Como fazer alteração de status do visto nos EUA? Veja 4 tipos

tudo que você precisa saber sobre alteração de status de visto nos EUA

COMPARTILHE

O visto é um documento de viagem que serve como autorização de entrada em um país estrangeiro, certo? Mas o que muita gente não sabe é que existem tipos de visto diferentes para cada ocasião e algumas regras para fazer a alteração de status do visto. 

O objetivo de sua viagem é que determinará o tipo de visto a ser solicitado e, também, os documentos que o viajante deverá reunir. Outra diferença entre eles é o prazo de permanência em solo estrangeiro. 

Nos Estados Unidos, por exemplo, cada tipo de visto permite que o viajante exerça uma função diferente por um tempo determinado. Quer saber mais? Segue o fio.

Em quais casos é preciso solicitar a alteração de status do visto?

Em geral, a solicitação para alterar o status do visto acontece quando o motivo da viagem foi alterado. Para exemplificar, imagine que alguém entrou nos EUA via intercâmbio, mas, depois, teve uma oportunidade de trabalhar na Terra do Tio Sam. O que fazer?

Basicamente, é preciso solicitar a alteração para a autoridade responsável pela imigração do país. E, caso isso pareça complicado demais, não se preocupe: ao final do texto, você descobrirá que o processo pode ser mais simples do que você imagina!  

7 tipos de visto americano

Preparamos uma listinha para facilitar o entendimento sobre os tipos de visto e a “situação” da viagem. Ou seja, cada uma das atividades dá um status, ou seja, uma possibilidade diferente para o visto. E, sempre que suas demandas mudarem, ele também mudará:

  • B1 / B2: negócio ou turismo
  • E1: comerciante
  • F1: estudante
  • H1B: trabalho para profissionais formados
  • J1: intercâmbio
  • L1: trabalho em multinacionais
  • P1: atletas e artistas 

Era turista e agora quer estudar? Só estudava e agora também quer trabalhar? 

Segue aqui que a gente te explica!

Conheça 4 tipos de alteração de status  de visto 

Como já deve ter percebido, existem diversas possibilidades na hora de solicitar seu visto e isso tem tudo a ver com sua demanda. E já que a vida adora nos surpreender com mudanças, os documentos também mudam com elas.

Vamos mostrar alguns casos em que é preciso alterar o status do visto e o que você precisa saber sobre isso. 

1. Alteração de status do visto para turista 

Já imaginou ir passear nos EUA e conseguir um trabalho? Saiba que isso é possível depois de estar há, pelo menos, 90 dias em solo americano. Em paralelo, tenha em mente que existem dois tipos de visto de trabalho: 

  • o H1-B é não imigratório e concedido a quem tem uma oferta de emprego. É temporário e permitirá que você more e trabalhe no país enquanto ele estiver válido; 
  • já os vistos imigratórios permitem moradia permanente nos EUA e acesso ao Green Card. Em algumas ocasiões, é a própria empresa contratante que o solicita. 

Em todos os casos, a mudança de status deverá ser solicitada através de petição ao Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA. Para tal, é necessário preencher alguns formulários específicos. 

Para os vistos não imigratórios, a empresa enviará o formulário I-129, pedindo autorização para contratar. Depois dessa aprovação concedida, você encaminhará o I-539, solicitando a alteração do status do visto. E, para os vistos imigratórios, a empresa enviará o I-140 e, você, o I-485.

2. Alteração de status de visto para estudante

Se você foi para os EUA estudar e apareceu uma oportunidade de emprego? Calma.. você pode solicitar essa alteração. Uma das opções é receber o Optional Practical Training (OPT). 

Essa é uma autorização de trabalho temporário, permitindo que os estudantes atuem em sua área de estudo. Além disso, uma empresa terá que provar que você tem qualificações e que ela poderá pagar seu salário. 

Existem dois tipos de OPT: o Post-Completion, que dá ao aluno o direito a permanecer no país por até 12 meses depois do fim de seu curso. E o Pre-Completion, que permite ao aluno trabalhar no mesmo período em que está estudando.

3. Alteração de status do visto B2 para F1

Cada um desses vistos tem prazos de validade diferentes. O de turista, em média, permanece válido por 6 meses, enquanto o de estudante expira no fim do curso escolhido.  

Se você estiver no Brasil, o primeiro passo é fazer a matrícula em uma escola ou curso americano. Assim que receber os documentos necessários para a entrevista, poderá solicitar o novo visto.   

Se você já estiver nos EUA como turista e quiser estudar, terá que pedir a alteração do status do seu visto. Esse processo costuma demorar alguns meses, então, nesse caso, também terá que pedir a extensão do visto de turista.

4. Alteração de status do visto de trabalho 

Essa alteração também é possível em alguns casos. Olha só um deles!

Quem viaja aos EUA a trabalho para exercer a função de Au Pair, entra no país com o visto J1. Ao concluir o intercâmbio, o viajante pode se matricular em um colégio ou universidade, provando que tem condições financeiras de se manter no país por mais tempo. Feito isso, a escola preencherá a documentação e lhe dará o formulário I-120 para envio à imigração.

Outra opção é alterar seu status para turista e, nesse caso, você mesmo preencherá o formulário I-539. Aliás, se precisar de apoio nessa parte burocrática, saiba que a Eagle Intercâmbio tem especialistas nisso! 

Conte com a Eagle para resolver tudo!

Deu para perceber que, além dos vários tipos de visto, são diversas possibilidades para continuar em solo americano, não é mesmo? Basta seguir as regras da imigração e curtir sua estadia nos EUA!

Para isso, além do investimento necessário para cada processo, você terá pela frente algumas burocracias. Preenchimento de formulários específicos e cumprimento de prazos são alguns dos passos necessários. 

E, para facilitar o processo, você pode contar com uma agência especializada nesses detalhes. Dessa forma, a equipe esclarece todas as suas dúvidas e lhe ajuda a resolver tudo com precisão e tranquilidade. 

Entre em contato com a Eagle. Esperamos por você!

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS
EnglishPortuguêsEspañol

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!