Cursos nos Estados Unidos para brasileiros: onde começar?

Cursos nos Estados Unidos para brasileiros é com a Eagle Intercâmbio! Nós podemos te ajudar agora mesmo.

COMPARTILHE

Quais cursos nos Estados Unidos para brasileiros são os melhores? Aliás, como escolher? Como ser admitido? E o planejamento?

Calma, nós criamos um guia dos primeiros passos para quem quer fazer um curso nos EUA sem quebrar a cabeça ou passar dificuldades. Afinal, nós sabemos quais as dúvidas mais pertinentes e presentes na vida de um intercambista.

Ao longo dos anos, percebemos que as perguntas se repetem e geralmente são 7: como escolher o tipo de curso nos Estados Unidos, como escolher um instituição, quais os requisitos para estudar, como planejar o orçamento, visto, como se preparar e como viver essa experiência com intensidade.

Dessa forma, te convido a acompanhar nosso guia e boa viagem!

Guia de primeiros passos para quem procura por cursos nos Estados Unidos para brasileiros

1. Saiba qual tipo de curso escolher

Existem muitos tipos de cursos disponíveis nos Estados Unidos, desde cursos de inglês até cursos de graduação e pós-graduação. Mas qual fazer? Separamos 6 passos importantes:

  1. Defina seus objetivos: antes de escolher um curso, é importante definir seus objetivos. Você quer melhorar suas habilidades em inglês? Quer adquirir habilidades específicas em uma área de estudo? Quer obter um diploma nos Estados Unidos? Definir seus objetivos ajudará você a escolher um curso que se adeque às suas necessidades;
  2. Pesquise sobre as opções de cursos: como já dissemos anteriormente, existem muitas opções de cursos nos Estados Unidos, desde os famosos cursos de inglês até programas de graduação, pós-graduação e até mesmo doutorado. Pesquise sobre as opções disponíveis e considere os requisitos de admissão, o custo do curso e a duração do programa.
  3. Considere sua formação acadêmica: se você já tem uma formação acadêmica, pode ser uma boa ideia escolher um curso que complemente suas habilidades existentes. Por exemplo, se você tem uma formação em ciências da computação, pode considerar um curso em inteligência artificial ou ciência de dados, o que acha?
  4. Verifique as oportunidades de carreira: algumas áreas de estudo têm mais oportunidades de carreira do que outras, e pode ser útil escolher um curso que ofereça boas perspectivas de emprego no futuro;
  5. Fale com profissionais e estudantes da área: conversar com essas pessoas pode ajudá-lo a obter uma compreensão melhor do campo e das oportunidades de carreira disponíveis. Você pode fazer isso por meio de redes sociais, grupos de estudantes ou eventos de networking.
  6. Considere a localização: a localização do curso também é importante. Pense em qual região dos Estados Unidos você gostaria de estudar e como a localização pode afetar suas oportunidades de carreira.

2. Saiba como escolher uma instituição de ensino nos Estados Unidos

Bolsa de Estudos nos Estados Unidos

Existem muitas instituições de ensino nos Estados Unidos que oferecem cursos para estudantes internacionais. É importante escolher uma instituição que seja credenciada e respeitada no mercado. Além disso, é preciso levar em consideração estes itens:

  1. Custo do curso: investimento é um fator importante a ser considerado. Verifique os custos de matrícula, taxas e despesas adicionais, como moradia, alimentação e transporte.;
  2. Bolsas de estudo: verifique se a instituição de ensino oferece bolsas de estudo ou outras formas de ajuda financeira para estudantes internacionais.
  3. Credenciamento: procure saber se a instituição de ensino é credenciada por uma agência de acreditação reconhecida. Isso garante que o curso oferecido atenda aos padrões acadêmicos e de qualidade necessários.
  4. Localização: saiba se a instituição é acessível por transporte público. Além disso, verifique se o prédio está localizada em uma cidade ou região com oportunidades de emprego ou estágios relevantes para o seu campo de estudo. Vai que você acabe ficando por lá, não é mesmo?
  5. Experiência dos professores: faça a checagem da formação dos professores na instituição de ensino e se eles têm experiência relevante em seu campo de estudo.
  6. Suporte para estudantes internacionais: por fim, mas não menos importante, verifique se a instituição de ensino oferece suporte para estudantes internacionais, como acomodação, orientação sobre imigração e programas de integração cultural.

3. Procure entender quais são os requisitos de admissão

Cada instituição de ensino tem seus próprios requisitos de admissão, portanto, é importante verificar quais são eles antes de se inscrever. Alguns requisitos comuns incluem pontuação mínima no TOEFL ou no IELTS, histórico escolar e comprovação de recursos financeiros.

A parte boa é que você não precisa descobrir isso sozinho. Aqui na Eagle nós temos uma assessoria específica para ajudar e orientar todos os brasileiros que desejam fazer cursos nos Estados Unidos ou em qualquer outro lugar.

4. Planeje seu orçamento com antecedência

Estudar nos Estados Unidos pode ser caro, portanto, é importante planejar seu orçamento com antecedência. Considere os custos do curso, acomodação, alimentação, transporte e outras despesas, como por exemplo:

  • passeios;
  • medicação e atendimento hospitalar;
  • presentes;
  • e, quem sabe, mais um curso?

5. Não esqueça o visto de estudante

Quem opta por um dos cursos nos Estados Unidos, seja brasileiro ou outro estudante internacional, precisa possuir um visto de estudante.

Para iniciar o processo de solicitação de visto de estudante para estudar lá, os brasileiros devem atender aos seguintes requisitos:

  1. Ter sido aceito em uma instituição de ensino nos Estados Unidos: antes de solicitar, os estudantes brasileiros devem ter sido aceitos em uma instituição de ensino norte americana que seja credenciada pelo governo dos Estados Unidos;
  2. Pagar as taxas necessárias: os estudantes brasileiros devem pagar as taxas de solicitação de visto e taxa SEVIS (Student and Exchange Visitor Information System);
  3. Comprovar recursos financeiros: é necessário comprovar que possui recursos financeiros suficientes para cobrir as despesas de estudo e de vida nos Estados Unidos. Essa comprovação pode ser feita por meio de extratos bancários, cartas de suporte financeiro ou outros documentos financeiros;
  4. Passar na entrevista: a maioria das pessoas que solicitam um visto de estudante precisa passar por uma entrevista em uma embaixada ou consulado dos Estados Unidos no Brasil. Durante esse processo, os estudantes são questionados sobre seus planos de estudo e as razões pelas quais desejam estudar nos Estados Unidos;
  5. Comprovar vínculos com o Brasil: Os estudantes brasileiros devem comprovar que têm vínculos fortes com o Brasil e que planejam retornar após o término dos estudos. Isso pode ser feito por meio de documentos que comprovem a posse de bens ou imóveis no Brasil, prova de emprego ou outras evidências de que o estudante tem uma razão válida para retornar.

Além desses requisitos, as pessoas que optam por um curso nos EUA devem seguir todos os procedimentos de solicitação de visto de estudante, incluindo preencher um formulário, fornecer fotos recentes e atualizadas, e apresentar outros documentos exigidos pela embaixada ou consulado dos Estados Unidos no Brasil. É importante lembrar que os requisitos para obtenção do visto de estudante podem variar dependendo do país de origem e das políticas de imigração dos EUA.

Separamos o vídeo abaixo com um apanhado de mitos e verdades sobre o visto de estudante que pode ser bem útil para você:

6. Prepare-se para viagem

Nem só de visto e malas é feito um intercâmbio nos Estados Unidos, não é mesmo? É importantíssimo se verificar se você:

  • tem todos os documentos necessários;
  • possui um seguro de saúde;
  • pesquisou o suficiente sobre a cultura e os costumes locais;
  • está com a saúde em dia para embracar nessa aventura.

7. Aproveite sua experiência

Estudar nos Estados Unidos pode ser uma experiência enriquecedora e única. Aproveite a oportunidade para aprender sobre a cultura local, fazer novos amigos e melhorar suas habilidades em inglês. Enfim, divirta-se!

[BÔNUS] Lista de cursos disponíveis nos Estados Unidos

Cursos de inglês

Existem muitas escolas de idiomas nos Estados Unidos que oferecem cursos de inglês para estudantes internacionais. Esses cursos podem variar de algumas semanas a vários meses e podem ser uma ótima maneira de melhorar suas habilidades em inglês.

Cursos de graduação e pós-graduação

As universidades nos Estados Unidos são conhecidas por sua excelência acadêmica e muitas delas têm programas de graduação e pós-graduação em inglês. No entanto, esses cursos podem ser mais caros e têm requisitos de admissão mais rigorosos.

Cursos de especialização

Algumas instituições de ensino nos Estados Unidos oferecem cursos de especialização em áreas como negócios, tecnologia, moda e muito mais. Esses cursos podem ajudá-lo a adquirir habilidades específicas e podem ser uma boa opção se você já tem uma formação acadêmica.

Por fim, esperamos que este guia completo de cursos nos Estados Unidos para brasileiros que querem fazer intercâmbio seja útil para você! Lembre-se de pesquisar bem e escolher um curso que se adeque aos seus objetivos e necessidades. E lembre-se, você consegue todas as orientações com a equipe da Eagle Intercâmbio

Comece essa jornada agora mesmo. Fale com a Eagle Intercâmbio! 🛫

E-mail: info@eagleintercambio.com

Telefone e WhatsApp: +1 (650) 315-1607

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!

Captcha obrigatório
Seu cadastro foi envado com sucesso!