Vantagens de cursar o Ensino Médio no exterior

COMPARTILHE

Você conhece as principais diferenças entre cursar Ensino Médio no exterior e no Brasil? Os programas de ensino são distintos, mas é possível sim fazer a transição com excelente aproveitamento estudantil, contando com o benefício da flexibilidade no currículo, o investimento na fluência da língua inglesa e a preparação para a faculdade. Sim, fazer o High School nos EUA é sempre um diferencial para estudar em uma universidade na terra do Tio Sam! 😉 

A Eagle Intercâmbio te propicia uma consultoria especializada nesse processo, pois ainda que a cultura, a rotina, os períodos de aulas, as atividades extracurriculares e os sistemas educacionais sejam distintos, você pode sim estudar em renomadas instituições como o CCSF (City College of San Francisco), legalmente e até mesmo gratuitamente. Aproveite para ler nosso post sobre Ensino Médio para estrangeiros em escolas públicas nos Estados Unidos, ok?!

E o melhor: em vigor desde o início de 2020, a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Ministério da Educação brasileiro, contribui muito para facilitar essa transferência, à medida que possibilita certa “liberdade” na escolha das matérias da 1ª a 3ª série do Ensino Médio, um formato mais próximo do american dream

Como funcionam os programas de Ensino Médio no exterior?

Para começar a colocar em prática o plano de cursar o Ensino Médio no exterior, é importante pesquisar bastante e escolher uma opção de intercâmbio que atenda às suas necessidades, considerando a mudança expressiva no estilo de vida. Os principais programas são: o High School Public J-1, o Public F-1 e o das Private Schools.

– O popular e tradicional “High School Public J-1” tem valores mais acessíveis, visto que dispõe do endosso financeiro do governo, o que é muito mais convidativo para os estrangeiros. Por outro lado, não há a possibilidade de escolher a cidade e a instituição em que vai estudar. 

O aluno será direcionado para uma escola pública, geralmente distante dos grandes polos turísticos. Por isso, é essencial ter a mente aberta e estar disposto a conhecer novas regiões e costumes, ou seja, traçar novos rumos por cerca de 2 semestres letivos, o que inclui as cidades do interior e as zonas rurais. 

Pensando pelo lado positivo, é uma grata surpresa, uma experiência de imersão na vida de milhares de americanos que não moram em megalópoles como Nova York, Boston e Los Angeles, descobrindo assim a riqueza da cultura norte-americana em cidades que podem te surpreender – e muito! 

Como o processo de alocação familiar pode ser longo e, em alguns casos, os alunos só descobrem o destino poucos dias antes da viagem, o ideal é começar a planejar com, pelo menos, seis meses de antecedência, contando com o apoio da Eagle para te ajudar a nivelar o custo-benefício.

– Ao optar pelo “High School Public F-1”, é possível escolher entre três opções de distritos escolares e opinar sobre questões acadêmicas de sua preferência, lembrando que também depende da disponibilidade de vagas e dos requisitos de cada instituição de ensino. Nossa agência faz o intermédio da matrícula e da alocação, para facilitar a transferência.

Nesse caso, trata-se de um investimento um pouco mais alto em relação ao High School Public J-1, uma vez que é preciso desembolsar uma taxa proporcional ao “custo” de um estudante americano aos cofres públicos dos EUA, bem como as famílias que recebem os estrangeiros também contam com uma ajuda de custo.

E mais: além de poder escolher entre qualquer escola pública cadastrada no programa de intercâmbio estudantil (e são muitas), essa opção também abre a possibilidade de residir com familiares que já sejam cidadãos americanos ou que tenham visto de permanência válido. 

– A terceira opção é o “High School Private”, que leva em conta todas as demandas do intercambista, desde a instituição que mais corresponde ao seu perfil acadêmico até a cidade onde quer residir e estudar. Em muitas escolas particulares americanas, consideradas Preparatory Schools, há ainda o aconselhamento universitário, que prepara os estudantes para o ensino superior nos EUA, contribuindo assim para escolhas assertivas no plano de carreira. Essa modalidade possibilita ainda cursar todo o Ensino Médio no exterior, em metrópoles ou em cidades do interior.

Principais vantagens de fazer o Ensino Médio no exterior

– Turbinar o aprendizado da língua inglesa com a imersão em uma cultura globalizada, ampliando sua rede de contatos ao se relacionar com estudantes vindos de inúmeros países durante a preparação para o ensino superior. De fato, o High School nos EUA abre muitas portas para as faculdades americanas.

– Aprimoramento de habilidades socioemocionais como a autoconfiança e valorização das vivências no processo de ensino-aprendizagem, reforçando a mentalidade crítica em escolhas conscientes e responsáveis, que farão toda a diferença ao expandir horizontes na vida pessoal e profissional.

– Flexibilidade e dinamismo no currículo escolar, sendo que o próprio aluno pode escolher as matérias que quer cursar a cada semestre, levando em conta não apenas seus interesses pessoais e acadêmicos, mas também as normas da instituição. A obrigatoriedade, entretanto, costuma ser para inglês, história e matemática, assim como as demais opções são de teor vocacional.

– Além do estímulo aos talentos, por meio de diversas atividades extracurriculares, inclusive: música, teatro, fotografia e esporte, as disciplinas curriculares têm um amplo rol de opções, como: carpintaria, culinária, design de games, esqui e sobrevivência na neve, marcenaria, marketing, mecânica, pilotagem, rodeio, estudos marinhos e condução de tratores. Algumas são bastante inusitadas, mas a ideia é justamente formar uma base sólida para o futuro de escolha do estudante.

– IMPORTANTE: para definir quais disciplinas irá cursar nos EUA, é essencial que o aluno brasileiro verifique a equivalência com a escola de origem, para garantir que haja o reconhecimento e a validade do diploma, quando do retorno ao país. 

E então, se interessou em cursar Ensino Médio no exterior? Fale com os especialistas da Eagle Intercâmbio e comece a preparar as malas rumo ao american dream! Será um prazer te ajudar a conquistar o mundo!

E-mail: arleth@eagleintercambio.com
Whatsapp: +1 650-315-1607

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EnglishPortuguêsEspañol

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!