Intercâmbio para adolescentes: o melhor futuro para seu filho

Intercâmbio para adolescentes

COMPARTILHE

Os anos intensos da pandemia de covid deixou uma sequela grave nos pré-adolescentes: falta de convívio social. Essas crianças cresceram com pouco ou nenhum contato. E agora, o que fazer? Acredito que a resposta possa estar no intercâmbio para adolescentes.

Mas o que é, afinal, um intercâmbio para adolescentes? O que o define e diferencia? Trata-se de um programa destinado para pessoas entre 12 e 17 anos, que podem viajar em grupos ou de forma individual.

E sabe qual o melhor programa? Aquele que combinar mais com o seu estilo e o estilo do seu filho. Mas antes de falar dos diferentes tipos, vamos conhecer as vantagens que esses futuros jovens adultos terão.

Quais as vantagens de realizar um intercâmbio para adolescentes?

1. Socialização

Sim, após meses trancados em casa, os pequenos cresceram sem contato com outras pessoas. Dessa forma, muitos sentem dificuldade em adaptar-se às novas rotinas de aulas presenciais e até mesmo viagens.

Ao contrário do que muitos pensam, essa não seria uma atitude radical. Lembre-se, estamos falando em adolescentes, no qual a plasticidade cerebral e a capacidade de adaptação são muitas vezes maior que a de um adulto.

Dessa forma, conseguirão desenvolver essa habilidade e aprimorar diversos soft skills, como criatividade, cooperação e até mesmo lógica.

2. Amadurecimento

Você se lembra o quanto se sentiu “importante” e “adulto” a primeira vez que saiu sozinho para fazer algo, como comprar uma guloseima ou pagar uma conta para alguém da família? Esse senso de responsabilidade também acontece quando um adolescente se vê longe de casa. Ele precisa ter disciplina e controle sobre horários e finanças. E isso, caro responsável, só acontece quando eles vivenciam essa experiência.

3. Independência

Junto com o amadurecimento vem a independência. Com o senso de responsabilidade aflorado, o jovem se preparará para atitudes mais independentes, como escolher e comprar a própria comida, organizar os horários e optar pelas melhores escolhas para aproveitar sua viagem.

O intercâmbio para adolescentes é uma experiência única que agrega valores que são carregados pela vida inteira. Quem não quer o seu filhote brilhando no futuro e com uma bela carreira, não é mesmo?

4. Menos online, mais offline

Estamos reféns da tecnologia, mas nós, adultos, temos mais consciência para saber o que é exagero (pelo menos a maioria…). Afinal, quem tem mais de 30 anos sabe como viver a vida sem tecnologia.

Entretanto, nossos adolescentes ficaram tanto tempo reclusos e dedicaram tanto tempo aos celulares, tablets e computadores que não sabem como se divertir no mundo off. Ou seja, um intercâmbio para adolescentes pode ser visto como uma porta para a descoberta do mundo lá fora.

5. Formação lúdica e consciente

Conhece a frase “aprender brincando”? É sobre isso que estamos falando. Colocar a mão na massa e viver com intensidade a modalidade de intercâmbio permite que o adolescente expanda seus conhecimentos e desenvolva habilidades preciosas.

Intercâmbios de empreendedorismo, tecnologia, design e artes são alguns dos tipos de conteúdos que seus filhos podem fazer imersão. É ou não é uma oportunidade gigante de descobrir e explorar novos horizontes?

Agora que você já sabe algumas das mais importantes vantagens, vamos conhecer os tipos de intercâmbio para nossos adolescentes?

Quais os tipos de intercâmbio para adolescentes?

São diversos os tipos, mas vamos começar pelas modalidades. O adolescente entre 12 e 17 anos pode optar por fazer um intercâmbio em grupo ou fazer uma viagem solo.

Em grupo, ele partirá do Brasil com outros jovens que serão mentorados por um ou mais adultos durante todo o intercâmbio. Ou seja, desde o embarque no Brasil até as atividades desenvolvidas no exterior.

Já a viagem solo permite que o adolescente faça tudo sozinho até chegar no exterior, que é quando ele será recepcionado por alguém no aeroporto e o encaminhará para a família ou colégio.

Existe uma modalidade ideal ou melhor? Não. Todas tem suas vantagens e você deve optar por aquela que mais combina com seus desejos. Para esclarecer mais, escolhemos um vídeo que explica melhor. Veja:

Intercâmbio para adolescentes nas férias: qual opção?

Como fazer um intercâmbio para adolescentes de modo seguro?

Só o fato de você estar lendo esse texto já te coloca em um patamar diferente. Vocês, pais e cuidadores, querem o melhor para seus adolescentes, dessa forma, nada mais natural que procurar orientação assertiva.

O primeiro passo é falar com nosso futuro viajante. Para onde ele quer ir? Que estilo de intercâmbio deseja? Quer viajar com outros adolescentes ou sozinho?

Em seguida, procure uma agência de intercâmbios que seja reconhecida e que tenha experiência no ramo. É por meio dela que toda a estrutura será montada:

  • vistos;
  • passagens;
  • escolas;
  • summer camps;
  • hospedagem;
  • atividades curriculares e extracurriculares.

Com tudo organizado em mãos, é só acalmar o coração e não deixar a ansiedade tomar conta. Seu adolescente merece essa experiência que o marcará para sempre.

E aí já decidiu para onde será o intercâmbio para o seu adolescente em férias ou não? Se tiver algum tipo de dúvida, procure a Eagle e converse com um de nossos consultores.

Boa viagem! 🛫

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!

Captcha obrigatório
Seu cadastro foi envado com sucesso!