O visto é um documento de viagem que serve como autorização de entrada em um país estrangeiro, certo? Mas o que muita gente não sabe é que existem tipos de visto diferentes para cada ocasião e algumas regras para fazer a alteração de status do visto.
O objetivo de sua viagem é que determinará o tipo de visto a ser solicitado e, também, os documentos que o viajante deverá reunir. Outra diferença entre eles é o prazo de permanência em solo estrangeiro.
Nos Estados Unidos, por exemplo, cada tipo de visto permite que o viajante exerça uma função diferente por um tempo determinado. Quer saber mais? Segue o fio.
Em quais casos é preciso solicitar a alteração de status do visto?
Em geral, a solicitação para alterar o status do visto acontece quando o motivo da viagem foi alterado. Para exemplificar, imagine que alguém entrou nos EUA via intercâmbio, mas, depois, teve uma oportunidade de trabalhar na Terra do Tio Sam. O que fazer?
Basicamente, é preciso solicitar a alteração para a autoridade responsável pela imigração do país. E, caso isso pareça complicado demais, não se preocupe: ao final do texto, você descobrirá que o processo pode ser mais simples do que você imagina!
7 tipos de visto americano
Preparamos uma listinha para facilitar o entendimento sobre os tipos de visto e a “situação” da viagem. Ou seja, cada uma das atividades dá um status, ou seja, uma possibilidade diferente para o visto. E, sempre que suas demandas mudarem, ele também mudará:
- B1 / B2: negócio ou turismo
- E1: comerciante
- F1: estudante
- H1-B: trabalho para profissionais formados
- J1: intercâmbio
- L1: trabalho em multinacionais
- P1: atletas e artistas
Era turista e agora quer estudar? Só estudava e agora também quer trabalhar?
Segue aqui que a gente te explica!
Conheça 4 tipos de alteração de status de visto
Como já deve ter percebido, existem diversas possibilidades na hora de solicitar seu visto e isso tem tudo a ver com sua demanda. E já que a vida adora nos surpreender com mudanças, os documentos também mudam com elas.
Vamos mostrar alguns casos em que é preciso alterar o status do visto e o que você precisa saber sobre isso.
1. Alteração de status de visto de turista para trabalho
Já imaginou ir passear nos EUA e conseguir um trabalho? Saiba que isso é possível depois de estar há, pelo menos, 90 dias em solo americano. Em paralelo, tenha em mente que existem dois tipos de visto de trabalho:
- o H1-B é não imigratório e concedido a quem tem uma oferta de emprego. É temporário e permitirá que você more e trabalhe no país enquanto ele estiver válido;
- já os vistos imigratórios permitem moradia permanente nos EUA e acesso ao Green Card. Em algumas ocasiões, é a própria empresa contratante que o solicita.
Em todos os casos, a mudança de status deverá ser solicitada através de petição ao Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA. Para tal, é necessário preencher alguns formulários específicos, levantar documentos e contar com uma consultoria especializada.
Precisa desse tipo de ajuda? Basta falar com a Eagle, será um prazer participar dessa virada de chave em sua vida.
2. Alteração de status de visto de estudante para trabalho
Se você foi para os EUA estudar e apareceu uma oportunidade de emprego? Calma.. você pode solicitar essa alteração. Uma das opções é receber o Optional Practical Training (OPT).
Essa é uma autorização de trabalho temporário, permitindo que os estudantes atuem em sua área de estudo. Além disso, uma empresa terá que provar que você tem qualificações e que ela poderá pagar seu salário.
Existem dois tipos de OPT: o Post-Completion, que dá ao aluno o direito a permanecer no país por até 12 meses depois do fim de seu curso. E o Pre-Completion, que permite ao aluno trabalhar no mesmo período em que está estudando.
A outra, é ter um work permit – geralmente, após dois anos estudando, você pode pedir esse tipo de permissão para trabalhos em meio período.
E claro, além disso, uma empresa pode decidir te contratar e fazer toda a tramitação para que você tenha um visto de trabalho nos Estados Unidos. Isso não é tão comum acontecer durante o processo de estudos, mas ao final de um curso business ou ainda de extensão ou graduação, pode acontecer. Conte com a Eagle para te ajudar nisso 😉
Você poderá gostar desses artigos:
3. Alteração de status do visto de turista (B2) para estudante (F1)
Cada um desses vistos tem prazos de estadia diferentes. O de turista permite ficar no país por 6 meses (3 + 3 meses) e pode ser estendido por outros 6, enquanto o de estudante expira no fim do curso escolhido.
Se você estiver no Brasil, claro que é possível fazer a matrícula em uma escola ou curso americano. Assim que receber os documentos necessários para a entrevista, poderá solicitar diretamente o visto F1.
Se você já estiver nos EUA como turista e quiser estudar, terá que pedir a alteração do status do seu visto. Esse processo costuma demorar alguns meses, então, nesse caso, poderá ter que pedir a extensão do visto de turista também. Nós somos especialistas nesse tipo de alteração de status – que tal conhecer nossos serviços?
4. Alteração de status do visto de Au Pair (J1) para turista (B2) ou estudante (F1)
Essa alteração também é possível em alguns casos. Olha só um deles!
Quem viaja aos EUA a trabalho para exercer a função de Au Pair, entra no país com o visto J1. Ao concluir o intercâmbio, o viajante pode se matricular em um colégio ou universidade, provando que tem condições financeiras de se manter no país por mais tempo.
Outra opção é alterar seu status para turista e assim ficar nos Estados Unidos por mais alguns meses, curtindo a viagem. Aliás, se precisar de apoio nessa parte burocrática, saiba que a Eagle Intercâmbio tem especialistas nisso!
Conte com a Eagle para resolver tudo!
Deu para perceber que, além dos vários tipos de visto, são diversas possibilidades para continuar em solo americano, não é mesmo? Basta seguir as regras da imigração e curtir sua estadia nos EUA!
Para isso, além do investimento necessário para cada processo, você terá pela frente algumas burocracias. Preenchimento de formulários específicos e cumprimento de prazos são alguns dos passos necessários.
E, para facilitar o processo, você pode contar com uma agência especializada nesses detalhes. Dessa forma, a equipe esclarece todas as suas dúvidas e lhe ajuda a resolver tudo com precisão e tranquilidade.
Entre em contato com a Eagle. Esperamos por você!