Green card: o cartão verde para viver o sonho americano 💚

Saiba o que é green card, quem tem direito a ele e conheça 4 diferentes tipos

COMPARTILHE

Por diversas razões, cidadãos de todas as nações migram para outros países em busca de trabalho e estudo. Muitos deles decidem ficar definitivamente e, para isso, precisam de uma autorização do governo, como o green card americano.

O US Permanent Resident Card é, literalmente, o cartão verde que dá direito a residência permanente nos Estados Unidos.Com esse benefício, pode-se viver e realizar todas as atividades comuns a qualquer cidadão nativo.

A primeira via do documento tem validade de dois anos e, a partir da primeira renovação, ele passa a valer por 10 anos. Assim, o cidadão com acesso a ele tem direito à educação, assistência médica e outros benefícios cedidos pelo governo americano. 

Afinal, quem tem direito ao green card?

O green card pode ser solicitado por qualquer pessoa que se encaixe em dos requisitos estabelecidos para cada tipo de visto. Cônjuges, filhos de diferentes idades e estado civil, trabalhadores, estudantes, etc.

Existem alguns tipos diferentes de green card e cada um deles se subdivide em outros subtipos. Mais adiante explicaremos um pouco mais sobre isso, então, continue aqui e descubra se você tem direito a solicitar esse documento. 

Como funciona o green card?

Esse benefício se diferencia da cidadania, já que não dá ao indivíduo o passaporte americano em si. Além disso, ele não dá o direito de votar durante as eleições e nem a se candidatar a cargos públicos.

Ainda assim, essa é uma das autorizações permanentes mais cobiçadas por cidadãos de vários países. E, sim, após cumprir algumas exigências, como ter esse visto durante cinco anos consecutivos, é possível transformá-lo em cidadania americana. 

Além de burocracia, valores e prazos, a solicitação do green card envolve uma série de requisitos a cumprir. Dentre as regras existentes, vários imigrantes podem ter direito a solicitar seu visto permanente. Siga conosco para conferir!

4 tipos de green card para você conhecer

A solicitação desse visto de caráter definitivo pode levar de alguns meses até anos para ser concluída. Para consegui-la, é necessário dar entrada no processo feito por especialistas, bem como  fazer exames e pagar taxas.

Para te ajudar a entender melhor e verificar em qual deles você se encaixa, preparamos uma lista com alguns dos tipos de green card dos EUA. Nela, explicamos um pouco sobre cada um deles e suas particularidades.

Olha só:

1. Baseado na família

Esse tipo se subdivide em famílias que têm, ao menos, um membro que seja cidadão americano e aquelas com residente que tenha permanência legal. Em alguns casos, o green card se aplica, também, a mais de um membro além do solicitante do benefício.

No primeiro caso, o visto permanente é concedido para cônjuges, filhos solteiros ou casados, crianças adotadas e irmãos de cidadãos americanos. Para filhos casados e irmãos, o visto é estendido aos seus cônjuges e filhos.

Já um residente permanente pode estender o benefício para o cônjuge e filhos menores de idade ou menores de 21 anos solteiros. Nessa subdivisão, o green card fica restrito a esses graus de parentesco, especificamente.

2. Com base no emprego

Para cidadãos que têm ou terão emprego fixo nos Estados Unidos, o green card se aplica em, pelo menos, cinco situações:

  • Quando o empregador atesta que não encontrou um profissional nativo qualificado para ocupar o referido cargo;
  • profissionais prioritários, como professores acadêmicos, gerentes e executivos, trabalhadores de graus avançados ou com habilidades excepcionais se enquadram na segunda subdivisão dessa categoria;
  • trabalhadores e profissionais qualificados, sendo que, nesse caso, o processo pode levar anos para ser finalizado. 
  • esse subtipo é para imigrantes especiais e trabalhadores religiosos, como funcionários de ONGs;
  • investidores que criem, no mínimo, dez empregos em período integral. Outro requisito básico é o investimento de, pelo menos, US$ 500 mil na economia americana.

3. Residente retornado

Uma das regras gerais do green card é que ele perde a validade caso o cidadão deixe os EUA por mais de um ano. Se isso acontecer por situações que fogem ao controle, como uma doença, ele volta a receber o benefício ao retornar.

4. Baseado na diversidade

           É uma modalidade projetada para não favorecer imigrantes de nenhuma nação estrangeira. Existem muitas regras, limitações e exceções para determinar quem pode se inscrever nessa verdadeira loteria.

      Muitos estrangeiros que não são elegíveis para receber um visto de imigrante podem, ainda assim, receber um visto não imigrante. Eles também têm várias classificações que se subdividem e tem suas próprias regras.

E aí, você já conhecia todos esses tipos desse visto permanente?

Se quer saber mais sobre o assunto, segue aqui!

Quer saber como solicitar o green card?

Obter esse tipo de visto, para muitas pessoas, diz respeito à realização de um sonho e, por isso, deve ser tratado com seriedade. Ademais, é natural concluir que receber a autorização para viver em outro país não é um processo simples, certo? 

A conquista deste documento passa por uma série de requisitos, documentos, pagamentos e prazos. Tudo começa pela solicitação feita ao governo americano, por meio do preenchimento de formulários específicos para cada categoria. 

Ao longo do processo, que pode não ser tão rápido, será necessária a apresentação de documentos exigidos pelo governo. Cada uma dessas etapas tem seu preço e, portanto, tudo deve ser bem planejado.

Qual é a melhor forma de solicitar o green card

Algumas pessoas dizem que sonhos não têm preço, mas cá entre nós: é melhor ainda obter essas conquistas sem tirar os pés do chão, né? No caso do green card, o caminho mais seguro para isso é contando com profissionais especializados.

A Eagle é uma agência de intercâmbio brasileira com sede na Flórida, sendo altamente capacitada nesse (e em outros) assuntos. Nossa equipe tem expertise na emissão de vistos e assessoria para dar entrada no green card, além de alterar o status, se for o caso.

Entre em contato e solicite um orçamento sem compromisso. Esperamos por você!

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!

Captcha obrigatório
Seu cadastro foi envado com sucesso!