecionados por um renomado corpo docente, que inspira você a ver o mundo de uma nova maneira. O curso introduz conceitos fundamentais em áreas como: contabilidade, economia, finanças, marketing e gestão, além de empregar técnicas e práticas modernas fornecendo conhecimentos e habilidades a serem aplicadas no ambiente corporativo.
Universidade Estatual da Dakota do Norte – NDSC
É uma universidade conhecida por dar prioridade máxima aos seus estudantes. Os alunos de pós-graduação definem sua própria trajetória em questionamento de acadêmico tradicional e promovem o avanço de teorias e pesquisas modernas, a instituição é dinâmica e está em constante expansão. Os alunos da NDSC contam com instalações de pesquisa de última geração, um corpo docente de renome mundial.
Universidade de Nebraska – Lincoln
A universidade está localizada em uma cidade vibrante e tem cerca de 300.000 pessoas e possui diversas formas de entretenimento e benefícios culturais. A cidade de Lincoln está nas primeiras posições no quesito melhores lugares para se viver, devido ao seu baixo custo de vida, e as suas escolas públicas estão entre as melhores do país. A missão do curso é fomentar a curiosidade, a percepção de negócios e liderança eficaz e para isso, o corpo docente se preocupa em formar a próxima geração de líderes de forma ética.
Pré-requisitos para a realização do curso
A admissão dos estudos em um curso de pós-graduação em administração nos Estados Unidos é um processo seletivo que visa identificar os candidatos que se sobressaem entre os bacharéis concorrendo às vagas. Os candidatos devem ter um preparo adequado no campo de estudo escolhido e devem mostrar que são capazes de empreender estudos avançados e pesquisa na língua inglesa.
Os candidatos devem estar preparados para apresentarem os seguintes documentos:
- O diploma de bacharelado no Brasil;
- Um formulário de inscrição (impresso ou online);
- Carta de recomendação;
- Declaração do propósito (carta que descreve a intenção de realizar uma pós-graduação);
- Histórico escolar;
- As universidades pedem um teste de proficiência do idioma, para ver se o estudante está apto para a realização do curso. Os testes oficiais são os TOEFL iBT ou IELTS, as médias das notas variam entre 80 e 6,5, respectivamente.
PS: Vale deixar claro que estes documentos costumam ser o padrão exigido, porém as universidades podem pedir outros comprovantes e isso varia de instituição para instituição.
Visto
O tipo de visto necessário para realizar uma pós-graduação em administração nos Estados Unidos é o visto F1. Este é um visto temporário para estudantes país que querem ir aos EUA e estão interessados em aprender inglês ou estudar em qualquer instituição do país. Para obter o F1, você já deve ter sido admitido na universidade desejada.
E após o curso, o que fazer?
Após a conclusão da sua pós-graduação em administração nos Estados Unidos, o estudante com o visto F1, pode se qualificar para 12 meses de trabalho remunerado nos EUA, denominado de OPT – Optional Practical Training. Como o próprio nome já diz é uma experiência prática opcional. O OPT é uma autorização de trabalho temporária que possibilita aos estudantes com o visto F1 tenham uma experiência de trabalho em sua área de estudo. Vale ressaltar que este não é um visto de trabalho, é apenas uma permissão de trabalho vinculada ao F1, sendo assim o aluno permanece vinculado a instituição de ensino onde se formou. O objetivo é oferecer um treinamento prático ao estudante para complementar seus estudos acadêmicos.
O aluno também pode escolher entre se qualificar em outros programas de especialização ou voltar para o país de origem, com uma bagagem cheia de novas habilidades e experiências, e com uma enorme possibilidade de obter um futuro brilhante.
E aí, se interessou em fazer uma pós de administração nos Estados Unidos? Quaisquer dúvidas sobre pós-graduação no exterior neste ou em outro curso, entre em contato com a gente!